Higiene do sono: evite erros na hora de dormir

Rudney Destaque, Dicas Saúde 21-11-14 dicas dormir, dormir melhor, higiene do sono comentários

Deixar a luz do corredor acesa, o celular no quarto ou não ter um horário de sono definido, são três dos erros mais comuns que interferem com o nosso descanso. Mas há ainda mais erros a considerar, até mesmo as próprias posturas que adotamos ao dormir pode nos levar a um transtorno ao nosso organismo.

Quais são os erros mais comuns na hora de dormir? Como a qualidade do sono afeta a saúde? Se demoramos mais de 20 minutos para adormecer, levantamos mais de duas vezes durante a noite ou estamos mais cansados do que o habitual ao acordar, é aconselhável consultar um médico.

O sono é uma necessidade para o bom funcionamento do nosso corpo. No entanto, nem sempre é tão tranquilo como queríamos. Mas por que não dormimos bem? Para um ótimo descanso os hábitos de higiene do sono (dormir na mesma hora, evitar ruídos no quarto, entre outros) são essenciais, bem como a manutenção de uma boa postura. A posição correta é horizontal, para que a nossa coluna esteja em uma posição de neutralidade e não apareçam tensões desnecessárias.

Erros a evitar ao dormir

Entre os erros mais comuns, e que, eventualmente, causam a perda do sono, notamos:

– Deixe a luz do corredor acesa
– Dormir em um colchão duro ou mole demais
– Colocar o despertador para tocar várias vezes. Interrompe o sono e aumenta a fadiga
– Não ter um horário de descanso
– Dormir de boca para baixo
– Não usar um travesseiro ou colocar o seu ombro sobre ele. O travesseiro é para repousar sua cabeça e pescoço

Esta lista deve incluir também dispositivos eletrônicos, como computadores, tablets ou celulares, o que pode reduzir até 20% a produção de melatonina, o hormônio que regula os ciclos de sono. Esta mudança, como vários estudos têm encontrado, torna mais difícil conciliar o sono, por isso é aconselhável deixar esses dispositivos por pelo menos duas horas antes de deitar-se.

Posições para dormir

A maneira como você dorme é um dos nossos hábitos mais peculiares, e ao mesmo tempo também pode ser um sinal de um problema de saúde. Quais são as posições que tomamos e o que elas podem revelar?

Dormir com um travesseiro no pé: dormir com os pés ligeiramente levantados promove a circulação, especialmente em caso de problemas de varizes ou inchaço das pernas. A síndrome das pernas inquietas também começa com a necessidade de obter algumas almofadas aos pés.

Dormir enrolado: estresse e preocupações nos fazem tomar esta posição de auto-defesa. Ela também pode ser um sinal de bruxismo.

Dormir com os pulsos flexionados: nosso corpo nos alerta para um problema comum. É um sinal de síndrome do túnel do carpo. Enquanto a posição pode causar um alívio inicial, também produz dormência das pontas dos dedos.

Este Post te ajudou?
  
  • higiene do sono dormir com luz acesa
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: