Hipoglicemia: causas, sintomas e tratamento para glicose baixa

Rudney Doenças 20-11-15 glicose, glicose baixa, hipoglicemia comentários

Hipoglicemia significa um baixo nível de glicose (açúcar) no sangue, geralmente menos do que 45 mg/dl. A glicose vem do alimento que você come e é o combustível que permite que o corpo e o cérebro funcionem corretamente. A hipoglicemia severa pode ser perigosa e deve ser tratada imediatamente.

A hipoglicemia pode ser considerada um efeito relacionado à diabetes, no entanto, diversos outros fatores podem levar uma pessoa a desenvolver esse problema. A hipoglicemia pode indicar outros problemas de saúde.

Qual é a relação entre diabetes e hipoglicemia?

A diabetes é uma doença em que o nível de glicose no sangue é muito alta. Muitas vezes, o tratamento inclui a insulina, um hormônio que ajuda a transferir a glicose da corrente sanguínea para as células do corpo, ou o tratamento com fármacos para o corpo aumentar a produção de insulina. Se estes tratamentos aumentarem muito o nível de insulina, os níveis de glicose podem baixar demais.

Causas

Vários fatores podem levar ao desenvolvimento de hipoglicemia, tais como:

– O açúcar (glicose) do corpo se esgota rapidamente.
– A glicose é liberada na corrente sanguínea muito lentamente.
– Muita insulina é liberada na corrente sanguínea.

A hipoglicemia é comum em pessoas com diabetes que tomam insulina ou outros medicamentos para controlar a doença. Os bebês nascidos de mães com diabetes podem ter quedas drásticas no nível de açúcar no sangue.

Em pessoas sem diabetes, hipoglicemia pode ser causada por:

– Consumo excessivo de álcool.
– Insulinoma, um tumor raro do pâncreas, que produz insulina demais.
– Falta ou deficiência de um hormônio, como o cortisol, o hormônio do crescimento ou hormônio da tireoide.
– A insuficiência cardíaca, renal ou hepática grave.
– Infecção que afeta todo o corpo.
– Alguns tipos de cirurgia para perda de peso.
– Fazer um exercício físico repentino que requer mais energia do que seu organismo dispõe.

Sintomas de hipoglicemia

Os sintomas de hipoglicemia podem variar de pessoa para pessoa e dependendo do nível de hipoglicemia do paciente. Os sinais começam geralmente quando os níveis sanguíneos estão perto de 50 mg/dl, embora este valor é variável para cada indivíduo.

Uma vez que o nutriente principal do sistema nervoso é a glicose, uma diminuição da mesma pode causar consequências neurológicas. Os sintomas de glicose baixa no sangue na maioria dos casos são:

– Fadiga
– Mal-estar
– Dormência e tremores
– Suores
– Palpitações
– Batimento cardíaco rápido
– Tonturas
– Ansiedade
– Náuseas
– Dores musculares
– Palidez
– Visão embaçada
Dor de cabeça
– Convulsões
– Distúrbios de comportamento
– Fome excessiva
– Nervosismo e incapacidade de concentração
– Perda de consciência

Se o açúcar no sangue estiver muito baixo, podem ocorrer outros sintomas menos comuns, tais como: desmaios, convulsões e coma.

Tratamento

O tratamento depende da causa. Pessoas com diabetes precisam aprender como tratar e prevenir níveis baixos de açúcar no sangue.

Se você tem os sintomas de hipoglicemia, é preciso fazer imediatamente o teste para saber seu nível de glicose. Se for baixo, você deve comer ou beber algo que vai rapidamente aumentar a sua glicose no sangue. Para tratar a hipoglicemia leve a moderada, você pode comer doces ou tomar um suco de laranja. Espere 15 minutos e faça novamente o teste para medir o nível de glicose. Se ainda estiver baixo, você deve consumir mais alimentos doces ou até mesmo tomar um copo de água com açúcar.

Em casos mais graves, o paciente pode necessitar de injeções de glicose intravenosa, mudanças na alimentação e na rotina de exercícios físicos.

Se a hipoglicemia é causada por um insulinoma (tumor secretor de insulina), o melhor tratamento é a cirurgia para remover o tumor.

Prevenção

A melhor maneira de evitar a hipoglicemia é ter uma programação regular de refeições, medir regularmente seu nível de glicose e sempre tomar a medicação para diabetes na hora e nas doses indicadas. Em relação à composição de alimentos, o consumo de carboidratos complexos (que são absorvidos lentamente e são usados pelo corpo de forma mais eficiente), fibras e gordura, são mais indicados, pois favorecem o equilíbrio do metabolismo. Devemos reduzir o consumo de álcool, e nunca beber com o estômago vazio.

Pode ser necessário, comer ou beber algo antes ou durante o exercício físico. Pergunte ao seu médico se os medicamentos que você toma para diabetes podem causar hipoglicemia. Se assim for, você deve tomar precauções extras.

Mais informações

Certifique-se que sua família e amigos estão prontos para ajudar se você tiver os sintomas de hipoglicemia. Seu nível de glicose deve ser medido antes de dirigir ou operar máquinas, para garantir que está dentro da faixa normal. Isto é especialmente importante se você já teve episódios repetidos de hipoglicemia ou pode não perceber que seu nível de glicose está baixo.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: