Fungo na unha: 6 dicas essenciais para prevenir esse problema

Fungo na unha: 6 dicas essenciais para prevenir esse problema

A textura, forma e comprimento dizem muito sobre a saúde de suas unhas. Todos devem cuidar bem de suas unhas, assim como cuidar de sua pele, cabelos e dentes. Nenhuma rotina de higiene pessoal deve ser considerada completa sem cuidados com as unhas. Caso contrário, você está em um risco aumentado de problemas ungueais como unhas encravadas e infecções fúngicas.

A maioria das doenças ungueais são devidas a infecções fúngicas, o que pode fazer com que as unhas se tornem grossas, descoloridas e quebradiças.

Os fungos estão quase em todo o nosso ambiente, e é relativamente fácil de desenvolver uma infecção fúngica, por isso, devemos buscar maneiras de prevenir essa condição. Livrar-se de uma infecção fúngica de unha pode ser difícil. A prevenção é realmente a sua melhor aposta. Felizmente, é fácil manter suas unhas saudáveis ​​e evitar tais infecções.

Como prevenir fungo na unha

Aqui estão as 10 melhores dicas para ajudar a prevenir um fungo na unha de maneira natural. Se você já tiver esse problema, essas dicas também serão de grande ajuda, pois podem evitar a recorrência do fungo e ajudarão a manter suas unhas saudáveis.

1 – Mantenha suas unhas limpas e secas

Mergulhe suas unhas em água morna por 10 minutos, em seguida, seque-as bem. Isso irá limpar as unhas e também evitar qualquer tipo de infecção devido a germes e acumulação de sujeira.

O importante é secar bem as unhas, bem como entre cada um dos seus dedos. Qualquer excesso de umidade entre os dedos pode criar um ambiente favorável para uma infecção fúngica começar.

2 – Corte suas unhas corretamente

Para ajudar a prevenir um fungo na unha, é importante cortá-las corretamente. Sempre corte as unhas em linha reta com cortadores de unhas higienizados. Nunca corte curvado os cantos de suas unhas e evite apará-las muito perto da pele.

3 – Usar calçado adequado

Um bom calçado é essencial para reduzir o risco de um fungo na unha, bem como unhas encravadas. A recomendação é usar sapatos com a numeração correta e que possam ser bem ventilados para evitar umidade. Isso ajudará a manter os pés mais secos e menos suscetíveis ao fungo de unha. Sapatos feitos de materiais respiráveis ​​como couro ou lona são altamente recomendados.

Nunca use sapatos que ainda estão úmidos do treino, pois só aumentará o risco de uma infecção fúngica nas unhas dos pés. Assim como sapatos, escolha meias que ajudem a absorver o suor, como as feitas de algodão e certifique-se de mudar suas meias com frequência.

4 – Proteja as unhas nas áreas públicas

Lugares públicos, tais como academias, piscinas ou salões, tendem a ser áreas de criação de fungos que podem levar a infecções. Por isso, é importante proteger suas unhas e pés em lugares públicos.

Evite andar descalço na academia, nos vestiários e nas piscinas públicas. Se os sapatos ou meias não são permitidos, use chinelos.

5 – Nunca tire suas cutículas

As cutículas fornecem proteção contra bactérias que entram através do leito ungueal. Assim, você não deve tirá-las, uma vez que irá torná-la mais suscetível a infecções e algum fungo na unha.

6 – Examine suas unhas regularmente

A prevenção é sempre melhor do que a cura, e isso é aplicável à sua saúde das unhas, também. Examine adequadamente suas unhas dos pés e das mãos, pelo menos uma vez por semana. Qualquer tipo de descoloração das unhas pode indicar um fungo na unha.

Enquanto secar os pés, dê uma boa olhada nas solas para procurar sinais de descamação ou pele descascando entre as áreas dos dedos dos pés. Estes também são sinais precoces de uma infecção ungueal.

Se você observar qualquer anormalidade nas unhas ou na pele ao redor das unhas, como dor, vermelhidão, inchaço ou descoloração que persiste, consulte um médico.

Dicas adicionais

– Mantenha seus itens de cuidado de unhas (cortadores de unhas, lixas, alicates, etc.) higienizados e desinfetados.
– Um sistema imunológico enfraquecido torna você mais suscetível a infecções fúngicas. Portanto, certifique-se de comer saudável para manter seu sistema imunológico forte.
– Lave suas meias em água quente com água sanitária para matar qualquer fungo e outros patógenos.
– Sempre use seu próprio calçado e evitar compartilhar com outros para reduzir as chances de infecção.
– Não use unhas postiças, pois são ruins para unhas. As extensões podem conduzir às infecções fúngicas ou mesmo bacterianas e às vezes ao dano permanente.
– Se você suspeitar de uma infecção das unhas, visite um podólogo.
– Para tratar um fungo de unha, você pode usar o óleo do chá da árvore ou o vinagre de maçã como remédios caseiros eficazes. Outra opção é usar cremes antifúngicos.
– Depois de ter conseguido livrar-se da infecção fúngica, é importante tomar precauções para evitar uma recorrência.

Mais informações

Os fungos nas unhas são difíceis de tratar e são um problema muito recorrente, podendo ir e voltar várias vezes. Por isso, a prevenção é sempre importante para evitar qualquer tipo de infecções fúngicas que possam prejudicar a saúde das unhas.

Este artigo te ajudou?
  • +11 curtiram
  • 0 não curtiram