Insônia: plantas medicinais para prevenir esse problema

Rudney Bem estar, Dicas Saúde 01-05-15 dormir, insonia, Plantas medicinais comentários

Dormir bem é fundamental para ser saudável. Se você tem dificuldade para dormir bem e não tem uma boa noite de sono, saiba que a Mãe Natureza oferece várias plantas poderosas para ajudar você a ter um sono repousante.

A insônia é o distúrbio do sono mais comum e pode afetá-lo mentalmente e fisicamente, causando cansaço, depressão e irritabilidade. Ela também pode causar dificuldade de concentração.

Muitas situações da vida podem causar insônia, como o estresse ou distúrbios emocionais. Algumas substâncias usadas podem também causar insonia, por exemplo, cafeína e outros estimulantes, tabaco e outros produtos que contêm nicotina, álcool e outros sedativos.

Plantas para combater a insônia

1- Valeriana

A valeriana é uma das plantas medicinais mais utilizadas para dormir bem. Vários estudos sugerem que melhora a qualidade do sono e reduz o tempo necessário para adormecer. O seu efeito é devido aos ácidos valérico e os valepotriatos que contém. Recomendamos tomar um chá antes de dormir.

2 – Flor de maracujá

A flor do maracujá, também conhecida como passiflora, tem sido usada historicamente como um sedativo para a insônia. Evidências preliminares indicam que tem uma ação calmante semelhante aos benzodiazepínicos (medicamentos com efeitos sedativos). O maracujá é amplamente conhecido para ajudá-lo a cair de sono durante a noite.

3 – Camomila

A camomila é uma das flores mais populares usadas ​​na fitoterapia. Tradicionalmente, o chá de camomila e a aromaterapia com seu óleo essencial, têm sido utilizados para insônia e sedação natural. A crisina, um de seus componentes seria a sustância responsável por esses benefícios. A camomila ajuda a promover o sono e prevenir o estresse.

4 – Papoula amarela

A papoula amarela é um popular remedio para insonia, porque contém um hipnótico natural da família dos alcaloides, o eschscholtzina, uma substância que exerce um efeito sedativo para induzir o sono, sem produzir dependência, toxidade ou efeitos colaterais.

5 – Tília

O óleo essencial de tília é um dos sedativos naturais mais eficazes para dormir. Em um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Psiquiatria, no México, verificou-se que a tília produz é um eficaz efeito sedativo e ansiolítico. Uma infusão desta planta antes de ir para a cama vai você a relaxar e a melhorar a qualidade do seu sono. Ela também tem propriedades antiespasmódicos e combate a tensão muscular.

6 – Flor de laranjeira

A flor de laranja tem um poderoso efeito ansiolítico e relaxante que pode ser usado para obter uma boa noite de sono, de acordo com estudos, da Universidade Providence em Taiwan. Ela pode ser consumida como um chá ou óleo essencial. Recomenda-se uma infusão dessas flores ou inalação de óleo essencial por alguns minutos antes de ir para a cama.

7 – Lúpulo

O lúpulo é conhecido por ser a matéria-prima da cerveja, mas também é ideal para a insônia devido ao seu efeito sedativo. Na Alemanha travesseiros recheados de lúpulo são usados ​​para facilitar as crianças a dormirem. Diversos ensaios em seres humanos mostraram o lúpulo contém mais de 20 compostos que têm um efeito calmante e relaxante.

8 – Melissa

A melissa ou erva-cidreira é uma erva historicamente usada por seus atribuídos efeitos sedativos e tranquilizantes, recomendada para tratar distúrbios do sono e do sistema nervoso. De acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland, nos EUA, o uso da erva cidreira é tão eficaz quanto muitos remedios para dormir.

9 – Alface

Alface é usado principalmente na preparação de saladas. No entanto, um de seus ativos, a lactucina, tem efeito sedativo e calmante que ajuda a dormir. De acordo com um estudo publicado no Journal of Ethnopharmacology, uma infusão de alface ajuda a melhorar o sono devido a suas propriedades analgésicas e sedativas.

10 – Lavanda

O óleo essencial de lavanda pode ser usado de noite ou de dia para momentos de estresse e ansiedade. Experimente pingar algumas gotas de lavanda em seu travesseiro ou em um recipiente com água e deixe no quarto na hora de dormir.

Mais informações

Existem muitos outros fatores que levam a insônia e dificuldades para dormir. Ficar acordado até tarde, alguns dias por exemplo, pode causar um desequilíbrio em seu corpo. É melhor ter horários fixos para ir para a cama, assim os ciclos biológicos ajudam a normalizar o sono.

Este Post te ajudou?
  
  • crisina causa insonia
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: