Evite ficar resfriado ao fazer exercícios físicos

Mateus Doenças 24-09-14 Resfriados, temperatura corporal comentários

Evite ficar resfriado ao fazer exercícios físicos

O outono é uma das épocas mais comuns em que o resfriado aparece, e a queda na temperatura é um dos principais culpados para que isso aconteça, pois o nosso corpo não está acostumado a esse tipo alterações.

Por isso, a prevenção é a base para conseguir evitar todas as formas de resfriados, mas muitas vezes esquecem a importância de sua realização, especialmente quando nos exercitamos, um dos momentos em que as mudanças de temperatura são mais bruscas. Por isso, queremos dar algumas dicas para evitar resfriados enquanto praticamos esportes.

O suor, a rápida passagem do corpo do estado frio para o quente, às vezes a pouca roupa que levamos … são algumas das razões pelas quais a nossa temperatura corporal diminui enquanto fazemos esporte, assim sofremos um risco de pegar resfriados. Principalmente isso acontece quando estamos parados ou descansando do exercício realizado durante toda a rotina de treinamento. Por isso, é necessário antes de tudo saber o que significa ir para a prática de esporte para escolher as roupas certas para que depois não fiquemos resfriados, já que não é a mesma coisa praticar esporte na rua do que dentro de casa.

Não só a quantidade de roupa é importante na prevenção de resfriados, quando fazemos exercícios, mas a qualidade também é essencial, uma vez que o material em que é fabricado e da tecnologia utilizada para a sua fabricação tem muito a dizer na manutenção da temperatura do corpo. Tecidos de algodão geralmente tendem a absorver muito suor que esfria e ajuda a reduzir a temperatura do nosso corpo. Por isso, é melhor optar por outros mais elaborados para facilitar ainda mais a transpiração e evitar o acúmulo de suor que é o que faz com que a temperatura diminui drasticamente.

É importante que nós usamos não só roupas adequadas ao exercício, mas também é necessário eliminar o excesso de transpiração, tanto quanto possível, e que está a fazer o que devemos fazer é sempre levar uma pequena toalha nos ajudará a absorver o suor e evitar a sua acumulação. Isto, juntamente com a roupa certa vai ajudar a manter a pele mais ou menos úmida, mas nunca em excesso.

Devemos levar em conta a necessidade de manter a temperatura corporal mesmo tendo terminado o exercício. É verdade que, enquanto estamos realizando exercícios nossa temperatura corporal aumenta, assim como nós precisamos parar de nos cobrir com mais roupas para continuar a manter aproximadamente a mesma temperatura e assim, evitar uma crise repentina. Você precisa levar isso em conta para evitar o resfriado desnecessário simplesmente por não tomar as medidas adequadas.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: