Horário de verão: Como combater os efeitos da mudança do tempo

Mateus Dicas Saúde 04-04-14 horário de verão, mudança do tempo comentários

Mal-estar, fadiga, alterações de humor e até mesmo distúrbios digestivos. Estes são os principais efeitos da mudança de horário de verão. Quando o relógio entra no horário de verão o nosso corpo vai precisar de três a quatro dias para se adaptar ao novo horário.

Qualquer alteração no relógio de tempo resulta em pequenas mudanças no nosso relógio biológico. Estas alterações podem produzir sintomas diferentes em algumas pessoas. Estes sintomas são resumidos em um mal-estar geral que vem com fadiga, astenia, e um declínio no desempenho da pessoa nos dias após a mudança de horário, com produtividade reduzida no trabalho, por exemplo.

As alterações no humor também são bastante comuns: Sentimos um pouco deprimido por causa de fadiga, cansaço geral e alterações do sono. A alteração do tempo também afeta o sistema digestivo, tal como as refeições são modificados e aumenta a secreção de suco gástrico e apetite ocorre durante a noite.

Nem todas as pessoas são igualmente afetados: Os pacientes mais frequentemente lesados ​​com problemas neurológicos (enxaquecas, transtorno bipolar, síndrome depressiva …) onde um agravamento temporário dos sintomas ocorre. Eles também tendem a ter mais pessoas com alterações horários rígidos.

As crianças se adaptam mais facilmente (especialmente os menores), porque seu sistema neurológico e seus ciclos de vida ainda não estão maduros. Embora as crianças um pouco mais velhas podem ter problemas de ir para a cama à hora habitual porque ainda há luz solar.

Dicas para combater os sintomas

De acordo com alguns especialistas, todos estes problemas podem ser aliviados tomando algumas medidas simples nos dias antes da mudança, se deitar mais cedo do que o normal, avançando 15 minutos por dia nos quatro dias antes da mudança, reajustar o horário das refeições, comer corretamente e beber bastante água, mantendo-se fisicamente ativo, evitar o uso de cafeína de manhã e álcool à noite e tomar cuidado ao dirigir no dia seguinte ao da mudança de horário.

A maioria dos especialistas concorda que em poucos dias uma regulação circadiana das secreções hormonais, ocorre para que a maioria das pessoas são capazes de se adaptar às mudanças em três dias. O tempo de avanço também tem seus efeitos positivos para a saúde: promove atividades ao ar livre, o que resulta em um melhor estado de saúde.

Este Post te ajudou?
  
  • mudança de hora de verao qual sintoma
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: