Dicas para começar a praticar esportes de forma segura

Rudney Dicas Saúde, Fitness 09-05-15 Dicas Saúde, exercícios físicos, fitness comentários

Praticar esporte não é apenas colocar um par de tênis e começar a praticar atividades físicas, é preciso saber como fazer, em que momento, quanto tempo… existem muitas coisas que você deve considerar para aproveitar ao máximo e fazer com que seja somente benéfico para a sua saúde. Se feito corretamente, você pode melhorar sua imagem corporal, aliviar o estresse, superar a depressão entre muitas outras vantagens.

Então, se você é um principiante nos esportes e quer começar a praticar com alguma frequência, acompanhe nossas dicas a seguir e obtenha todos os benefícios.

Comece devagar

Nos primeiros dias você deve ficar com o corpo dolorido, isso é normal, pois você não está acostumado a fazer aquela atividade. Com o tempo isso passa. Comece meia hora por dia, no mínimo três vezes por semana, e vá aumentando a intensidade com o passar do tempo.

Procure um médico

Fazer uma avaliação médica é indispensável para praticar qualquer atividade física com segurança e conhecer seus limites. Uma avaliação física também deve ser considerado, pois será uma maneira de saber sua força e resistência.

Respeite seu limite

É preciso um tempo para que você consiga ter um bom condicionamento físico. Forçar demais nos primeiros treinos pode causar lesões musculares e nas articulações, e fazer com que você tenha que abandonar o treino por algum período até se recuperar.

Tenha paciência

Não espere resultados rápidos, seja seu objetivo emagrecer ou aumentar a massa muscular. Isso pode demorar um pouco, por isso é preciso ser persistente e prestar atenção nas pequenas mudanças que a atividade fisica pode proporcionar como o aumento do energia, melhora da postura e do sono.

Faça alongamento e aquecimento

O aquecimento ajuda a preparar o corpo para a atividade física, pois aumenta a temperatura corporal e a frequência cardíaca. Já o alongamento ajuda a prevenir lesões ao estimular a liberação do líquido sinovial, que lubrifica as articulações.

Boa nutrição

Comece com um café da manhã muito nutritivo e completo que combine cereais, granola, pão, lácteos, sucos e frutas. Você deve consumir boas refeições, o ideal é comer cinco vezes por dia: café da manhã, almoço, jantar e lanches no meio da manhã e no meio da tarde. Se você for praticar a atividade física na parte da manhã, o melhor é tomar um café da manhã rápido, pelo menos, uma hora antes, e comer até uma hora após o final do jogo. Se você faz depois do almoço ou jantar, à espera deve ser maior, entre 2-3 horas. É importante dizer que você nunca deve fazer exercícios ou praticar qualquer esporte em jejum.

Hidratação

Antes da atividade é muito importante beber, pelo menos, um litro de líquidos, mais ou menos duas horas antes. Continue bebendo água durante o treino e também após a término da prática esportiva. A hidratação deve ser ainda maior se o clima estiver muito quente.

Dormir bem

O sono é responsável pela recuperação de nosso organismo, por isso, é importante dormir entre 7 a 9 horas por dia. Quando dormimos, nosso corpo libera muitos hormônios (do crescimento, insulina, entre outros), que auxiliam no relaxamento, descanso e aumento da musculatura. Dormir bem também ajuda a aliviar o estresse e emagrecer.

A prática de exercícios físicos também ajuda a dormir melhor, mas é importante não fazer atividades físicas até 3 horas antes de ir deitar-se, pois pode fazer o efeito contrário.

Mais informações

Quanto à atividade em si, é importante começar devagar, especialmente se você não tem o hábito de praticar esportes ou exercícios. Você deve aumentar a intensidade e as sessões de acordo com seu corpo se adapta e você comece a ganhar resistência.

Este Post te ajudou?
  
  • como estimulamos a liberacao do liquido sinovial
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: