Gorduras trans: Tudo o que devemos saber sobre elas!

Davi Sem categoria 15-01-15 gorduras, gorduras saturadas, Gorduras trans comentários

Gorduras trans Tudo o que devemos saber sobre elas!

Para aqueles que buscam uma dieta saudável, as gorduras trans tornaram-se uma coisa muito odiada. E existem muitas perguntas que surgem sobre elas, perguntas como: “O que são essas gorduras?“, “Por que são tão temidas?“, Como elas surgem?.

Pois bem, então hoje você vai aprender tudo sobre as gorduras trans.

Como e por que surgem

As gorduras trans dos alimentos processados são artificiais. Como elas são feitas? Os produtores adicionam átomos de hidrogênio e convertem os óleos líquidos em gorduras sólidas. Este processo é conhecido como o “hidrogenação”. Agora, por que os produtores fazem isso, sendo que as gorduras trans são tão indesejadas? A fim de melhorar o sabor dos seus produtos e prolongar a sua vida.

Gorduras trans Tudo o que devemos saber sobre elas-1

No entanto, esse tipo de gordura não só está presente em alimentos processados. Além disso, elas são encontradas naturalmente em pequenas proporções em carne vermelha, carne de porco, manteiga e leite.

O que elas fazem dentro do corpo

Uma vez dentro do corpo, as gorduras trans elevam drasticamente os níveis de colesterol ruim. Este efeito facilita a obstrução arterial e, consequentemente, facilita a ocorrência de ataques cardíacos e acidente vascular cerebral. Neste sentido, uma das muitas pesquisas realizadas em relação a este assunto mostrou que as mulheres que consumiam estas gorduras frequentemente eram 50% mais propensas a sofrer ataques cardíacos em comparação com aquelas que comiam muito raramente.

Gorduras trans Tudo o que devemos saber sobre elas-2

Mas isso não é tudo. Estudos recentes realizados pela Universidade de Harvard descobriram uma forte ligação entre o consumo de gorduras trans e o desenvolvimento de diabetes.

As gorduras trans e as saturadas

Estes são os tipos de gorduras mais prejudiciais para o nosso organismo. Mas qual das duas é a pior? Bem, em primeiro lugar, as gorduras trans elevam o colesterol ruim a taxas mais baixas do que as gorduras saturadas. Isso poderia nos fazer pensar que as gorduras saturadas são piores do que as trans … No entanto, é necessário considerar um segundo fator: o bom colesterol. Neste sentido, o consumo de gorduras saturadas aumentam este tipo de colesterol benéfico, enquanto as gorduras trans não.

Gorduras trans Tudo o que devemos saber sobre elas-3

Conclusão

A conclusão desse tema é que devemos prestar muita atenção nos rótulos dos alimentos, e devemos nos esforçar ao máximo para não consumir as gorduras trans e nem as saturadas, pois ambas são ruins para a saúde. Uma vida sem essas gorduras é, sem dúvida, uma maneira de ter uma vida mais plena.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: