Dieta: 6 combinações de alimentos que devem ser evitadas

Rudney Bem estar, Dicas Saúde 16-07-15 alimentação saudavel, alimentos, Dicas Saúde comentários

Ao escolher alimentos que irão para nossa mesa, mesmo optando pelos mais saudáveis, eles podem ainda prejudicar de um jeito ou de outro a nossa saúde. Isso por que existem certas combinações de alimentos que devemos evitar, a fim de não prejudicar a digestão ou causar qualquer outro problema para o nosso organismo.

Certamente a pressa e a falta de tempo nos atrapalham quando vamos cozinhar. Mas todos sabemos a importância de uma boa alimentação para cuidar da saúde, por isso, vamos explicar as combinações de alimentos que você deve evitar para desfrutar de uma boa saúde e de refeições mais saudáveis, evitando assim, casos de azia, indigestão ou dores de estômago.

Mas antes de falarmos sobre as combinações de alimentos, vale lembrar que as proteínas estão presentes em alimentos como ovos, queijo, peixes, carne e legumes. Os carboidratos aparecem em frutas, batatas, milho, arroz ou trigo, massas entre outros. As verduras, hortaliças e algumas frutas formam os alimentos antioxidantes.

Combinações de alimentos que você deve evitar

Não misture proteínas com carboidratos

Não se deve misturar proteínas com carboidratos, pois para decompor cada um desses alimentos no estômago, necessitamos de sucos gástricos ácidos e alcalinos. Essa mistura atrapalha a digestão, chegando em muitos casos a provocar indigestão ou azia estomacal.

Os carboidratos e as proteínas são digeridos de forma diferente, comê-los juntos, pode tornar sua digestão mais difícil. Várias dietas têm adotado este conceito e afirmam que separar o consumo destes alimentos pode até mesmo ajudar a perder peso.

Evite misturar duas proteínas

É indicado não consumir duas proteínas na mesma refeição, pois é um dos alimentos mais difíceis de digerir. A proteína concentrada leva mais tempo para quebrar, comprometendo todo o sistema digestivo. Além disso, os alimentos ricos em proteínas passam mais tempo no estômago, para a ação dos sucos gástricos, causando muitas vezes fermentação, gases e até dor de cabeça. Já percebeu que após um churrasco você fica com sensação de barriga pesada?

Se você for comer duas fontes concentradas de proteína em conjunto, o melhor é adicionar legumes com alto teor de água.

Proteínas e amidos

Antes de tudo, vamos esclarecer que o amido é um carboidrato constituído principalmente de glicose. Não é apropriado misturar proteínas e amidos, porque as enzimas que fazem o processo de digestão das proteínas, atrapalham a digestão do amido, dificultando a digestão e podendo ainda causar um acúmulo de gorduras. Esse processo pode também causar um intestino cheio de gases.

Se você for comer proteína animal e amidos, adicione legumes verdes para minimizar os efeitos colaterais da digestão desses alimentos.

Não combine amidos e açúcar

Amidos e açúcares devem estar em refeições separadas. Combinar nutrientes que são digeridos de forma diferente, é sempre contra-indicado, por isso esta é uma má combinação de alimentos.

Quando o açúcar é combinado com amido, ao entrar na boca, a saliva secretada durante a mastigação não contém ptialina, um enzima da saliva que digere parcialmente o amido, interferindo deste modo com a digestão do amido antes de chegar ao estômago, o que causa sua fermentação e provoca gases e flatulências.

Por exemplo, a manteiga é a gordura e o pão que é um amido, são perfeitamente compatíveis, mas quando você coloca mel ou geleia no lugar da manteiga, introduz açúcares à mistura, o que interfere com a digestão do amido do pão.

Açúcar e gorduras

O açúcar e as gorduras não devem estar no mesmo prato, pois apesar do açúcar ser fácil de digerir, as gorduras retardam esse processo. Esta combinação resulta numa digestão mais pesada e lenta.

Frutas com outros alimentos

No caso das frutas, o mais saudável é consumi-las separadas de outros alimentos, porque o açúcar natural encontrado na fruta acelera a fermentação de qualquer alimento no estômago, provocando indigestão e fazendo com que as vitaminas da fruta não sejam totalmente absorvidas.

Se você comer frutas cítricas, como limão, abacaxi ou laranja, deve esperar 20 minutos antes de consumir outro alimento, para permitir que essas frutas sejam devidamente assimiladas pelo organismo. No caso de outras frutas, é melhor consumi-las meia hora antes ou duas horas após as refeição.

Mais informações

Essas informações são realmente importantes para melhorar o trabalho de digestão do nosso estômago, principalmente para pessoas que sofrem com problemas de indigestão e gases, por exemplo. Além disso, como vimos, certas combinações podem inclusive contribuir para o acúmulo de gorduras e devem ser evitadas, principalmente se você estiver em uma dieta de emagrecimento.

Este Post te ajudou?
  
  • combinação alimentos causa indigestão
  • amido atrapalha a digestao
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: