Fumar maconha na adolescência danifica a inteligência por toda a vida

Mateus Dicas Saúde 30-10-13 drogas não, fumar maconha faz mal, raciocínio lento comentários

Pesquisa sobre cannabis, a droga ilegal mais comumente usada no mundo, descobriram suas propriedades terapêuticas, mas também o seu lado tóxico. Agora, um novo trabalho por um grupo internacional de cientistas liderada por Madeline Meier, da Universidade Duke, concluiu que o uso persistente de maconha durante a adolescência danifica permanentemente a inteligência, a memória e a capacidade de atenção.

Especificamente, o estudo que foi publicado apenas na revista PNAS, descobriu que as pessoas que começaram a fumar maconha antes dos 18 anos legaram a perder, se a maioria dos consumidores for mais persistentes em usa-la, perdem até oito pontos de QI quando comparamos os resultados de testes de inteligência aos 13 e 38 anos de idade. Além disso, os autores do artigo de consumo não abandonam a inverter a perda completamente. No entanto, consideramos que são necessários mais estudos para determinar se essa perda de competências relacionadas com a cannabis são reversíveis ou não.

Embora a perda de oito pontos de QI pode não parecer muito grande em uma escala em que 100 é a média, Meier ressalta que “um QI mais elevado está associado com ensino superior e renda e uma vida melhor e mais saudável”. “Alguém que perde oito pontos de QI como um adolescente estará em desvantagem em comparação com pessoas da sua idade no futuro”, acrescenta .

“O estudo confirma algumas questões já suspeitava e apoia a ideia de que a maturação do cérebro, tanto física quanto emocional, é muito mais suscetível a cannabis que a de um adulto”, disse Manuel Guzman, Professor de Bioquímica e Biologia molecular na Universidade Complutense de Madrid e presidente da Sociedade Espanhola de Pesquisa sobre canabinóides. “Portanto, a partir do ponto de vista da saúde pública, mesmo com as limitações destes estudos, a conclusão mais óbvia é a de funcionar para iniciar na utilização destas substâncias, tanto quanto possível para alongar”, diz Guzman também assinala que essa vulnerabilidade não está limitado à cannabis, mas pode ser aplicado a outras drogas, tais como álcool .

Os pesquisadores observaram que o dano ocorre porque a cannabis produz mudanças no cérebro em um estágio onde exatamente está passando por muitas mudanças. Puberdade é um período crítico do desenvolvimento, caracterizado por a maturação dos neurónios e os sistemas neurotransmissores, e os processos de saneamento que os tornam especialmente vulneráveis no cérebro adolescente.

Vinte e sete anos de estudo

Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores estudaram um grupo de 1.037 pessoas na cidade da Nova Zelândia de Dunedin para toda a sua vida. Eles foram submetidos a testes neuropsicológicos em 1985 e 1986, antes eles tinham começado a fumar maconha e os testes foram repetidos entre 2010 e 2012, quando alguns deles e persistentemente consumido. Este grupo constituído por cerca de 5% dos indivíduos, entre os quais foram considerados dependentes de maconha (que continuaram usando, apesar de problemas familiares, de saúde ou importância social) ou fumavam mais do que uma vez por semana antes dos 18 anos.

Nesses testes, quando os participantes do estudo completaram 38 anos, avaliou a sua memória, velocidade de processamento de informação e sua capacidade de raciocinar. As pessoas que fumaram maconha durante a adolescência persistentemente saíram significativamente pior na maioria dos testes. Além disso, os pesquisadores entrevistaram amigos e parentes para conhecer a sua percepção sobre o tabagismo. A maioria alegou que os usuários de maconha tinham problemas de memória e atenção.

Tais estudos são limitados, na medida em que, entre outras coisas, só encontraram uma associação entre o uso de cannabis e baixo QI. Os próprios autores reconhecem, no artigo publicado em PNAS que, apesar da força dos seus resultados, pode haver uma “terceira” variável desconhecida para explicar os resultados do estudo.

Este Post te ajudou?
  
  • maconha perde inteligencia?
  • fumo maconha como aumentar meu qi
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: