Dor no joelho: causas, diagnóstico e tratamentos

Rudney Dicas Saúde 16-05-15 Dicas Saúde, Dor, Dor no Joelho, joelho comentários

Dor no joelho é, por definição, uma dor na articulação do joelho. Esta dor é comum, especialmente nos homens mais velhos que sofrem de osteoartrite. Mas também ocorre em caso de lesões, sobrecarga ou cargas desequilibradas.

A articulação do joelho liga o osso da coxa (fêmur) e o osso da tíbia e panturrilha. Entre estes ossos estão dois meniscos, dois discos de fibrocartilagem que agem como amortecedores. Em frente está a rótula. A articulação do joelho é mantida por ligamentos e músculos, por exemplo, os ligamentos cruzados.

O joelho é uma articulação que muitas vezes é afetada do ponto de vista traumatológico porque suas características anatômicas fazem com que se encontre exposto a traumatismos diretos e indiretos. Além disso, ele está relacionado com processos degenerativos e inflamatórios. A maioria das patologias do joelho podem ser diagnosticadas por histórico clínico, realização de exames físicos e exames radiográficos específicos.

Causas da dor no joelho

As dores no joelho podem ser causadas por grandes cargas pesadas ​​sobre a articulação do joelho, pela atividade diária ou pela prática regular de atividades esportivas como corrida ou saltos. Durante estes exercícios, o joelho é submetido a elevadas tensões. Se a carga está incorreta ou é muito grande, ou o joelho tenha sido lesionado, inflamado ou irritado em uma de suas muitas estruturas (por exemplo, osso, cartilagem, meniscos, ligamentos cruzados ou rótula) da articulação do joelho, a dor no joelho é notável.

Existem diferentes causas para a dor nos joelhos. As mais proeminentes são os seguintes:

Artrite (inflamação das articulações no joelho)
– Artrite reumatoide
– Osteoartrite (desgaste da articulação do joelho: osteoartrose do joelho)
– Cisto de Baker
– Condromalácia Patelar
– Lesão do menisco
– As lesões ligamentares (por exemplo, ruptura do ligamento cruzado)
– Tendinite patelar (joelho de saltador)
– Ataque de gota
– Fratura na articulação do joelho (por exemplo tíbia quebrada)
– Bursite no joelho
– Luxação da patela
– Síndrome de Hoffa (inflamação de um acumulo de gordura localizada no interior do joelho, logo atrás do tendão patelar)

Diagnóstico

Especialmente se for uma forte dor no joelho, que ocorre durante um período prolongado de tempo, é muito importante um diagnóstico exato pelo médico. Isto irá esclarecer as causas do desconforto e também poderá determinar se existe um prejuízo que requer um tratamento específico (tais como ruptura do ligamento cruzado, por exemplo).

Você deve ir a um médico ortopedista ou cirurgião ortopédico, que fará algumas perguntas na consulta. O importante é determinar desde quando você sofre da dor, localizar exatamente onde é a dor (por exemplo, lado interno do joelho), e se o joelho já tenha sofrido uma lesão ou acidente.

Ele vai continuar a conduzir uma análise aprofundada do joelho usando vários testes de movimento. Tendo em vista o desconforto (por exemplo, inchaço da articulação do joelho e amplitude do movimento limitada), o médico pode determinar qual a área do joelho está danificada e qual a sua incidência.

Dependendo dos resultados, podem ser necessários outros testes de diagnóstico. Entre eles, os mais comuns são:

– Raio X do joelho
– Ultra-sonografia
– Tomografia de ressonância magnética (MRT)
– Artroscopia
– Punção articular em caso de derrame articular

Tratamento

O tratamento da dor no joelho depende da causa subjacente do problema. Se for excesso de peso, o primeiro passo é sempre emagrecer. Às vezes uma dor aguda no joelho pode ocorrer após uma sobrecarga ou carga desbalanceada e desaparece completamente após um período de descanso mesmo sem tratamento.

Os problemas do joelho podem ser tratados sintomaticamente com analgésicos e anti-inflamatórios em diferentes apresentações disponíveis, tais como cremes ou comprimidos. Injeções ou lavagens articulares possuem cortisona ou anestésicos locais que são adequados para um tratamento analgésico em caso de joelho dolorido, mas devem ser sempre sob prescrição médica.

Em alguns casos, a dor no joelho só pode ser tratada através de cirurgia. Muitas lesões no joelho podem ser tratadas utilizando uma artroscopia. No caso de uma osteoartrite do joelho, muitas vezes é realizado uma osteotomia. Neste procedimento, o cirurgião separa o tecido ósseo ou corta um fragmento do osso para corrigir uma posição errada da articulação.

Em alguns casos, quando outros tratamentos não representam qualquer ajuda e o desconforto diminui extremamente a autonomia, a possibilidade de uma prótese de joelho surge. A articulação do joelho é a articulação mais substituída após a articulação do quadril.

Em caso de dor no joelho há outras medidas que podem ser úteis. Dependendo do diagnóstico pode melhorar com medidas simples como repouso temporário ou por aplicação de calor ou frio diretamente sobre o joelho. Cada dor joelho é única e exige um tratamento pessoal a ser prescrito pelo seu médico.

Os tratamentos mais comuns são:

– Fisioterapia
– Tratamento térmico
– Treinamento muscular (fortalecimento e alongamento)
– Exercício e esportes (como a natação ou ciclismo)
– Hidroterapia e balneoterapia
– Eletroterapia e ultrassom terapêutico
– Medidas ortopédicos (tais como ataduras, meias ou joelheiras)

Mais informações

Como vimos, são muitas as causas das dores nos joelhos, mas em casos de artrite você pode conferir nossa matéria sobre remédios naturais para aliviar a artrite. Também poderá rever nosso artigo sobre como aliviar as dores no joelho para se livrar desse incômodo.

Este Post te ajudou?
  
  • dor no joelho
  • tosse seca dor na junta do joelho
  • tosse e dor no joelho
  • beneficios da.puncao seca no joelho
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: