Dor lombar: dicas para tratar a lombalgia

Rudney Dicas Saúde, Tratamentos 25-02-16 dor lombar, dor na lombar, lombalgia comentários

A lombalgia é uma dor experimentada por quase todo mundo em algum momento da vida. Essa dor começa na parte inferior das costas, que começa abaixo da caixa torácica, chamada a região lombar. Felizmente, a dor lombar geralmente melhora por conta própria. Quando isso não ocorrer, existem alguns tratamentos eficazes.

Sintomas da lombalgia

Os sintomas variam de uma dor aguda a uma sensação de pontada na região. A dor pode dificultar sua locomoção ou até mesmo impedir que você fique em pé. A lombalgia, aparece de repente e muitas vezes ocorre depois de uma lesão em algum esporte, por levantar objetos pesados ou ficar em uma má postura. A dor que dura mais de três meses é considerada crônica. Se a dor não melhorar dentro de 72 horas, você deve consultar um médico.

A lombalgiaCausas e dicas para aliviar as dores nas costas na maior parte das vezes não é grave, no entanto, uma dor na lombar pode ser algo mais sério e requerer uma atenção urgente. As dores nas costas após uma queda ou lesão deve ser verificada por um profissional de saúde. Outros sinais de alerta incluem uma perda de controle do intestino ou bexiga, fraqueza nas pernas, febre e dor ao tossir ou micção. Se você tiver algum destes sintomas com dor nas costas, consulte o seu médico.

Causas da lombalgia

A dor nas costas após o trabalho pesado ou durante a prática de exercícios é frequentemente causada por uma tensão muscular. Mas às vezes a dor lombar pode estar relacionada com um problema no disco da coluna. Se o disco pressiona o nervo ciático, a dor pode ocorrer desde a nádega até uma perna. Isso é chamado de dor ciática.

Se o seu trabalho envolve levantar, puxar, virar-se ou qualquer outro movimento que envolve a coluna vertebral, isso pode contribuir para causar a lombalgia. No entanto, permanecer sentado todos os dias por muito tempo também tem seus riscos, especialmente se a sua cadeira for desconfortável e você mantém uma má postura.

Embora você possa levar sua bolsa ou mochila sobre os ombros, é a região inferior das costas que suporta a parte superior do corpo, incluindo qualquer peso extra que você carrega. Assim, uma bolsa pode sobrecarregar a parte inferior das costas, especialmente se for um hábito diário. Se você tem de transportar uma carga pesada, considere usar uma mala com rodas.

Os exercícios físicos são uma das causas mais comuns de músculos sobrecargas e lesões que levam a dor na parte inferior das costas. Você está especialmente vulnerável ​​se tende a ficar inativo durante a semana de trabalho e, em no fim de semana, passa horas na academia ou campo de futebol.

A coluna suporta um peso maior quando está curvada. Isso significa que uma má postura aumentar as chances de sofrer com a lombalgia. Tente permanecer com a coluna reta, ombros para trás e o peso equilibrado em ambos os pés.

As vértebras da coluna são amortecidas por discos que estão propensos ao envelhecimento, desgaste e lesões. Um disco enfraquecido pode romper-se, colocando pressão sobre os nervos da coluna vertebral. Isto é conhecido como hérnia de disco e pode causar dor severa.

Várias doenças crônicas também podem levar a dor nas costas e lombalgia. Algumas delas são:

– Estenose do canal vertebral: um estreitamento do espaço em torno da medula espinhal, que pode colocar pressão sobre os nervos espinhais.
– Espondilite: refere-se a dor lombar crônica e rigidez devido à inflamação grave das articulações da coluna vertebral.
Fibromialgia: provoca dor muscular generalizada, incluindo dores nas costas.

Quem está em risco de sofrer de lombalgia

A maioria das pessoas obtêm a sua primeira experiência de lombalgia depois dos 30 anos. As chances de ataques adicionais aumentam com a idade. Outras razões que aumentam as chances de sofrer de dor lombar incluem:

– Estar acima do peso
– Manter um estilo de vida sedentário
– Trabalhos pesados

Diagnóstico da dor lombar

Para ajudar o médico a diagnosticar a origem da dor lombar, é necessário especificar o tipo de dor, quando começaram os sintomas e qualquer histórico de doenças crônicas. O seu médico provavelmente não terá que pedir um raio-X, tomografia computadorizada ou ressonância magnética antes do tratamento.

Tratamentos para lombalgia

A lombalgia devido à tensão muscular geralmente melhora por conta própria, mas você pode tomar medidas para se sentir mais confortável. Os exercícios físicos são grandes aliados para tratar a lombalgia, porém estão totalmente contra indicados em caso de dor aguda. Compressas quentes ou banhos quentes podem proporcionar alívio temporário da dor. Outras maneiras de aliviar a dor incluem:

Ioga

Se você sofre frequentemente de lombalgia, praticar atividades físicas pode melhorar essa condição e uma das mais recomendadas é a ioga. Em um estudo, as pessoas que fizeram 12 semanas de aulas de ioga apresentaram menos sintomas de dor lombar do que as pessoas que receberam um livro sobre os cuidados para dor nas costas. Os benefícios ainda duraram por vários meses após as aulas acabarem. O estudo sugere que o ganho de alongamento corporal e o fortalecimento muscular adquirido pela ioga garantem a melhora da dor.

Massagem terapêutica

A massagem pode aliviar a dor nas costas crônica, especialmente quando combinada com exercício e alongamento. Pesquisadores descobriram que os pacientes que faziam massagens, exercícios e alongamento, foram capazes de mover-se mais facilmente e tinham menos dor a curto e longo prazo.

Acupuntura

Um estudo que contou com centenas de pessoas com dor nas costas, encontrou resultados surpreendentes. Aqueles que tiveram a acupuntura simulada (que envolveu palitos) tiveram os mesmos benefícios que aqueles que tiveram a acupuntura real com agulhas. Após oito semanas, ambos os grupos tiveram maior alívio da dor.

Fisioterapia

Um programa de reabilitação pode ajudar a fortalecer os músculos e ajudar você a voltar as suas atividades diárias. Um fisioterapeuta pode guiá-lo através de alongamento, exercícios de força e cardíacos de baixo impacto para ajudá-lo a se tornar mais apto, sem forçar as costas.

Fortalecimento da coluna

Existem dois tipos de movimentos de treinamento de força que podem beneficiar a parte inferior das costas, estes são exercícios de flexão e extensão. Nos exercícios de flexão, se inclina para a frente para esticar os músculos das costas e quadris. Já os exercícios de extensão, se inclina para trás para desenvolver os músculos que sustentam a coluna vertebral.

Dependendo da causa da sua dor nas costas, existem alguns exercícios que você não deve fazer. Se você tem dor nas costas, não se esqueça de conversar com seu médico sobre quais exercícios são seguros para você.

Medicamentos

Dor leve na região lombar, muitas vezes é tratada com analgésicos como paracetamol, ibuprofeno ou aspirina. Cremes para aliviar a dor também podem ser úteis para dores musculares. Para a dor severa ou dor crônica, você tem que consultar um médico.

Não tome qualquer medicamento sem indicação médica. Somente o médico pode prescrever o melhor medicamento para seu tratamento e sua correta dosagem.

Dicas para prevenir a lombalgia

Pode evitar uma dor na região lombar existem passos que você pode tomar para reduzir o risco:

– Manter um peso saudável
– Exercitar-se regularmente
– Manter uma boa postura
– Não permaneça curvado por um longo tempo
– Quando abaixar, dobre os joelhos, não a coluna
– Tenha um bom colchão

Mais informações

A lombalgia é frequentemente simples de tratar, no entanto, a correção postural, principalmente para quem fica muito tempo sentado no trabalho e o fortalecimento dos músculos dessa região através de exercícios físicos são essenciais para que a dor não se torne crônica.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: