Dores no braço esquerdo: como saber se é um infarto?

Rudney Dicas Saúde 08-01-16 dor braço esquerdo, dor no braco, dores no braço esquerdo comentários

Várias pessoas que sofrem dores no braço esquerdo, rapidamente ficam assustadas pensando que pode ser um problema de coração. Mas nem sempre essas dores estão relacionadas com o coração, as dores no braço esquerdo podem ocorrer por muitos outros motivos.

Embora nem sempre é possível determinar se as dores no braço esquerdo são insignificantes ou algo potencialmente grave, há vários recursos que podem ajudá-lo a reconhecer a diferença:

Dor no braço esquerdo

Em primeiro lugar, é fundamental saber que um ataque cardíaco é uma emergência extremamente crítica que deve ser abordada imediatamente. Se além da dor no braço, você sentir dor no peito, deve ir o mais rapidamente possível para um hospital.

Ataque cardíaco

Um ataque cardíaco ou infarto do miocárdio resulta em má circulação sanguínea no corpo. Esta má circulação provoca uma falta de oxigênio para os músculos do coração matando todas as células encontradas no músculo cardíaco.

Um ataque cardíaco pode ocorrer enquanto fazemos uma atividade física ou enquanto estamos em repouso, corremos o mesmo risco, de uma forma ou de outra.

Às vezes, as emoções intensas também podem causar um ataque cardíaco, o que pode ser fatal. A má circulação pode causar um coágulo de sangue em uma artéria coronária do coração, levando a um ataque cardíaco.

Os sintomas de infarto começam com uma forte dor aguda no peito semelhante ao esmagamento intenso que se move em direção ao braço esquerdo, costas, pescoço e queixo.

Angina de peito

A angina de peito está relacionada com a redução do fluxo de sangue e oxigênio para o coração, é uma doença da artéria coronária. Os sintomas mais comuns são dor, sensação de peso, aperto e queimação no peito, que se movem em direção ao ombro, braço, pescoço, mandíbula do lado esquerdo.

Ataque de pânico por estresse

Quando uma pessoa tem muito estresse causado por situações que não pode controlar, pode desenvolver um ataque de pânico. O ataque de pânico pode ser confundido com um ataque cardíaco, porque a pessoa tem sintomas muito semelhantes, como sudorese, palpitações e dor no peito que irradia para o braço esquerdo. A maioria das pessoas que têm essa condição e não procuram ajuda médica podem sofrer com problemas psicológicos e não cardíacas.

Má circulação

A má circulação no braço pode ser uma fonte de dor. Esse problema pode ser causado por fraturas no braço, uma dieta pobre em nutrientes para o corpo, a formação de coágulos sanguíneos no sangue, certos medicamentos, frio intenso, doença renal e pulmonar.

Má posição ao dormir

Em muitas ocasiões, dormimos em uma posição ruim, pressionando o braço com o corpo, causando má circulação, dor e formigamento na área. Portanto, devemos dormir em uma boa posição para evitar que isso aconteça.

Efeitos colaterais de medicamentos

Muitos medicamentos podem causar dor, formigamento, coceira e sensação de peso nos braços. Se você estiver tomando medicação e observar algum destes sintomas, por favor leia as contra-indicações na bula e consulte o seu médico.

Mastectomia

Mulheres que tiveram câncer de mama e tiveram que passar por uma mastectomia (remoção da mama), podem desenvolver uma dor abaixo do braço esquerdo.

Lesão do nervo

Se estiramos muito o nervo do braço esquerdo também podemos causar uma lesão e chegar a rompe-lo. Normalmente, isso acontece com as pessoas que praticam esportes. Dependendo da gravidade da lesão, pode ser necessário uma cirurgia.

Lesão do manguito rotador

O ombro é formado por uma série de músculos chamados manguito rotador. Quando estes músculos estão danificados ou inflamam, os tendões que formam o manguito rotador podem causar graves dores no braço. Se estiver um problema nesta área é preciso procurar ajuda médica.

Tendinite

A tendinite é a inflamação dos tendões, neste caso, seriam os tendões que ligam os músculos aos ossos do ombro. A tendinite pode ocorrer por movimentos repetitivos no ombro ou uma lesão súbita. Esta condição é conhecida como cotovelo de tenista, cotovelo do golfista, ombro do nadador, ombro do arremessador.

Quando consultar um médico

Nem todas as pessoas que sofrem de dor no braço esquerdo têm um problema cardíaco. Às vezes pode ser causado por um movimento ruim, sono inadequado e outras razões sem muita importância. No entanto, dependendo dos sintomas é preciso procurar um médico, tais como:

– Quando a dor é repentina e severa.
– Sentir um aperto no peito.
– Já teve uma lesão no local.
– Já fraturou o braço.
– Mesmo com tratamento e medicação a dor ainda persiste.

Mais informações

Se você pertence a uma população de risco para um ataque cardíaco, como homens com mais de 45 anos e mulheres com mais de 55 anos, fumantes, que sofrem com colesterol alto, hipertensão e diabetes, nestes casos, uma dor no braço esquerdo, acompanhada de dor aguda na região do peito deve ser examinada com urgência.

Este Post te ajudou?
  
  • Dor no braço esquerdo
  • dor no braço esquerdo o que pode ser
  • dores no braço esquerdo
  • dor braço esquerdo
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: