Exercícios para tratar os problemas de saúde emocionais mais comuns

Rudney Destaque, Dicas Saúde 11-12-14 Ansiedade, combater doenças, Estresse, insonia comentários

A movimentada vida moderna traz consigo uma série de doenças e problemas de saúde emocionais consideradas leves ou suportáveis, mas que podem acabar repercutindo em problemas ainda maiores que nos afetam fisicamente. Estamos falando do estresse, ansiedade, irritabilidade, cansaço mental e insônia.

Quando tais problemas comuns ocasionalmente manifestam-se moderadamente, podemos recorrer a prática esportiva e ao exercício físico para absorver esse impacto e diminuir seus efeitos. Liberar adrenalina, praticar técnicas e posturas de relaxamento, trabalhar nossos músculos, podem trazer benefícios que compensem a enorme quantidade de tarefas e preocupações que enfrentamos diariamente.

Aqui apresentamos exercícios ou esportes que vão ajudar com os problemas de saúde mais comuns em qualquer adulto:

– Se você sofre de estresse: se o trabalho, as crianças e as obrigações geram uma sensação de estresse todos os dias, inclua na sua rotina a prática de tai chi. É uma antiga arte chinesa baseada em movimentos lentos e precisos que requerem uma respiração profunda e uma concentração total. Ele vai deixar suas preocupações de lado, fazer você encarar seus dias de forma mais positiva e isso repercutirá em seu estado de ânimo e em seu relacionamento com sua família. Outra boa opção é o pilates, que além de favorecer a concentração através da respiração, irá ajudá-lo a melhorar seu equilíbrio, fortalecer o abdômen e aumentar a elasticidade.

– Se você é irascível: irritabilidade é outra consequência direta do estresse, o que pode levar a problemas nas relações familiares. Nestes casos, o melhor é praticar algum exercício ou esporte que ajuda a liberar a tensão e adrenalina, favorecendo a distração da mente através da concentração. Disciplinas como kickboxing, body combat ou cardio boxe são ideais para liberar a frustração e raiva. Além disso, vai ajudar você a ficar em forma, melhorar o equilíbrio, flexibilidade, coordenação e resistência.

– Se você dorme mal: se você não consegue dormir a noite, mesmo que se sinta exausto (sobretudo mentalmente), tente aumentar o exercício físico para que o esgotamento físico te ajude a dormir mais rapidamente. Para fazer isso, você pode escolher praticar disciplinas aeróbicas que envolvam algum grau de força e controle da respiração. Você pode correr, andar de bicicleta, nadar, jogar uma partida de futebol ou tênis, bem como qualquer tipo de atividade coreográfica (dança, zumba, etc.).

Sim, você deve considerar a sua idade e condição física ao decidir que esporte praticar e nunca fazê-lo justo antes de dormir, porque você vai ter o efeito oposto ao que se pretende neste caso.

– Se você tem ansiedade: se os problemas e as preocupações proporcionam uma sensação de nó no estômago que não deixa você seguir em frente, é preciso encontrar atividades físicas que promovam relaxamento e distração da mente, como yoga, yogilates (que mistura ioga com pilates), ou body balance (yoga, tai chi e pilates). Todos eles vão ajudá-lo a tonificar o corpo, aumentar a flexibilidade e equilíbrio, enquanto conciliam o corpo e a mente.

– Se você tem dores musculares leves: se você sofre ocasionalmente de dores leves, como aquelas localizados no pescoço, costas ou joelhos, isso significa que deve fortalecer essas áreas com exercícios específicos de força. Nesse caso, recorra a profissionais que podem te indicar as máquinas, exercícios e movimentos indicados no seu caso.

– Se você se sentir cansado e fatigado: pode parecer contraditório que o exercício físico vai nos fazer sentir melhor quando estamos cansados, sem motivo aparente. Mas é mais do que provado que as pessoas sedentárias sofrem crises de fadiga com mais frequência do que aquelas que mantêm uma atividade aeróbica moderada. Basta fazer 20 minutos de ciclismo, meia hora de natação em um ritmo constante e moderada ou ir para um passeio em um bom ritmo, para que o nosso corpo recarregue as energias e esteja ativo.

Dicas extras

Se você notou, os exercícios físicos são sempre indicados para curar e tratar diversas enfermidades, dentre muitos outros benefícios que proporcionam ao nosso corpo, como para ajudar a perder peso, melhorar nosso condicionamento físico e trazer mais qualidade de vida. Mas por que não implementá-los em nossa rotina diária antes que esses problemas citados acima possam aparecer? Pois além de tudo isso, praticar exercícios físicos é divertido, tem efeito calmante e prazeroso, além de nos ajudar a prevenir, como vimos, muitas doenças.

Estresse, insônia, ansiedade, cansaço, irritabilidade… todos esses sintomas cada vez mais comuns em nossa vida, são grandes fatores de risco para nossa saúde e devem ser tratados antes que causem transtornos maiores. Procure reservar um tempo para praticar exercícios físicos e cuidar da saúde.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: