Doenças de pele: conheça as 10 mais comuns

Rudney Doenças 02-04-15 Doenças, doenças de pele, pele comentários

A pele é o maior órgão do corpo e tem várias funções como manter os fluídos do organismo evitando assim a desidratação, proteger contra bactérias e vírus que causam infecções, além de agressões externas, regular a temperatura corporal entre outras.

Qualquer coisa que irrite, obstrua ou inflame a pele pode causar sintomas como vermelhidão, inchaço, queimação e coceira. Alergias, certas doenças e problemas no sistema imunológico podem causar erupções cutâneas, urticária e outros problemas de pele. Muitos doenças de pele como a acne, também afetam sua aparência.

A maioria das desordens e doenças da pele não são graves e são facilmente tratáveis, mas algumas são potencialmente graves. Doenças de pele, muitas vezes se resolvem por conta própria, mas as pessoas com condições crônicas devem consultar um médico para descartar doenças potencialmente graves.

Seria quase impossível falar de todas as doenças de pele, já que, desde celulite, estrias, acne, verruga, até dermatite, eczema, sarna, urticária entre outras, são exemplos de doenças de pele. Por isso, listamos as 10 mais comuns.

Doenças de pele

Acne

A acne é uma das doenças mais comuns da pele. Os cistos e espinhas desenvolvem-se devido à obstrução dos poros. As alterações hormonais, alguns medicamentos prescritos e bactérias contribuem para a acne. Os tratamentos mais populares são medicamentos orais e tópicos, com prescrição.

Celulite

A celulite é o terror das mulheres, que odeiam a aparência de “casca de laranja”, que ela deixa na pele, principalmente de coxas, quadris e nádegas. Sua causa é a gordura acumulada entre os cordões conjuntivos fibrosos. Quando as gorduras se acumulam, acabam empurrando a pele, criando uma superfície irregular, os famosos “furinhos”.

Estrias

São cicatrizes formadas pela destruição de fibras elásticas e colágenos da pele. As estrias aparecem com mais frequência na gravidez, por fatores hormonais, pelo uso de anabolizantes e quando há um aumento rápido de peso, além de fatores genéticos.

Eczema

A eczema ou dermatite de contato, é uma das várias erupções diferentes caracterizadas por pele seca, vermelha e coceira. É uma reação inflamatória que ocorre devido a exposição a componentes que causem alergias e irritações, como sabonetes, detergentes, solventes substâncias ácidas entre outras.

Sarna

A sarna ou escabiose é uma doença de pele contagiosa causada pelo Sarcoptes scabiei (ácaros da sarna) e que pode afetar qualquer pessoa. Os ácaros são transmitidos de pessoa para pessoa. Os ácaros da sarna de animais não vivem por muito tempo em um hospedeiro humano. Os ácaros da sarna alimentam-se de queratina e a proteína que constituem a camada superficial da pele. A doença causa coceira intensa, principalmente à noite.

Psoríase

É uma doença caracterizada por vermelhidão, manchas escamosas da pele e muitas vezes coceira. O cotovelos, joelhos, couro cabeludo e as costas são as áreas mais comuns para manchas de psoríase, embora as pessoas com psoríase grave podem apresentar sintomas em todo o corpo. Não há cura para esse problema, mas existem opções de tratamento, que variam entre hidratantes de pele, medicamentos tópicos e medicação via oral ou injetáveis, dependendo do grau da doença.

Câncer de pele

O câncer de pele não melanoma é o mais comum no Brasil e atinge um grande número de pessoas. Apesar de ter baixa letalidade e facilidade de cura, deve ser detectado precocemente. A doença é causada pelo crescimento anormal e descontrolado das células da pele. O melanoma é o tipo de cancer de pele mais agressivo. A exposição a radiação ultravioleta do sol e o uso de câmaras de bronzeamento, são os principais responsáveis pelo desenvolvimento de tumores cutâneos.

Micose

É uma infecção da pele causada por um fungo. A micose pode ser transmitida de uma pessoa para outra. Você pode obter micose tocando em alguém que está infectado ou ao entrar em contato com objetos contaminados pelo fungo como pentes, roupas, e elementos superfícies como chuveiro ou piscina. A micose também pode ser adquirida a partir de animais que carregam o fungo: os gatos são os transportadores mais comuns. Os fungos que causam micose prosperam-se em áreas quentes e úmidas e, atingem mais facilmente pele, unha e cabelos.

Urticária

A urticária é uma das doenças mais comuns da pele. É uma reação cutânea, caracterizada pela presença de placas avermelhadas na pele que causam coceira e queimação. A urticaria é uma reação alérgica que pode ser desencadeada por diferentes sintomas como a ingestão de certos alimentos e medicamentos, por exemplo. Suas placas podem ocorrem em qualquer lugar do corpo e aparecem ou desaparecem em várias áreas da pele sem deixar marcas.

Verrugas

Elas são pequenos tumores de pele geralmente indolores, causadas por um vírus chamado papiloma-vírus humano (HPV). Na maioria das vezes são inofensivas. Algumas verrugas são transmitidas através do sexo. As verrugas podem se espalhar de uma parte do corpo para outra e também podem ser transmitidas de uma pessoa para outra. Elas são assintomáticas, entretanto, algumas verrugas podem causar dor, coçar e sangrar.

Mais informações

Essas são as doenças mais comuns que podem atingir a nossa pele, embora existam muitas outras. Se você quiser saber um pouco mais sobre algumas delas indico nossos artigos que tratam exclusivamente da urticária, câncer de pele e micoses, além é claro, das famosas e indesejáveis estrias, celulites e acnes.

Este Post te ajudou?
  
  • o problema de pele:veruragas,sarnas e outras
  • doença que deixa a pele furinhos
  • corpo humano problemas na pele verrugas e sarnas
  • as 10 doenças mais comuns da pele
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: