Diferença entre colesterol bom e ruim

Jeferson Dicas Saúde 13-12-13 colesterol bom, colesterol ruim, diferença entre colesterol comentários

colesterol capa

Muitas vezes ouvimos falar sobre o bom e o mau colesterol, sem entender o que é. Nesta edição, te diremos qual é o colesterol bom e o ruim para você entender o que o médico te diz, os riscos de saúde envolvidos, e por isso que é importante manter os valores normais.

São conhecidos por suas siglas: HDL e LDL , respectivamente, e encontram-se no sangue e pode causar muitos problemas, mesmo sem sintomas aparentes. Conheça as diferenças entre o bom e o mau colesterol.

O que é o colesterol bom

De um quarto a um terço do colesterol no sangue é transportado pelas “high density lipoprotein ” (ou lipoproteínas de alta densidade), portanto, é derivada a sua nomenclatura. Este HDL é conhecido como bom colesterol porque níveis elevados protegem contra um ataque cardíaco.

colesterol 1

Por outro lado, os baixos níveis de HDL (ou seja , menos do que 50 mg / dL em mulheres e 40 mg / dL em homens) também são perigosos, porque eles aumentam o risco de problemas cardiovasculares. HDL tende a transportar colesterol longe das artérias de volta para o fígado, onde o corpo o expele. Acredita-se ainda que remove o excesso de sangue e previne a acumulação de placa.

O que é o colesterol ruim

colesterol 2

Mau colesterol é identificado com o LDL (ou Low- Density Lipoprotein). Quando há muito deste colesterol circulando no sangue, ele acumula-se lentamente sobre as paredes internas das artérias, e são aqueles responsáveis ​​pela alimentação do coração e do cérebro. Juntamente com outros elementos que formam placas entopem e estreita as paredes das artérias e não permitem nenhuma flexibilidade. Esta condição é a aterosclerose, que pode levar a um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

Colesterol e triglicérides

colesterol 3

Outro participante do colesterol de uma pessoa são os triglicerídeos, que são um tipo de gordura produzida pelo organismo. Seus níveis são elevados devido à atividade de sobrepeso ou obesidade, pouca ou nenhuma atividade física, tabagismo, uma dieta cheia de carboidratos e o consumo excessivo de álcool.

Muitas vezes quem têm altas taxas de triglicéridos sofrem de um elevado nível de colesterol total, adicionando a HDL e LDL.

Este Post te ajudou?
  
  • colesterol bom eruim quem são e onde se encontram
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: