Flatulência: alimentos causadores e dicas de como evitá-la

Rudney Destaque, Dicas Saúde 27-12-14 evitar flatulência, flatulência, prevenir flatulências comentários

Uma flatulência é uma função do sistema digestivo para evitar um acúmulo de gás no corpo, embora seja para o nosso bem causa um efeito muito desagradável. Aqui estão algumas medidas que devem ser tomadas para evitar a flatulência.

Compreender as flatulências

É importante entender o que acontece no corpo quando se come: o alimento que não é digerido é enviado para o intestino grosso, onde enzimas o quebram e produzem os gases.

O processo é o seguinte: em primeiro lugar a comida vai a boca, onde a mastigação e a saliva dividem o alimento em pedaços menores que podem ser digeridos. O alimento passa através da boca para o esôfago (este decompõe a comida mais um pouco e empurra-a para o estômago).

Em seguida, o estômago decompõe os alimentos em um tipo de líquido que pode ser decomposto e absorvido pela parede do estômago. Em seguida, o alimento se move para o intestino delgado, onde continua se deteriorando, e o que resta de produtos químicos e compostos são absorvidos pelo sangue. Por fim, o que resta é dirigido para o intestino grosso e está composto essencialmente de resíduos líquidos e sólidos, prontos para serem expelidos do corpo.

Entenda que os gases e as flatulências são gerados quando os resíduos sólidos são separados no intestino grosso. Enzimas quebram a comida, a nível molecular, criando os gases como efeito colateral. Com o tempo, este gás se acumula e tem de ser expulso, uma vez que não é absorvido pelo organismo.

Como prevenir a flatulência

O melhor é evitar certos alimentos que criam quantidades excessivas de gases no corpo. Estes incluem:

– Amidos: batatas, trigo, milho, e a maioria das massas. O arroz é a única exceção neste campo.
– Feijão: foi comprovado que colocar os grãos de feijão em água durante várias horas antes do cozimento reduz este efeito, embora este procedimento também remova muitos nutrientes.
– Refrigerantes: ou seja, a maioria das bebidas a que é adicionado dióxido de carbono. Beber um copo de refrigerante não é o suficiente para causar grandes problemas, mas o consumo em grandes quantidades pode causar flatulência.
– Legumes: incluindo alcachofras, aspargos, brócolis, couve de bruxelas, repolho, couve-flor, pepino, pimentão verde, cebolas, ervilhas e rabanetes.
– Frutas: damascos, bananas, melões, pêssegos, peras, ameixas e maçãs.
– Ovos.
– Leite e produtos lácteos, como iogurte e queijos.
– Alimentos fritos.

No geral, tenha cuidado com os carboidratos, pois são o maior responsável em produzir flatulências, pois fermentam a partir do nosso estômago gerando gases facilmente. Em suma, para evitar a flatulência, deve-se eliminar gradualmente os alimentos que causam gases.

Mais informações

As flatulências podem causar muitas situações incômodas, mas fazem parte de um processo natural de nosso organismo. Para prevenir sua ocorrência devemos, além de evitar os alimentos citados acima, procurar por soluções para eliminar os gases intestinais, para isso recomendamos alguns remédios naturais contra gases, embora também exitam fármacos para o mesmo propósito.

No entanto, as flatulências podem ser causadas também por outras situações como modo de comer, falar e o ato de fumar, onde podemos engolir ar, o que pode gerar mais gases que o normal e causar desconforto abdominal.

Este Post te ajudou?
  
  • excesao de faltulencia
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: