Dormir bem é uma arma eficaz contra o ganho de peso

Rudney Bem estar, Dicas Saúde 01-09-14 arma eficaz, Dormir bem, evitar o ganho de peso, ganho de peso comentários

dormir bem para não engordar

O descanso é um dos pilares da saúde, juntamente com a nutrição e exercício físico. Dormir bem pode ajudar a regular o peso, pois durante o sono ocorrem importantes processos metabólicos e hormonais.

Dormir bem: uma arma eficaz no combate contra o ganho de peso

A privação do sono impede o funcionamento normal de certos hormônios que regulam o metabolismo, algo fundamental na forma de como o corpo utiliza os nutrientes e reservas de energia. Portanto, dormir bem é uma arma contra o ganho de peso.

Muitos estudos realizados indicam que a privação de sono está associada com o ganho de massa gorda. Ou seja, dormir menos nos predispõe a armazenar mais gordura a longo prazo. Embora seja necessário mais estudos para saber a verdadeira razão.

Um dos hormônios afetados é a insulina. Tanto dormir pouco (5-6 horas), como dormir muito (9 horas), afeta negativa a sensibilidade à insulina. Isso resulta em menor utilização de glicose pelas células, que serão armazenadas como gordura.

Na maioria dos casos, tendemos a dormir menos porque dormimos tarde. Isso também pode influenciar os nossos hábitos alimentares, já que podemos ficar assistindo TV ou adiar o jantar, podendo comer um excesso de calorias na última hora do dia.

Um estudo recentemente, indicou que dormir poucas horas na infância predispõe à obesidade na idade adulta. E, outros estudos sugerem que dormir menos de 5 horas aumenta o risco de doenças cardíacas.

Embora ainda não esteja claro o que é dormir muito ou pouco, os especialistas recomendam dormir entre 7 a 8 horas para garantir um descanso completo. Embora, descansar e as horas de sono, muito depende da pessoa e de seu estilo de vida. No entanto, o importante é assegurar, dia a dia, um bom descanso.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: