Dicas para eliminar o sal acumulado no corpo

Rudney Destaque, Dicas Saúde 16-12-14 Dicas Saúde, excesso de sal, sal na dieta comentários

O sal é um dos condimentos presentes na maioria das cozinhas em todo o mundo, e é caracterizado por dar um sabor especial a cada refeição. No entanto, vários estudos que tem demonstrado ao longo dos anos que este produto tem sérios impactos negativos na saúde e o mais preocupante de tudo é que a maioria das pessoas consome sal em excesso.

É verdade que o nosso corpo precisa de um pouco de sal ou sódio para funcionar corretamente, mas isso não significa que podemos consumi-lo em excesso. Na verdade, alguns especialistas concordam que é melhor remover o sal da dieta e optar por adquirir essas doses de sódio comendo outros alimentos.

A ingestão excessiva de sal pode levar ao longo do tempo a graves problemas de saúde, como doenças cardíacas, derrame e outros problemas. Também é uma importante causa de retenção de líquidos e de edemas. Felizmente, nós podemos mudar o mau hábito de comer muito sal e libertar nosso corpo do sal acumulado.

Dicas para remover o sal acumulado em nosso corpo

Consumir mais água: especialistas recomendam beber no mínimo 2 litros de água por dia, porque o consumo de água estimula a eliminação do excesso de líquidos retidos no corpo e, por sua vez leva o excesso de sódio para ser eliminado através da urina. Este é um bom hábito para ajudar a limpar seu corpo, para nos manter bem hidratados e reduzir o inchaço no corpo.

Eliminar o sal da dieta: embora para muitos o sal é um ingrediente que deve estar presente nos alimentos, o ideal é começar a procurar outras alternativas para melhorar o sabor dos alimentos. Você deve ter em mente também que muito sal está presente em produtos embutidos, alimentos enlatados e congelados, fast foods, entre outros. Em vez desses alimentos, devemos começar a considerar a adição de mais frutas e verduras para a dieta, ajudando a eliminar o excesso de sódio, uma vez digeridos.

Substitua o sal: eliminar o sal da dieta pode ser possível se começamos a nos acostumar e substituir este tempero por opções mais saudáveis, como alho, pimenta preta fresca, caril, salsa, orégano e alecrim.

Realizar atividade física: recomenda-se fazer exercício aeróbico diariamente ou qualquer outra atividade que provoque sudorese. Andar, dançar, correr, pedalar e até mesmo quando vamos para a sauna, estamos liberando o nosso organismo de impurezas e excesso de sal através da transpiração. Basta lembrar de levar consigo uma garrafa de água a cada treino para se reidratar.

Dicas extras

O sal, apesar de ser um dos condimentos preferidos de algumas pessoas, deve ser reduzido de nossa dieta. A Organização Mundial da Saúde (OMS), orienta que o limite de ingestão de sódio por dia seja de apenas 2 gramas.

Essa medida é válida para prevenir doenças causadas pelo excesso de sal na dieta, como a hipertensão arterial, uma doença crônica que acomete cerca de 20% da população brasileira e que está relacionada com problemas cardiovasculares.

Este Post te ajudou?
  
  • comi muito sal como faço para eliminar
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: