Hiperidrose: 10 remédios caseiros para tratar suor nas mãos e pés

Hiperidrose: 10 remédios caseiros para tratar suor nas mãos e pés

Você tem medo de apertar a mão de alguém porque suas palmas estão suadas? Você está envergonhado por seus pés estarem mal cheirosos devido ao excesso de suor? Bem, você não está sozinho. Muitas pessoas sofrem com o excesso de suor nas mãos e pés.

Em termos médicos, a transpiração excessiva é conhecida como hiperidrose. A condição pode afetar qualquer parte do corpo, mas as áreas mais comuns são as palmas das mãos, solas dos pés, axilas e face. A condição é muitas vezes ligada a uma predisposição genética, pois a maioria dos pacientes têm um irmão ou pai que também sofre da mesma condição.

A causa subjacente da transpiração extrema é a hiperatividade dos nervos que acionam as glândulas sudoríparas. Isso pode ser desencadeado por certos medicamentos, menopausa, estresse, ansiedade, obesidade, baixa de açúcar no sangue, tireoide hiperativa, problemas cardíacos, ataque cardíaco ou uma doença infecciosa como a malária ou tuberculose.

Remédios caseiros para hiperidrose

A hiperidrose pode ser muito desconfortável, pois muitas vezes interrompe as atividades diárias típicas e provoca ansiedade ou constrangimento.

No entanto, há várias opções de tratamentos caseiros simples que podem fornecer algum alívio. Conheça os 10 melhores remédios caseiros para tratar hiperidrose naturalmente.

1 – Vinagre de maçã

Um dos remédios caseiros mais eficazes para lidar com o suor nas mãos e pés é o vinagre de maçã. Ele tem propriedades naturais adstringentes que ajudam a controlar a transpiração excessiva, mantendo os poros fechados. Além disso, quando ingerido, o vinagre de maçã ajuda a equilibrar o nível de pH do corpo.

Outro ponto positivo é que o vinagre de maçã estimula o metabolismo do seu corpo para combater a obesidade, uma das razões por trás da hiperidrose.

Como usar:

– Enxague a área dos suores com água morna. Em seguida, use uma bola de algodão para aplicar um pouco de vinagre de maçã. Deixe-o durante a noite. Na manhã seguinte, lave bem as mãos. No caso de você ter pele sensível, pode diluir o vinagre de maçã com uma quantidade igual de água e, em seguida, aplicar.
– Alternativamente, faça uma solução misturando partes iguais de vinagre de maçã e água de rosas e aplique na área afetada 2 ou 3 vezes por dia.
– Além disso, você pode adicionar 1 a 2 colheres de chá de vinagre de maçã e um pouco de mel para um copo de água morna e beber duas vezes por dia.

2 – Amido de milho

Outro remédio caseiro para lidar com a hiperidrose é o amido de milho. Ele funciona como um antiperspirante natural, que ajuda a absorver a umidade e neutralizar qualquer odor desagradável.

Além disso, como amido de milho é bastante fácil de transportar com você, também é uma opção conveniente para as pessoas que viajam muito.

Como usar:

– Misture quantidades iguais de amido de milho e bicarbonato de sódio e armazene-os em um frasco de talco.
– Remova o excesso de suor das áreas onde você transpira mais profusamente com algum tecido ou toalha de papel.
– Aplique essa mistura nas áreas.
– Use este remédio conforme necessário.

3 – Suco de limão

O limão é outro remédio simples e prontamente disponível para tratar as mãos suadas, bem como os pés. Ele funciona como um desodorante natural. Além disso, o limão ajuda a eliminar as bactérias e mantém um cheiro agradável e fresco.

Como usar:

– Esprema o suco de um limão fresco em 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e misture até formar uma pasta lisa. Aplique-a nas áreas onde você suar mais profusamente. Aguarde 10 minutos, em seguida, enxágue. Repita uma vez por dia.
– Outra opção é polvilhar um pouco de sal em um pedaço de limão e esfregar suavemente sobre a área afetada até que a área fica seca. Este remédio diminui a atividade das glândulas sudoríparas.

Nota: Não saia no sol imediatamente depois de usar suco de limão, uma vez que pode queimar a pele e provocar manchas.

4 – Hamamélis

As propriedades adstringentes e antiperspirantes da planta hamamélis ajudam a controlar a transpiração excessiva. O ácido tânico fecha os poros, o que inibe o excesso de transpiração. Essa planta também pode ser aplicada com segurança a todas as áreas do corpo propensas a transpiração excessiva.

Como usar:

– Embeba uma bola de algodão no chá de hamamélis e esfregue suavemente sobre as áreas onde a transpiração é excessiva. Faça isso 2 ou 3 vezes por dia, ou conforme necessário.

5 – Tomates

As propriedades adstringentes dos tomates também podem ajudar a controlar o suor excessivo nas mãos e pés. Por ser um adstringente natural, os tomates ajudam a encolher os poros e bloquear os dutos que secretam o suor. Beber suco de tomate também pode ajudar a baixar a temperatura do corpo, o que por sua vez irá reduzir a transpiração.

Como usar:

– Basta cortar uma fatia de tamanho bom de tomate e esfregar sobre as áreas do seu corpo onde está sofrendo de transpiração excessiva.
– Alternativamente, aplique o suco de tomate fresco nas partes suadas de seu corpo e deixe-o por 10 a 15 minutos. Enxague com água morna. Faça isso uma vez por dia.
– Além disso, você pode beber 1 xícara de suco de tomate fresco diariamente por uma semana, e lentamente reduzir a dosagem para 1 xícara a cada dois dias na outra semana.

6 – Carvão ativado

Você também pode usar o carvão ativado para tratar esse problema. O carvão ativado pode absorver a umidade do corpo, assim, prevenir a transpiração excessiva.

Como usar:

– Basta consumir 1 colher de chá de carvão ativado em um copo de água morna na manhã com o estômago vazio.
– Se sentir dor ou tiver vômitos após ter tomado carvão ativado com o estômago vazio, consuma-o depois do jantar.

Nota: Não use carvão ativado se você sofre de problemas intestinais. Além disso, mantenha-o longe de crianças e animais de estimação.

7 – Chá Preto

O chá preto comum que você costuma beber também é um remédio eficaz para a hiperidrose. Esta bebida é rica em taninos que têm qualidades adstringentes. Isso significa que pode efetivamente bloquear os poros e evitar o excesso de suor.

Além disso, os taninos ajudam a manter a temperatura do corpo fria, reduzindo assim a chance de transpiração excessiva.

Como usar:

– Segure sacos de chá preto úmidos nas palmas das mãos por 5 minutos. Faça isso 2 ou 3 vezes por dia.
– Alternativamente, faça uma tigela grande de chá preto fraco, deixe esfriar e, em seguida, mergulhe as mãos ou pés por 30 minutos, duas vezes por dia.
– Além disso, não se esqueça de beber 2 a 3 xícaras de chá preto todos os dias.

8 – Óleo essencial da árvore do chá

O óleo da árvore do chá ou Tea Tree, ajuda a controlar a transpiração excessiva devido à sua propriedade adstringente natural. Além disso, suas propriedades antifúngicas podem reduzir o risco de infecções fúngicas provocadas por um excesso de umidade.

Como usar:

– Adicione 4 ou 5 gotas de óleo da árvore do chá a uma tigela de água morna.
– Mergulhe uma bola de algodão nesta solução e esfregue sobre as áreas afetadas de seu corpo.
– Repita 2 ou 3 vezes ao dia.

Nota: Antes de aplicar o óleo da árvore do chá em sua pele, sempre faço um teste em uma pequena parte da pele aplicando uma gota diluída. Isto é importante porque algumas pessoas podem ser sensíveis a este óleo essencial.

9 – Chá de sálvia

Outro remédio natural que tem fortes propriedades adstringentes é a sálvia. Na verdade, é um velho remédio para o tratamento das mãos e pés suados. Ela ajuda a secar o excesso de óleos e evita a transpiração excessiva.

Além disso, o chá de sálvia é rico em vitamina B e magnésio, que ajudam a reduzir a hiperatividade nas glândulas sudoríparas.

Como usar:

– Coloque 2 ou 3 sacos de chá de sálvia em uma tigela grande de água morna. Cubra e deixe esfriar. Mergulhe suas mãos e pés nesta água por 20 a 30 minutos, 1 ou 2 vezes ao dia.
– Além disso, beba uma xícara de chá de sálvia com o estômago vazio todas as manhãs para o máximo de benefícios.
– Inclua também esta erva em seus pratos sempre que possível.

Nota: Beber muito chá de sálvia pode causar uma dor de cabeça. Tome até três xícaras ao dia.

10 – Coma alimentos ricos em magnésio

Uma das causas de mãos e pés suados pode ser uma deficiência de magnésio no corpo. O magnésio ajuda a controlar a atividade das glândulas sudoríparas para evitar a transpiração excessiva. Também neutraliza os produtos químicos que produzem mau odor.

Assim, para controlar a sudorese, coma mais alimentos ricos em magnésio. Alguns alimentos ricos em magnésio são amêndoas, abacates, bananas, sementes de abóbora, tofu, leite de soja, castanha de caju, nozes, iogurte, grãos integrais e vegetais de folhas verdes.

Você também pode optar por tomar suplementos de magnésio. No entanto, consulte o seu médico antes de tomar qualquer suplemento.

Dicas adicionais

– Mergulhar as mãos e os pés em água fria pode proporcionar alívio da transpiração excessiva durante várias horas.
– A aplicação frequente de talco nas mãos e nos pés pode ajudar a reduzir o excesso de suor.
– Use antitranspirantes sobre as áreas afetadas.
– Certifique-se de secar os pés completamente após o banho, especialmente entre os dedos.
– Use sapatos e meias feitos de materiais naturais.
– Troque suas meias diariamente.
– Leve consigo toalhas de papel para que você possa limpar as mãos quando precisar.
– Beba bastante água durante todo o dia para ficar fresco e hidratado.
– Não use itens que causam mais transpiração, como luvas e outros itens que cobrem as mãos.
– Mantenha-se calmo e relaxado, já que a transpiração excessiva é frequentemente desencadeada pela ansiedade e pelo estresse.
– Alimentos picantes são conhecidos por desencadear sudorese excessiva, por isso fique longe de tais alimentos.

Mais informações

O suor excessivo nas mãos e nos pés é um problema bastante irritante, por isso, esses remédios caseiros são de grande ajuda para quem sofre dessa condição. Outras opções de tratamento são cremes comprados em farmácias e a cirurgia para hiperidrose.

Este artigo te ajudou?
  • +6 curtiram
  • -2 não curtiram