Indicações e efeitos colaterais do antibiótico Azitromicina

Indicações e efeitos colaterais do antibiótico Azitromicina

A azitromicina é utilizada para tratar uma grande variedade de infecções bacterianas. É um antibiótico tipo macrólido, que funciona parando o crescimento de bactérias.

A Azitromicina é um medicamento de prescrição. Também está disponível como um medicamento genérico. Esta droga vem como um comprimido, suspensão e suspensão de liberação prolongada que você toma por via oral. Esta droga também pode ser administrada em uma forma intravenosa.

Este medicamento não funcionará para infecções virais (como resfriado comum e gripe). O uso desnecessário ou mau uso de qualquer antibiótico pode levar a diminuição de sua eficácia.

Azitromicina bula

Apresentação de Azitromicina di-hidratada.

Uso Oral. Uso Adulto e Pediátrico. Laboratório: Medley.

Composição de Azitromicina diidratada

Cada comprimido revestido de 500 mg contém:

– azitromicina (na forma de azitromicina di-hidratada [524 mg]): 500 mg
– excipiente q.s.p.: 1 comprimido (fosfato de cálcio dibásico, amido, croscarmelose sódica, laurilsulfato de sódio, estearato de magnésio, álcool polivinílico, dióxido de titânio, macrogol, talco).

Indicações da Azitromicina

A azitromicina é utilizada para tratar certas infecções bacterianas, tais como bronquite, pneumonia, doenças sexualmente transmissíveis (DST), e infecções do ouvido, pulmões, seios, pele, garganta e órgãos reprodutivos.

A azitromicina também é utilizada para tratar ou prevenir a infecção disseminada do complexo Mycobacterium avium (um tipo de infecção pulmonar que muitas vezes afeta pessoas com o vírus da imunodeficiência humana (HIV)).

A azitromicina pode ser utilizada em associação com outros antibióticos quando é utilizada para tratar uma infecção pelo complexo mycobacterium avium.

Como funciona

Azitromicina pertence a uma classe de medicamentos chamados antibióticos macrólidos. Uma classe de medicamentos é um grupo de medicamentos que funcionam de forma semelhante. Estes medicamentos são frequentemente utilizados para tratar condições semelhantes.

A azitromicina funciona impedindo que as bactérias se multipliquem. Isso mata as bactérias e trata a sua infecção. Este medicamento só deve ser utilizado para tratar infecções bacterianas. Não deve ser usado para tratar vírus, como o resfriado comum.

Azitromicina posologia

Tome este medicamento por via oral, de acordo com as instruções do seu médico, geralmente uma vez por dia, com ou sem alimentos. Pode tomar este medicamento com alimentos se ocorrer mal-estar no estômago. A dosagem é baseada em sua condição médica e resposta ao tratamento.

Os antibióticos funcionam melhor quando a quantidade de medicamento em seu corpo é mantida em um nível constante. Portanto, tome este medicamento à mesma hora todos os dias.

Continue a tomar este medicamento até que a quantidade total prescrita esteja concluída, mesmo que os sintomas desapareçam após alguns dias. Parar a medicação muito cedo pode permitir que as bactérias continuem a crescer, o que pode resultar em um retorno da infecção.

Antiácidos contendo alumínio ou magnésio podem diminuir a absorção de azitromicina se tomado ao mesmo tempo. Se tomar um antiácido que contenha alumínio ou magnésio, espere pelo menos 2 horas antes ou depois de tomar azitromicina.

A sua dosagem, a forma da droga e a frequência com que tomar a droga dependerão da sua idade, condição a ser tratada, quão grave é a sua condição, outras condições médicas que você tem e como você reage à primeira dose do medicamento.

Siga todas as instruções no rótulo da receita. Não tome este medicamento em quantidades maiores ou menores ou durante mais tempo do que o recomendado. A dose e o comprimento do tratamento podem não ser os mesmos para cada tipo de infecção.

Azitromicina efeitos colaterais

Os efeitos secundários mais comuns do comprimido oral de azitromicina podem incluir:

– Diarreia.
– Náusea.
– Dor de estômago.
– Vômito.

Se esses efeitos são leves, eles podem desaparecer dentro de alguns dias ou algumas semanas. Se forem mais graves ou não forem embora, fale com o seu médico ou farmacêutico.

Chame imediatamente o seu médico se tiver efeitos secundários graves, tais como:

– Problemas do fígado. Os sintomas podem incluir: cansaço ou fraqueza, perda de apetite, dor no estômago superior, urina de cor escura, amarelecimento da pele ou dos olhos.

– QT prolongamento (um problema de ritmo cardíaco). Os sintomas podem incluir ritmo cardíaco rápido ou irregular.

– Reações alérgicas. Os sintomas podem incluir: reações cutâneas, incluindo urticária ou reações cutâneas graves como síndrome de Stevens-Johnson ou necrólise epidérmica tóxica.

– Problemas respiratórios.

– Inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Avisos e precauções

– Pessoas com problemas hepáticos: Em casos raros, esta droga pode causar problemas hepáticos. Se você já tem uma doença hepática, ela pode piorar sua função hepática. O seu médico deve verificar se o seu fígado está funcionando bem durante o tratamento com este medicamento. Se o seu fígado não estiver funcionando bem, o seu médico poderá suspender este medicamento.

– Miastenia grave: Esta droga pode piorar os sintomas de pessoas com miastenia gravis.

– Ritmos anormais do coração: Pergunte ao seu médico se esta droga é segura para você. Se tiver um intervalo QT prolongado, tomar este medicamento pode aumentar o risco de ter uma arritmia (ritmo cardíaco irregular) que pode ser fatal.

– Mulheres grávidas: Estudos da droga em animais grávidas não mostraram um risco para o feto. Não há estudos suficientes feitos em mulheres grávidas para mostrar se a droga representa um risco para o feto.
Fale com o seu médico se estiver grávida ou planeia engravidar. Este medicamento deve ser utilizado apenas se claramente necessário.

– Amamentação: A azitromicina passa para o leite materno e pode causar efeitos secundários numa criança amamentada. Fale com o seu médico se você amamenta seu filho. Pode ser necessário decidir se deve parar de amamentar ou parar de tomar este medicamento.

– Idosos: Os rins de adultos mais velhos podem não funcionar tão bem quanto antes. Isso pode fazer com que seu corpo processe as drogas mais lentamente. Como resultado, mais de uma droga permanece em seu corpo por um longo tempo. Isso aumenta o risco de efeitos colaterais. Se você tiver mais do que 65 anos de idade, pode ter um risco mais elevado de desenvolver um problema do ritmo cardíaco chamado torsades de pointes ao tomar esta droga.

– Crianças: Este fármaco não foi estudado em crianças com menos de 6 meses de idade e não deve ser utilizado em crianças com menos de 6 meses de idade.

– Não tome este medicamento novamente se você já teve uma reação alérgica a ele. Tomá-lo novamente pode ser fatal.

Azitromicina preço

Os valores desse medicamento podem variar dependendo da drogaria adquirida, do laboratório e da quantidade de comprimidos contidos na caixa. Este medicamento só deve ser comprado com receita médica. Geralmente, os preços variam de 10 a 55 reais.

Mais informações

A Azitromicina é um medicamento muito seguro e eficaz se usado da maneira correta. Por ser um antibiótico, as doses e o tempo de tratamento deve ser seguido conforme recomendação médica, mesmo que seus sintomas já estejam melhores, pois uma interrupção do tratamento pode fortalecer as bactérias que ainda possam estar em seu organismo e dificultar o tratamento.

Este artigo te ajudou?
  • +5 curtiram
  • -2 não curtiram