Exercícios para escoliose de coluna

Rudney Destaque, Dicas Saúde, Tratamentos 20-03-14 causas específicas da escoliose, escoliose, exercício básico para pacientes com escoliose, exercício para a escoliose de coluna, Exercícios para a escoliose comentários

A escoliose é um desvio nas vértebras da coluna, uma anomalia da coluna vertebral caracterizada por curvaturas na mesma, o que provoca dor intensa na parte de trás, afeta o crescimento e cujos sintomas podem piorar com o tempo. Esta anomalia geralmente apresenta muito mais problemas do que realmente pensamos e acontece mais frequentemente em mulheres do que em homens, por isso hoje no Dicas sobre Saúde, apresentamos alguns exercícios para a escoliose da coluna, que podem ser de grande ajuda.

A grande maioria das vezes não costumamos saber as causas específicas da escoliose como tal, em alguns casos essa anomalia geralmente afeta as pernas, deixando uma maior que a outra. A escoliose pode ocorrer devido a alguma complicação durante o parto ou por outras condições neuromusculares, como a distrofia muscular ou paralisia cerebral.

Tratamentos para escoliose

Existem diferentes tratamentos para escoliose e em alguns casos a cirurgia é recomendada pelos médicos, a recuperação é geralmente algo extenso e, por vezes, necessário. Mas também há outras alternativas, por exemplo, dieta e exercício, em que vamos focar.

Exercícios para a escoliose podem fortalecer os músculos e o corpo, aliviando a dor causada pelo problema. Execute os exercícios apresentados abaixo e consistentemente repita diariamente entre 8 e 12 vezes.

Lembre-se que, como sempre te sugerimos, antes de iniciar qualquer tipo de tratamento alternativo, você deve consultar o seu médico ou especialista que está tratando a doença.

Exercícios para escoliose

Exercício 1

Este é um exercício básico para pacientes com escoliose. Um par de halteres com cerca de 1 quilo cada será necessário. Fique em pé e coloque os braços estendidos na frente de você abaixo da cintura. Erga os braços, elevando os cotovelos ligeiramente mais acima das mãos. Em seguida, empurre os braços para baixo e espere um momento antes de repetir. Faça 3 séries de 10 repetições. Não se esqueça de manter a coluna reta.

Exercício 2

Para este exercício, precisamos de algo para apoiar os braços, seja ou uma bola de exercícios ou uma cadeira, e algo pesado para segurar com a outra mão. Apoie sobre a cadeira com o braço esquerdo e segure o peso em sua mão direita. Deixe os joelhos ligeiramente flexionados e um pé para frente apoiado na cadeira e um para trás no chão. Passe o braço direito abaixo do joelho e puxe para cima até tocar o peito (num movimento como se estivesse serrando algo), nesse momento tente separar as omoplatas, tanto quanto possível. Lentamente traga o braço para baixo. Faça 3 séries de 10 repetições, não se esquece de inverter as posições, ora do lado direito, ora do lado esquerdo.

Exercício 3

Com este exercício para a escoliose de coluna, necessitamos ficar em pé com as pernas separadas na largura da cintura e baixar, sempre com a coluna e os joelhos retos, e tentar tocar o chão. Em seguida, começar a subir como se estivéssemos tentando manter as costas o mais reto e firme possível. Mova os braços puxando para trás e ligeiramente para cima, deixando-os até a altura da parte superior do tórax com os cotovelos atrás das costas e aperte as omoplatas quanto possível antes de liberar e soltar os braços para trás.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: