Dicas para dormir bem e descansar mais

Rudney Destaque, Dicas Saúde 16-08-14 Dicas para dormir bem, dicas para dormir melhor e descansar mais comentários

Passamos cerca de um terço de nossas vidas dormindo. Portanto, é muito comum pensar que o sono é algo que acontece naturalmente e nós só percebemos a importância do descanso e dormir bem, quando, por algum motivo, sofremos de algum problema de sono. Saiba como corrigi-los.

Você dorme, seu corpo funciona

Alguns acreditam que, durante o sono, o corpo não funciona. Mas isso está longe da realidade, pois durante esse período de tempo em que descansamos, nosso corpo se prepara para os desafios que irá enfrentar no dia seguinte, daí a importância de um sono adequado.

Por exemplo, durante o sono, liberamos hormônios que nos fazem sentir bem ao acordar, fortalecem nosso sistema imunológico e nosso metabolismo, a memória e o reforço do conhecimento adquirido, as articulações e os músculos relaxam e recuperam energias, melhora o sistema circulatório, etc.

Certamente, os efeitos da falta de sono tem um grande impacto não só em nossa condição física, mas também na mental, entre outros efeitos, quando estamos cansados, temos maior dificuldade para nos concentrarmos e nosso humor é significativamente alterado.

Não se esqueça de que dormir bem envolve um descanso que é tão necessário para o nosso corpo como comer ou respirar. Em suma, se você quiser dormir melhor e descansar mais, você pode seguir estas dicas básicas:

Não tire longos cochilos

Se você tirar uma soneca durante o dia, não exceda meia hora. Se passar de 30 minutos pode ser que se sinta muito cansado no resto do dia, o que pode fazer você recorrer a estimulantes como chá ou café, que, em grandes quantidades afetam seu sono durante a noite.

Coma melhor

Alimentação e sono estão intimamente relacionados, se você quiser dormir bem, aumente a ingestão de frutas e vegetais e reduza sua ingestão de alimentos ricos em gorduras saturadas ou bebidas que têm propriedades estimulantes.

Jante pelo menos três horas antes de dormir

Ainda que você sinta fome na hora de ir para a cama, beba um copo de leite morno com mel ou uma infusão com propriedades calmantes, como camomila ou valeriana.

Pratique esportes pelo menos três horas antes de se deitar

Exercício nos relaxa e libera endorfinas que nos fazem sentir bem, mas é aconselhável a prática de manhã ou de tarde, já que fazê-lo durante a noite aumenta a temperatura corporal e dificulta o sono.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: