Indicações de uso e bula da ceftriaxona sódica injetável

Indicações de uso e bula da ceftriaxona sódica injetável

A ceftriaxona é um antibiótico de cefalosporina. Ele funciona interferindo com a formação da parede celular da bactéria para que a parede se rompa, resultando na morte das bactérias. Ceftriaxona só funciona contra bactérias e não trata infecções virais (por exemplo, o resfriado comum).

Ceftriaxona bula

Apresentação de Ceftriaxona sódica em pó para solução injetável para administração intravenosa. Uso injetável. Uso adulto e pediátrico. Laboratório: Eurofarma.

Composição de Ceftriaxona sódica

  • – ceftriaxona sódica hemieptaidratada*………… 1,19 g
  • *Cada 1,19 g de ceftriaxona sódica hemieptaidratada equivalem à 1 g de ceftriaxona base
  • Cada 1 grama de ceftriaxona contém aproximadamente 83 mg (3,6 mEq) de sódio
  • Cada ampola de diluente contém:
  • – água para injetáveis ………… 10 mL

Para que serve ceftriaxona

Ceftriaxona Sódica é usada para tratar uma grande variedade de infecções bacterianas, tais como meningites, infecções do sangue, gonorreias, pneumonia, infecção do ouvido médio, infecção do trato respiratório inferior, infecções da pele, infecções ósseas, artrites, entre outras.

Este medicamento é administrado por injeção intramuscular (Ceftriaxona IM) ou numa veia (Ceftriaxona intravenosa), conforme indicado pelo seu médico, geralmente uma ou duas vezes por dia. A dosagem é baseada em sua condição médica e resposta ao tratamento. Beba bastante líquido enquanto estiver usando esta medicação, a menos que seu médico lhe indique o contrário.

Os antibióticos funcionam melhor quando a quantidade de medicamento em seu corpo é mantida em um nível constante. Use este medicamento em intervalos uniformemente espaçados.

Continue a usar este medicamento durante todo o tempo prescrito, mesmo que os sintomas desapareçam após alguns dias. Parar o medicamento muito cedo pode resultar no retorno da infecção.

Esta droga não é recomendada para uso em recém-nascidos com altos níveis de bilirrubina no sangue e prematuros devido ao aumento do risco de efeitos colaterais.

Antes de usar ceftriaxona

Informe o seu médico se tem alguma doença ou estiver em alguma das seguintes situações:

  • – Se está grávida, planeja engravidar ou está amamentando
  • – Se estiver a tomar qualquer medicamento com ou sem prescrição, preparado à base de plantas ou suplemento dietético
  • – Se tem alergia a medicamentos, alimentos ou outras substâncias (incluindo produtos de milho)
  • – Se tiver tido uma reação alérgica grave (como erupção cutânea grave, urticária, dificuldade respiratória ou tonturas) a um antibiótico de penicilina (por exemplo, amoxicilina) ou outro antibiótico beta-lactâmico (por exemplo, imipenem)
  • – Se tiver problemas de diarreia, estômago ou intestino (por exemplo, colite, inflamação, infecção), problemas de coagulação sanguínea, doença da vesícula biliar, baixos níveis de vitamina K, má nutrição, diabetes ou se você não tolerar carboidratos
  • – Se tem antecedentes de problemas hepáticos ou renais
  • – Se estiver a utilizar um medicamento ou suplemento que contenha cálcio

Alguns medicamentos podem interagir com ceftriaxona. Informe o seu médico se estiver a tomar outros medicamentos, especialmente qualquer um dos seguintes:

  • – Medicamentos contendo cálcio, porque podem ocorrer problemas graves e às vezes fatais de pulmão e rins, especialmente em recém-nascidos
  • – Aminoglicósidos (por exemplo, gentamicina), anticoagulantes (por exemplo, varfarina), ciclosporina ou heparina porque o risco dos seus efeitos secundários podem ser aumentados pela ceftriaxona
  • – Algumas vacinas vivas (BCG, tifoide oral) porque a ceftriaxona pode diminuir a sua eficácia

Essa não é uma lista completa de todas as interações que podem ocorrer. Pergunte ao seu médico se a ceftriaxona pode interagir com outros medicamentos que toma. Consulte o seu médico antes de começar, parar ou alterar a dose de qualquer medicamento.

Ceftriaxona efeitos colaterais

Podem ocorrer inchaço, vermelhidão ou dor no local da injeção. Se algum destes efeitos durar ou piorar, informe o seu médico ou farmacêutico prontamente.

Lembre-se de que seu médico receitou este medicamento porque ele julgou que o benefício para você é maior do que o risco de efeitos colaterais. Muitas pessoas que usam este medicamento não têm efeitos secundários graves.

Informe imediatamente o seu médico se tiver quaisquer efeitos secundários graves, incluindo:

  • – Hematomas ou sangramento
  • – Cansaço
  • – Sintomas de doença da vesícula biliar (tais como dores no estômago ou abdominais, náuseas, vômitos)
  • – Sinais de problemas renais (tais como alterações na quantidade de urina), urina rosa, sangrenta ou escura, micção dolorosa ou frequente
  • – Dor nas costas
  • – Olhos e pele amarelados
  • – Movimentos incontroláveis
  • – Alterações mentais ou humorais (como confusão)
  • – Convulsões

Esta medicação pode raramente causar uma condição intestinal grave (Clostridium difficile-associada a diarreia) devido a um tipo de bactérias resistentes. Esta condição pode ocorrer durante o tratamento ou semanas a meses após o tratamento ter parado. Informe o seu médico imediatamente se você desenvolver: diarreia que não pára, dor abdominal ou no estômago, cólicas, sangue ou muco nas fezes.

Não use produtos anti-diarreia ou analgésicos narcóticos se tiver algum destes sintomas porque estes produtos podem torná-los piores.

O uso deste medicamento por períodos prolongados ou repetidos pode resultar em sapinhos ou uma nova infecção por fungos. Contate o seu médico se notar manchas brancas na boca, uma alteração na secreção vaginal ou outros sintomas novos.

Uma reação alérgica muito grave a esta droga é rara. No entanto, procure ajuda médica imediatamente se detectar quaisquer sintomas de uma reação alérgica grave, incluindo: erupções cutâneas, comichão, inchaço (especialmente da face, língua e garganta), tonturas graves, dificuldade para respirar.

Esta não é uma lista completa de possíveis efeitos secundários. Se notar outros efeitos não mencionados acima, contate o seu médico ou farmacêutico.

Precauções e avisos

O uso prolongado ou repetido de ceftriaxona pode causar uma segunda infecção. Informe o seu médico se ocorrerem sinais de uma segunda infecção.

A ceftriaxona pode interferir com certos testes laboratoriais. Certifique-se de que o seu médico e pessoal de laboratório sabe que está a tomar ceftriaxona.

Se engravidar, contate o seu médico. Você precisará discutir os benefícios e riscos de usar ceftriaxona enquanto estiver grávida

A ceftriaxona é encontrada no leite materno. Se estiver amamentando enquanto estiver a tomar ceftriaxona, consulte o seu médico. Discuta quaisquer possíveis riscos para seu bebê.

Ceftriaxona preço

Os valores desse medicamento podem variar dependendo da drogaria adquirida, do laboratório e da quantidade. Este medicamento só deve ser comprado com receita médica e não pode ser adquirido via internet. Geralmente, os preços variam de 6 a 150 reais.

Mais informações

Certifique-se de usar ceftriaxona durante o curso completo do tratamento. Se não o fizer, o medicamento pode não eliminar completamente a sua infecção. As bactérias também podem se tornar menos sensíveis a este ou outros medicamentos. Isso poderia tornar a infecção mais difícil de tratar no futuro.

Este artigo te ajudou?
  • +5 curtiram
  • -1 não curtiram