Drunkorexia: um transtorno que mistura alcoolismo e anorexia

Rudney Doenças 30-01-15 alcoolismo, Anorexia, distúrbio alimentar, drunkorexia, transtorno alimentar comentários

Você já ouviu falar da drunkorexia? Este transtorno também conhecido como anorexia alcoólica ou álcoolrexia, mistura alcoolismo e anorexia, pode não ser muito conhecido, mas, infelizmente, está crescendo entre os jovens. Os afetados substituem as calorias dos alimentos pelas das bebidas alcoólicas. Em suma, a ideia é não comer para manter a bebida.

Neste distúrbio alimentar se junta a obsessão em ser magra com a aceitação social do consumo de álcool. Além de quão prejudicial pode ser o consumo excessivo de álcool, também se soma o aporte de energia (calorias) de todas as bebidas alcoólicas. Tenha em mente que um grama de álcool fornece 7 kcal, uma lata de cerveja representa cerca de 110 calorias e um copo de vinho cerca de 80 calorias.

Riscos da drunkorexia

Especialistas alertam sobre os riscos da drunkorexia para os jovens que acreditam que as calorias não ingeridas por alimentos tradicionais serão compensadas pelas ​​calorias de bebidas alcoólicas. No entanto, esta doença tem uma grande quantidade de efeitos no corpo. Por exemplo, o fígado feminino sofre mais pelo álcool, ainda que ingere em uma quantidade menor e por um tempo mais curto do que o homem. Em adição, o coração da mulher também é mais vulnerável aos efeitos do álcool. Apesar de tudo isso, a drunkorexia está se espalhando, principalmente entre jovens do sexo feminino.

Tratamento para drunkorexia

O diagnóstico preciso é o primeiro passo para um tratamento que deve ser feito com a ajuda de um psicólogo, a fim de tentar tratar o distúrbio, os problemas asociados e padrões errôneos adquiridos. Além disso, pode ser necessário um nutricionista para recuperar o equilíbrio nutricional perdido, um dos objetivos prioritários do tratamento.

Mais informações

Os padrões de beleza impostos pela sociedade e a abscessão por um “corpo perfeito” e magro muitas vezes ajuda a causar esse tipo de distúrbio, assim como outros transtornos como a anorexia e bulimia.

Outro transtorno alimentar menos conhecido, mas igualmente perigoso, que já tratamos anteriormente, é a diabulimia, que envolve um distúrbio alimentar ligado a diabetes.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: