Frutas indicadas em uma dieta para colesterol alto

Rudney Alimentos Saudáveis, Frutas 09-10-15 Colesterol, colesterol alto, dieta para colesterol alto comentários

O colesterol é uma substância que se encontra no nosso corpo. Enquanto o seu nível está equilibrado, não há problemas, uma vez que é necessário para o bom funcionamento do nosso corpo. Mas, quando seus valores estão elevados, pode ter consequências muito graves para a nossa saúde.

Uma concentração elevada de colesterol no sangue pode ser causado por vários fatores, como uma origem genética ou por uma dieta com muitas gorduras animais. No entanto, independentemente da causa ou origem desse desequilíbrio, o mais importante é buscar formas para resolver esse problema.

As frutas, além de nos ajudar a perder peso e fornecer energia de uma forma saudável, também são grandes aliadas em uma dieta para colesterol alto. Recomenda-se comer pelo menos três porções de frutas frescas ao dia, incluindo uma fruta cítrica pelo menos.

Sinais de colesterol alto

Em suma, a hipercolesterolemia pode provocar:

– Depósitos de gordura na pele
– Inchaço ou dormência dos membros
– Perda de equilíbrio, tonturas, dores de cabeça
– Visão turva
– Dor no peito

Frutas para reduzir o colesterol

1 – Maçã

A maçã é um alimento muito eficaz para combater o colesterol alto, além de ter um poderoso efeito cardioprotetor, de acordo com a Universidade da Flórida nos EUA. O seu teor de pectina e polifenóis (antioxidantes), ajudam a melhorar o metabolismo dos lípidos e evita o risco de doenças cardíacas.

2 – Mirtilos

Estes pequenos frutos contêm um composto antioxidante chamado pterostilbene, o que permite a redução de colesterol LDL ou mau colesterol. Beber um copo de suco de mirtilos aumenta a lipoproteína de alta densidade (HDL), conhecida como colesterol bom).

3 – Abacaxi

O abacaxi é um fruto com alta concentração de pectina e fibras, que ajudam a reduzir o colesterol e promover a função intestinal saudável. A fibra elimina o excesso de gordura do corpo, reduz o metabolismo da gordura e a formação do mau colesterol no fígado.

4 – Uva

A uva é uma das frutas mais indicadas na dieta para colesterol alto. Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia (EUA), descobriu que tomar o suco desta fruta diminui a oxidação do mau colesterol e ajuda a manter o coração saudável, uma vez que promove a eliminação do colesterol no sangue.

5 – Ameixa

A ameixa é uma fruta que contém antocianinas, que são antioxidantes naturais que reduzem a absorção de colesterol ruim. E graças ao seu alto teor de fibra solúvel e insolúvel ajuda a eliminar o excesso de colesterol ruim obtido através dos alimentos.

6 – Laranja

O suco desta fruta proporciona uma grande dose de hesperidina, um antioxidante que ajuda a melhorar a função dos vasos sanguíneos e é ideal para uma dieta para colesterol alto.

7 – Romã

O alto teor de antioxidantes e polifenóis do romã tornam esta fruta uma grande aliada da saúde do coração. Segundo estudos, o romã poderia bloquear ou retardar a acumulação de colesterol nas artérias quando se tem níveis elevados de lipídios no sangue.

8 – kiwi

O kiwi é uma fruta que deve estar presente em sua dieta para colesterol alto, se você quiser mantê-lo sob controle. Ele contém fibra dietética sob a forma de pectina que não é apenas essencial para combater a prisão de ventre, mas também para evitar a absorção de colesterol no sangue.

Mais informações

Além de uma dieta saudável e, principalmente, com a redução da quantidade de gordura consumida, os exercícios físicos são essenciais para redução do colesterol ruim no organismo.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: