Dor ao urinar: causas e sintomas

Rudney Dicas Saúde 04-10-13 Destaque, Dicas Saúde, disúria, dor ao urinar, dor de urina comentários

Dor ao urinar: causas e sintomas

A disúria é a sensação de dor, ardor ou desconforto que ocorre ao urinar. Embora a disúria ou dor urinária geralmente indique a presença de uma infecção do trato urinário esse desconforto pode ter uma variedade de causas, podendo ser acompanhado por micção frequente.

É uma doença comum que afeta de 5% a 15% da população e ocorre mais frequentemente em mulheres, especialmente as jovens e sexualmente ativas, mas também afeta grávidas e pessoas com diabetes.

Nos homens, as infecções do trato urinário são menos comuns, sendo que a micção e a dor são os sintomas mais comuns da uretrite ou certas doenças da próstata.

Os sintomas da dor de urina

Os sintomas da dor de urina podem variar entre homens e mulheres, mas ambos os sexos sofrem geralmente de ardor, picadas ou comichão.

A dor no início da micção é frequentemente um sintoma de uma infecção do trato urinário, e se ocorre após a micção pode indicar um problema com a bexiga ou próstata.

Nas mulheres, a dor pode ser interna devido a uma infecção do trato urinário ou externa causada pela inflamação ou irritação da pele sensível.

Causas da dor ao urinar

A infecção do trato urinário, uretra, bexiga ou rim é a causa mais comum da disúria, sendo que o tipo mais comum de infecções é a infecção da bexiga ou cistite, pielonefrite ou infecção nos rins, prostatite ou infecção de próstata e uretrite ou inflamação da uretra, ou as doenças sexualmente transmissíveis.

Entre outros fatores que podem causar disúria ou dor ao urinar incluem:

– Trauma, pelo dano ou irritação devido à colocação de um cateter local ou por contato sexual.

– Obstruções ou malformações anatômicas, devido a um aumento da próstata ou estenose uretral.

– Dor devido a lesões à genitália externa.

– Irritação ou reação externa por ducha frequente ou aplicação de produtos que podem ser irritantes.

– Efeitos hormonais após a menopausa.

– Doenças neurológicas, devido às condições nervosas que causam as dificuldades de esvaziar a bexiga.

– Câncer de próstata, rim, bexiga, vagina/vulva ou câncer de pênis, entre outros.

– As condições médicas, como diabetes mellitus ou outras condições crônicas que suprimem o sistema imunológico.

– Os cálculos nos rins ou na bexiga.

– As doenças sexualmente transmissíveis, como clamídia ou gonorreia.

– Certos fármacos, tais como os utilizados no tratamento de câncer, que ocorre como efeito secundário de uma irritação da bexiga.

– A infecção renal, infecção vaginal ou vaginite e levedura na vagina.

Como é o diagnóstico

Dor ao urinar: causas e sintomas

O médico irá rever o histórico do paciente, e incluirá perguntas sobre a sua saúde geral e se houve episódios anteriores de disúria, bem como a frequência de micção e histórico sexual.

O exame físico vai depender em certa medida da informação histórica, o exame inclui geralmente um exame abdominal e de outros órgãos genitais externos, no caso das mulheres um exame ginecológico.

Uma amostra de urina pode ser pedida para ser enviada para a um laboratório, onde é examinada e confirma ou não a presença de bactérias causadoras da infecção.

O tratamento de disúria

Uma vez que a causa mais comum da disúria é uma infecção do trato urinário, a infecção é tratada com antibióticos, embora seja essencial saber sua causa, em todo caso, beber mais água ajuda a reduzir o desconforto da dor ao urinar.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: