Goji berry emagrece? Veja seus benefícios e como tomar suas cápsulas

Goji berry emagrece? Veja seus benefícios e como tomar suas cápsulas

Muito se tem falado sobre o goji berry e seus benefícios à saúde, mas você já se perguntou se todas essas afirmações são de fato verdadeiras? Não se preocupe quanto a isso, pois hoje vamos conhecer mais sobre essa pequena fruta e também sobre os famosos suplementos vendidos de goji berry.

O que é Goji Berry?

O goji berry ou Lycium barbarum (nome científico), é uma pequena fruta vermelha brilhante que vem de um arbusto nativo da China. Na Ásia é muita conhecida como fonte de juventude e seu consumo é passado de gerações na esperança de viver mais tempo.

Ao longo do tempo, as pessoas têm usado goji berry para tentar tratar muitos problemas de saúde comuns como diabetes, pressão arterial elevada, febre e problemas oculares relacionados à idade. A reputação dessa frutinha se espalhou para vários países. Hoje, vários estudos científicos foram realizados sobre elas para realmente confirmar seus benefícios para a saúde.

Goji berry benefícios

goji berry

O goji berry é rico em nutrientes. São particularmente uma boa fonte de vitaminas e minerais, incluindo vitamina C, fibra, ferro, vitamina A, zinco e potentes antioxidantes. Além disso, contém todos os 8 aminoácidos essenciais. Uma única porção fornece quase 10% do seu valor diário de proteínas. Para frutas, esta é uma quantidade surpreendente.

Essas vitaminas da fruta podem ser capazes de aumentar e apoiar nossas defesas naturais. Estudos sugerem que as o goji berry pode prevenir infecções e outras doenças, pois são capazes de fortalecer o sistema imunológico.

Os carboidratos do goji também são carboidratos complexos. Isso significa que seu açúcar no sangue aumentará lentamente, reduzindo o risco de um aumento de glicose no sangue.

O sabor rico e doce dessa fruta, juntamente com o seu alto teor de fibras, pode ajudá-lo a manter o controle de uma alimentação saudável. Você pode optar por eles para um lanche leve e para evitar excesso de alimentos insalubres na hora das refeições.

Seu valor nutricional como uma opção de baixo teor calórico e de baixo teor de açúcar torna-os um substituto perfeito para outras frutas secas com maior teor de açúcar. Já que uma porção de goji berry contém apenas 23 calorias.

Os maiores benefícios dessa fruta vamos destacar a seguir, lembrando que alguns deles é preciso ainda maiores estudos para determinar sua veracidade, mas há grandes possibilidades de serem concretizados:

Rico em antioxidantes

Estudos citam o alto nível de antioxidantes presentes no goji berry, especialmente de zeaxantina. Essa substância é a que dá aos frutos a sua cor brilhante.

Os antioxidantes protegem as células contra a quebra quando são expostos a elementos como fumaça e radiação. Além disso, os alimentos com níveis saudáveis ​​de antioxidantes são frequentemente ricos em fibras e baixos em gorduras pouco saudáveis. Os antioxidantes também ajudam a impulsionar o sistema imunológico e proteger o corpo de altos níveis de inflamação, uma vez que lutam contra os radicais livres.

Protege a pele

A fruta também é rica em beta-caroteno (um pigmento encontrado em plantas e frutas), o que ajuda a promover uma pele saudável e até atua como um tratamento natural de câncer de pele. Os resultados mostram que beber o suco da fruta aumenta sua proteção contra o dano dos radicais livres do sol. Os gojis fornecem fotoproteção adicional para pessoas que são suscetíveis ao câncer de pele e outros distúrbios da pele.

Cuida da saúde dos olhos

Outros vantagens também incluem a capacidade de proteger os olhos de doenças relacionadas à idade, como a degeneração macular, a principal causa de cegueira em adultos mais velhos. As bagas de goji são um tratamento natural para a degeneração macular e benéficas para a visão por causa de seus altos níveis de antioxidantes (especialmente a zeaxantina). Essa substância pode ajudar a deter danos causados ​​pela exposição à luz UV, radicais livres e outras formas de estresse oxidativo.

Fornece energia

De acordo com um estudo do Journal of Alternative and Complimentary Medicine, beber suco de goji berry regularmente pode ajudar a aumentar os níveis de energia, humor e melhorar a saúde digestiva. Os participantes que bebiam suco de goji durante duas semanas apresentaram melhorias em termos de bem-estar geral, aumento dos níveis de energia e melhor função gastrointestinal.
Uma dica: Tente comer alguns gojis como um lanche pré-treino para você experimentar uma maior resistência e energia para prática de exercícios físicos.

Combate a impotência

Goji berry também tem uma longa história ligada à fertilidade sexual. Um estudo em ratos mostrou que ele pode significativamente aumentar da quantidade e movimento de esperma, a capacidade sexual e recuperação melhorada dos níveis de testosterona. Até mesmo pesquisas sugerem que o goji berry pode ser uma alternativa à prescrição de medicamentos para disfunção erétil como o Viagra.

Pode prevenir o câncer

Um estudo popular chinês também afirma que o goji berry pode tratar tumores de câncer, isso porque contém um componente químico chamado beta-sitosterol. Esse componente pode ajudar a diminuir o tamanho das células encobertas e pode causar apoptose, ou “suicídio celular” nas células tumorais.

Mas de acordo com estudos científicos controlados, esses estudos anteriores foram mal projetados ou têm resultados inconclusivos e insignificantes. Mais pesquisas são necessárias para confirmar os benefícios para a saúde do goji berry e se eles são úteis no combate ao câncer.

Goji berry emagrece?

goji berry

Muitas pessoas dizem que essa fruta pode ajudar a perder peso, mas será que goji berry emagrece mesmo? Na verdade, esse alimento e principalmente seu suplemento tem sido muito usado por pessoas que necessitam reduzir de peso, e os motivos para isso são:

  • – O alto teor de fibra faz desse alimento ideal para se sentir mais saciado e, portanto, reduzir o apetite
  • – Essas frutas têm propriedades diuréticas e de limpeza, de modo que ajudam a eliminar toxinas e resíduos do corpo para combater doenças como a retenção de líquidos
  • – Ajudam na perda de peso devido ao fato de acelerarem a queima de gordura e aumentar os níveis de energia no corpo
  • – São antioxidantes e promovem a redução dos níveis de gordura e colesterol ruim no sangue
  • – Ao equilibrar os níveis de glicose, você pode reduzir a necessidade de comer doces e tornar mais fácil seguir uma dieta com perda de peso

Goji berry como consumir

Você pode encontrar goji berry seco pré-embalado, frescos, em forma de sucos ou suplementos em cápsulas.
Quando seco ou fresco, você pode usá-los como uvas passas. Misture-os no seu cereal ou iogurte, adicione-os ao seu mix de frutas ou smoothie.

As bagas de goji também proporcionam ótimos sabores quando adicionadas a receitas com carne de porco magra ou peru. Além disso, seu teor de vitamina C também ajudará seu corpo a absorver o ferro da carne.

Ao cozinhar com goji berry, você pode usá-lo para pratos doces ou salgados. Por exemplo, você pode usá-los no lugar de uvas passas para cookies, aveia e outros alimentos similares. Eles também podem ser misturados e adicionados a sucos para um sabor adicional.

Comer duas ou mais porções de frutas por dia geralmente é recomendado para receber todos os seus nutrientes. Se você está procurando por um novo alimento nutritivo para adicionar à sua dieta, essas frutinhas podem ser uma boa opção. Embaladas com vitaminas e minerais em grande concentração, e um valor de proteína bastante alto, elas podem ajudar a aumentar seu bem-estar e saúde geral.

Goji Berry cápsulas

As cápsulas de goji berry surgiram para facilitar seu consumo e conseguir obter seus benefícios, já que a fruta pode ser difícil de ser encontrada em algumas regiões. As cápsulas são usadas geralmente por quem quer emagrecer e são compostas pelo extrato da fruta.

Mas além de ajudar no emagrecimento, seu consumo também proporciona outras vantagens que já mencionamos acima, claro, desde que sejam tomados de maneira correta e segura.

Goji berry como tomar

goji berry

As cápsulas devem ser tomadas conforme prescrito na embalagem do produto ou seguindo a indicação de um médico ou farmacêutico. Geralmente, elas são tomadas duas vezes ao dia, uma no almoço e outra no jantar.

Vale destacar que você só deve tomar esse suplemento ou qualquer outro após uma avaliação e indicação de um médico.

Efeitos colaterais da goji berry

O goji berry geralmente é considerado seguro para a maioria das pessoas. Embora algumas pessoas relatem problemas digestivos leves quando começaram a comê-lo. Isso pode ser um efeito colateral comum. Se você tiver algum problema digestivo ou gastrointestinal crônico, pergunte ao seu médico antes de usá-lo como remédio natural.

Goji berry pode interagir com algumas drogas. Se você tomar varfarina (um diluente de sangue), deve evitar seu consumo. O goji também podem interagir com drogas de diabetes e drogas de pressão arterial.

Algumas empresas podem dizer ter menos efeitos colaterais do que medicamentos. Mas isso não é totalmente verdade, você deve evitar adicionar o goji berry se você:

  • – Tem baixo nível de açúcar no sangue
  • – Tem pressão arterial baixa ou alta
  • – Está grávida ou amamentando (pode causar aborto espontâneo)
  • – É alérgico à fruta

Fale com o seu médico antes de começar a adicionar essa fruta à sua dieta, especialmente se você já tem baixo nível de açúcar no sangue. Se você consumir regularmente, pode precisar verificar seu açúcar no sangue com mais frequência.

Onde comprar goji berry?

O goji berry esta cada vez mais fácil de ser encontrado do que há alguns anos atrás. Você pode comprá-lo em lojas de alimentos saudáveis e pela internet, de diferentes formas, já as cápsulas podem ser compradas em farmácias.

Para obter as frutas frescas e de alta qualidade, procure-as em pacotes secos ou vendidos em peso em lojas especializadas de alimentos a granel. Para os suplementos, procure de marcas conhecidas e confiável, se possível, que você mesmo já tenha feito uso de outros produtos. Caso contrário, peça ajuda de alguém que conheça o produto.

Goji berry preço

A fruta goji berry pode ser difícil de ser encontrada em certos lugares e é mais cara do que outras frutas. Você pode encontrá-lo em hipermercados, lojas de produtos naturais e pela internet. Meio quilo da fruta desidratada, que é a mais fácil de ser encontrada, custa em média de R$50,00 reais.

As cápsulas de goji podem ser compradas em farmácias e em lojas na internet. Seus valores variam de R$15,00 a R$60,00 reais em um frasco com 60 cápsulas.

Conclusão

O goji berry é uma pequena fruta vermelha que tem um grande valor nutricional e proporciona muitos benefícios para a nossa saúde. A fruta tem um ótimo sabor e você pode adicioná-la facilmente em várias receitas. Caso queira consumir em cápsulas, consulte um médico.

Este artigo te ajudou?
  • +5 curtiram
  • -5 não curtiram