Doença do carrapato e febre maculosa: sintomas e tratamentos

Rudney Doenças 23-03-15 Dicas Saúde, doença do carrapato, Doenças comentários

Febre maculosa também chamada de doença do carrapato, é causada pela bactéria Rickettsia rickettsii (R. rickettsii), que é transmitida por alguns carrapatos. A bactéria se espalha para os seres humanos através da picada do inseto. Apesar de ser mais comum em animais, a doença pode afetar seres humanos se o carrapato permanece por mais de 4 horas aderido à pele.

Os fatores de risco incluem caminhadas ou exposição recente a áreas onde se sabe que existem carrapatos que transmitem a doença. Apenas cerca de um em cada 1.000 carrapatos da espécie Dermacentor andersoni e Dermacentor variabilis carregam a bactéria, no Brasil, ela é transmitida pelo carrapato estrela e micuim da espécie Amblyomma cajennense. As bactérias também podem infectar pessoas que retiram carrapatos com as mãos sem luvas de seus animais de estimação.

A doença do carrapato é grave e pode levar a morte em alguns dias se não for tratada corretamente.

Sintomas

Os sintomas da doença do carrapato geralmente aparecem cerca de 2-14 dias após a picada de carrapato e podem incluir:

– Calafrios
– Confusão
– Febre
Dor de cabeça
– Dor muscular
– Erupção cutânea geralmente começa alguns dias após o início da febre, aparece pela primeira vez em punhos e tornozelos como manchas 1-5 mm de diâmetro, e depois se espalha para a maior parte do corpo. Cerca de um terço das pessoas infectadas não desenvolvem uma erupção cutânea.

Outros sintomas que podem ocorrer com esta doença:

Diarreia
– Sensibilidade à luz
– Alucinações
– Inapetência
– Náuseas
– Sede
– Vômitos

Exames e testes

O diagnóstico da doença é feito através de exame de sangue.

Tratamento

O tratamento envolve a remoção cuidadosa do carrapato da pele. Para eliminar a infecção, você precisa tomar antibióticos, como a doxiciclina ou tetraciclina. Estes medicamentos devem ser administrado em no máximo 5 dias após os primeiros sintomas da doença. Se isto não ocorrer, o paciente pode ficar com sequelas permanentes.

Expectativas (prognóstico)

O tratamento geralmente cura a infecção. Cerca de 3% das pessoas que contraem esta doença morrem.

Complicações da doença

– Danos cerebrais
– Problemas de coagulação
– Insuficiência cardíaca
– Insuficiência renal
– Insuficiência pulmonar
Meningite
– Pneumonite (inflamação dos pulmões)

Mais informações

Muitos parques e bosques abertos ao público, principalmente os que tem algumas espécies de animais como as capivaras, possuem placas com alertas de risco de carrapatos. É preciso respeitá-las em tomar algumas precauções como: examinar seu corpo e roupa cuidadosamente a cada 3 horas, usar roupas claras, pois facilitam enxergar os carrapatos, colocar a barra da calça dentro das meias e usar botas de cano alto, nas áreas mais infectadas.

Este Post te ajudou?
  
  • remedio caseiro para febre maculosa
  • paracetamol febre maculosa
  • dermacentor variabilis carrapato tem cura
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: