Indicações de uso e efeitos colaterais da Sinvastatina

Indicações de uso e efeitos colaterais da Sinvastatina

Sinvastatina é um medicamento que pertence à classe dos inibidores da hidroximetilglutaril-coenzima A (HMG-CoA) redutase, também chamados de estatinas. É utilizada para ajudar a reduzir os níveis de colesterol e triglicéridos. Também pode reduzir o risco de doença cardíaca. É um medicamento de prescrição e que também está disponível em sua forma genérica.

Sinvastatina bula

Apresentação de Sinvastatina. Uso oral e adulto. Laboratório: Medley.

Composição de Sinvastatina. Cada comprimido revestido de 20 mg contém:

  • – sinvastatina ………………………………………………………………… 20 mg
  • – excipientes q.s.p. ……………………………………………… 1 comprimido
  • – (ácido ascórbico, ácido cítrico, amido, celulose microcristalina, dióxido de titânio, estearato de magnésio, butil-hidroxianisol, hiprolose, hipromelose, lactose monoidratada, macrogol, óxido de ferro amarelo, óxido de ferro vermelho, polissorbato 80, talco)

Sinvastatina para que serve

A Sinvastatina pertence à classe de fármacos conhecida como inibidores da da hidroximetilglutaril-coenzima A redutase, também denominados estatinas. Uma classe de drogas refere-se a medicamentos que funcionam de forma semelhante em seu corpo. Eles têm uma estrutura química semelhante e são frequentemente utilizados para tratar condições semelhantes.

As estatinas trabalham para reduzir a produção de colesterol do corpo. Elas também reduzem a quantidade de colesterol e triglicérides movendo-se através do organismo. O colesterol alto e os triglicérides estão associados a um risco aumentado de:

– Doença cardíaca
– Acidente vascular encefálico
– Ataque cardíaco

As estatinas são geralmente tomadas em combinação com mudanças de estilo de vida, tais como mudanças na dieta, exercício físico diário, perder peso se estiver acima do peso e parar de fumar.

Este medicamento é eficaz na redução dos níveis de colesterol “ruim” (lipoproteína de baixa densidade, LDL) e triglicéridos no sangue, enquanto aumenta os níveis de colesterol “bom” (lipoproteína de alta densidade, ou HDL).

Também é usada para diminuir o risco de acidente vascular cerebral, ataque cardíaco e outras complicações cardíacas em pessoas com diabetes, doença cardíaca coronária, que tiveram um derrame ou outros fatores de risco.

O uso deste medicamento pode aumentar a expectativa de vida de uma pessoa com as condições citadas acima ao reduzir o risco de infarto do miocárdio (ataque cardíaco) ou de derrame. Além disso, pode diminuir as chances de uma possível cirurgia para melhorar o fluxo sanguíneo nas pernas e outros órgãos essenciais, como o coração.

Sinvastatina posologia

Sinvastatina deve ser ingerida por via oral, com a ajuda de um copo de água e não deve ser partida, aberta ou mastigada. Tome este medicamento exatamente como prescrito por seu médico. Siga todas as instruções no rótulo da receita. Nunca tome este medicamento em quantidades maiores, ou durante mais tempo do que o receitado. Tomar muito deste medicamento pode causar efeitos secundários graves ou potencialmente fatais.

A dosagem é baseada em sua condição médica, resposta ao tratamento, idade e outros medicamentos que você pode tomar. Certifique-se de informar o seu médico e farmacêutico sobre todos os produtos que você usa (incluindo medicamentos prescritos, medicamentos sem prescrição e produtos à base de plantas).

Sinvastatina é geralmente tomada ao deitar ou com uma refeição à noite. Se tomar sinvastatina mais de uma vez por dia, tome com as refeições. O seu médico pode ocasionalmente alterar a dose para se certificar de que obtenha os melhores resultados.

Ao usar sinvastatina, você pode precisar de exames de sangue frequentes. Você pode precisar tomar sinvastatina a longo prazo para o tratamento de colesterol alto. Pode ser necessário interromper o uso deste medicamento por um curto período de tempo se tiver uma cirurgia ou uma emergência médica. Não pare de tomar este medicamento a não ser que o seu médico lhe diga.

Tome este medicamento regularmente, a fim de obter o máximo benefício dele. Lembre-se de tomá-lo na mesma hora todos os dias. É importante continuar a tomar este medicamento mesmo que se sinta bem. A maioria das pessoas com colesterol alto ou triglicérides não sentem quaisquer sintomas.

Não aumente a dose ou tome este medicamento com mais frequência do que o receitado. A sua condição não melhorará mais rapidamente e o risco de efeitos secundários graves poderá ser aumentado.

Se você parar de tomar este medicamento e tem colesterol, você corre o risco de: ter níveis elevados de colesterol, desenvolver doenças cardíacas e ter um ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral.

Não tomar sinvastatina todos os dias, pulando dias ou tomar doses em diferentes momentos do dia também pode aumentar o risco de níveis elevados de colesterol, ataque cardíaco ou derrame.

Sinvastatina é apenas parte de um programa completo de tratamento que também inclui dieta, exercício físico e controle de peso. Siga sua dieta, medicação e rotinas de exercícios físicos regularmente.

Sinvastatina efeitos colaterais

A maioria das pessoas não experimenta muitos efeitos colaterais decorrentes do uso ​​de sinvastatina. No entanto, os efeitos secundários são possíveis. Efeitos secundários comuns incluem:

  • – Dor de cabeça
  • – Náusea
  • – Dor de estômago
  • – Prisão de ventre
  • – Diarreia
  • – Dor muscular ou fraqueza
  • – Dor nas articulações

Se sentir algum destes efeitos secundários graves, contate imediatamente o seu médico. Se seus sintomas são potencialmente fatais, procure uma emergência médica:

  • – Ruptura muscular (rabdomiólise)
  • – Dor muscular severa ou fraqueza
  • – Espasmos musculares
  • – Falência renal
  • – Toxicidade hepática
  • – Icterícia (amarelamento da pele)
  • – Anemia grave
  • – Sintomas associados a reações alérgicas graves, tais como febre e dificuldade respiratória
  • – Erupção cutânea de qualquer tipo
  • – Extrema sensibilidade ao sol
  • – Diarreia severa
  • – Sentir-se fraco ou muito cansado
  • – Dor de estômago severa
  • – Náusea ou vômito grave
  • – Sangue nas fezes ou fezes pretas
  • – Sangue na urina
  • – Sangramento ou hematoma incomum
  • – Inchaço grave das mãos, pés e tornozelos

Lembre-se de que seu médico receitou este medicamento porque ele ou ela julgou que o benefício para você é maior do que o risco de efeitos colaterais. Para reduzir a probabilidade de sentir efeitos colaterais, tome esta droga exatamente como prescrito em um horário regularmente agendado a cada noite.

Precauções e avisos

Antes de tomar sinvastatina, informe o seu médico ou farmacêutico se tem alergia ou quaisquer outras alergias. Este produto pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Fale com o seu farmacêutico para mais detalhes.

Antes de usar este medicamento, informe o seu médico ou farmacêutico a sua história clínica, especialmente de: doença hepática (cirrose ou hepatite), doença renal e consumo de álcool.

Antes de fazer a cirurgia, informe o seu médico ou dentista sobre todos os produtos que utiliza (incluindo medicamentos sujeitos a receita médica, medicamentos sem receita médica e produtos à base de plantas).

Limite seu consumo de bebidas alcoólicas. O uso diário de álcool pode aumentar o risco de problemas hepáticos, especialmente quando combinado com sinvastatina. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Os adultos mais velhos podem ser mais sensíveis aos efeitos colaterais desta droga, especialmente problemas musculares.

Este medicamento não deve ser utilizado durante a gravidez. A sinvastatina pode prejudicar o feto. Consequentemente, é importante impedir a gravidez ao tomar esta medicamentação. Consulte o seu médico para obter mais detalhes e discutir o uso de formas confiáveis ​​de controle de natalidade (como preservativos, pílulas anticoncepcionais) enquanto estiver tomando este medicamento. Se ficar grávida ou pensa que pode estar grávida, informe o seu médico imediatamente.

Se você está grávida e precisa de tratamento para o colesterol alto ou triglicérides, fale com seu médico. Ele pode discutir outras opções de tratamento durante a gravidez.

Não se sabe se este medicamento passa para o leite materno. Devido ao possível risco para a criança, a amamentação durante o uso desta droga não é recomendada. Consulte o seu médico antes de amamentar.

Sinvastatina preço

Os valores desse medicamento podem variar dependendo da drogaria adquirida, do laboratório e da quantidade de comprimidos na caixa. Geralmente, os preços variam de 5 a 240 reais.

Mais informações

Tome conforme indicado e informe a seu médico todo seu histórico de doenças antes de usar este medicamento. Procure também seguir um plano saudável para ajudar na redução do colesterol alto, que envolve uma dieta saudável, prática de exercícios físicos diários, redução de peso e evitar o tabagismo.

Este artigo te ajudou?
  • +6 curtiram
  • -3 não curtiram