Exames médicos que todos deveriam fazer

Davi Dicas Saúde 26-12-14 dicas, exames médicos, exames recomendados comentários

Exames médicos que todos deveríamos fazer

Com nossas vidas ocupadas, dedicamos boa parte do tempo à família e ao trabalho, além disso, muitas pessoas vão a academia e passam longas horas com os amigos.

Só que devemos ter atenção a um assunto, a nossa saúde. Precisamos reservar um tempo para ir ao médico fazer alguns exames. Só assim teremos certeza que estamos saudáveis. Então vamos ver agora alguns exames muito importantes que deveríamos fazer.

Papanicolaou

O exame de Papanicolau é um teste simples, basta levar alguns minutos, e em que o seu ginecologista usa um pequeno pincel e espátula para coletar células do colo do útero para detectar alterações pré-cancerosas.

Muitos acham que esse exame deve ser feito somente uma vez por mês, mas o ideal é que ele seja feito uma vez por ano, para ter certeza de que está tudo ok.

Exame de pele

Tendo em conta que o câncer de pele está crescendo, é importante fazer um exame de pele uma vez por ano. Ele também é um procedimento simples em que o dermatologista examina a pele do corpo inteiro (incluindo o couro cabeludo, órgãos genitais e entre os dedos), em busca de crescimentos suspeitos, moles ou lesões.

As doenças sexualmente transmissíveis (DST)

Se você tem menos de 25, você deve realizar os seguintes exames: de sangue, urina e/ou manchas genitais a cada ano. As DSTs estão bem comuns hoje em dia, por isso é importante fazer esses exames uma vez por ano.

Também é recomendado para todas as pessoas mais velhas, sexualmente ativas com fatores de risco, tais como um novo parceiro, ou mais de um parceiro sexual.

Mamografia

Aos 40 anos, você deve fazer a sua primeira mamografia e, a partir dessa idade a cada ano, especialmente se você tem fatores de risco, como histórico familiar. “Começando cedo salva milhares de vidas”, diz Elisa Porto, MD, chefe de cirurgia da mama e diretora do Centro de mama Dubin no Hospital Mount Sinai, em Nova York.

Exame clínico da mama

Como parte de sua visita ao ginecologista regularmente, você deve pedir para realizar um exame clínico da mama para detectar anormalidades no tamanho ou na forma dos seios, a pele ou os mamilos e protuberâncias suspeitas que podem indicar câncer.

Pressão arterial

Como a pressão arterial elevada aumenta o risco de doença cardíaca, acidente vascular cerebral, insuficiência renal e outras doenças graves, então devemos fazer um exame da pressão arterial a cada dois anos. Mas se você tiver fatores de risco, como uma pressão arterial já elevada, então é importante fazer esse exame no mínimo 1 vez por ano.

Exame ocular

Em um exame oftalmológico completo, o médico faz coisas como medir a pressão ocular e examinar o interior de seus olhos pela dilatação. Mesmo se você achar que tem a visão perfeita, é essencial fazer um exame a cada ano.

Quando você está entre 20 e 30 anos, o Dr. Taylor sugere que seja feito um exame completo com um oftalmologista a cada 5 ou 10 anos (anualmente se você usar lentes de contato). A partir dos 40 deve ser feito um exame completo a cada dois anos.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: