Dicas para manipular e armazenar alimentos e evitar perda de nutrientes

Rudney Destaque, Dicas Saúde 17-12-14 armazenar alimentos, conservar alimentos, Dicas Saúde comentários

Frutas e legumes são essenciais em uma dieta saudável e equilibrada, porque, entre outras coisas, ajudam a reduzir o risco de doença cerebrovascular, diabetes ou obesidade. De fato, recomenda-se ter pelo menos cinco porções destes alimentos diariamente.

No entanto, frutas e legumes podem passar por alguns processos de tratamento que afetam a sua composição nutricional. Para evitar que isso aconteça, acompanhe nossa série de recomendações para evitar a perda de nutrientes das frutas e verduras antes de serem consumidas, como descascar e cortar esses alimentos ou usar métodos de preparo saudáveis.

Como conservar frutas e hortaliças

Tenha atenção que a temperatura à qual as frutas e vegetais são conservadas podem influenciar em sua estabilidade e valor nutricional. Portanto, é aconselhável mantê-los em um lugar refrigerado. No entanto, tomates e frutas como banana, abacaxi e outras frutas tropicais, é preferível que sejam mantidos fora da geladeira, em um lugar fresco, para que o congelamento, não afete o teor de nutrientes, embora possa também causar uma mudança na textura.

Descascar as frutas e legumes

Além disso, é importante saber que não é preciso descascar todas as frutas e legumes, ou só fazer isso quando o for consumi-los. Algumas cascas, tais como a da maçã são ricas em nutrientes.

Métodos de cozimento

O método de cozimento pode afetar o valor nutricional. Na verdade, o cozimento pode reduzir o teor de vitamina C e de fibra, mas também melhorar os efeitos protetores de licopeno e carotenoides. Em geral, os métodos de cozimento longos e onde não se aproveita a água usada são os que mais causam perdas de nutrientes no alimentos. O melhor é cozido no vapor, refogados ou assados.

Dicas extras

Devemos ficar atentos a esses simples hábitos que muitas vezes praticamos e que podem causar grandes perdas nutricionais em nossa dieta, mesmo levando uma alimentação saudável. Além disso, é importante saber como limpar os alimentos corretamente para remover quaisquer resíduos que possam estar neles.

As frutas e legumes são muito importantes para nossa saúde e possuem benefícios para todo o corpo como para reduzir o colesterol, emagrecer ou ganhar músculos entre muitos outros que já citamos aqui.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: