Dicas para baixar os níveis de triglicerídeos altos

Rudney Dicas Saúde 06-01-16 triglicerídeos, triglicerídeos alto, triglicerides comentários

Colesterol e triglicerídeos são importantes fontes de gordura que circulam no sangue e que são necessárias para o corpo. No caso do colesterol, serve para a formação de células fortes, e os triglicerídeos para gerar energia. No entanto, surgem problemas quando os seus níveis estão elevados no sangue.

Quando os triglicerídeos (também chamados de triglicérides ou triglicéridos) encontram-se em níveis elevados pode aumentar suas chances de sofrer um ataque cardíaco e AVC, especialmente em mulheres que se encontram na menopausa, além de pancreatite, problemas com o fígado e baço.

Alguns sintomas que indicam a presença de triglicerídeos altos no sangue são o aumento da gordura abdominal, fadiga constante, a pilosidade facial (para as mulheres), queda de cabelo, insônia, dores de cabeça e retenção de líquidos

De onde obtemos os triglicerídeos?

Os triglicerídeos no plasma são derivados de gorduras ingeridas com alimentos, mas também podem ser sintetizados pelo organismo a partir de outras fontes alimentares, tais como carboidratos. Os triglicerídeos séricos em jejum são transportados principalmente por uma proteína, chamadas lipoproteínas, de muito baixa densidade (VLDL), sintetizadas no fígado. Portanto, cuidado e a boa nutrição para fígado é um fator determinante da saúde em questão de níveis de gordura no sangue.

Alguns medicamentos, como anticoncepcionais, esteroides, diuréticos causam aumento dos níveis de triglicerídeos. Doenças como a diabetes, hipotireoidismo, problemas de rins e doenças do fígado estão associados a níveis elevados de triglicerídeos. Entre os grupos que devem ser monitorados com mais cuidado estão diabéticos e mulheres após a menopausa. Mais de 75% dos diabéticos têm altos níveis de triglicérides e 30% das mulheres que passam pela menopausa sofrem deste mesmo problema.

Como é o caso do colesterol alto, a hipertrigliceridemia (níveis de triglicerídeos altos) também tem uma carga genética importante. Os níveis de triglicerídeos aumentam progressivamente com a idade.

Níveis de colesterol adequados

Para determinar os níveis de triglicerídeos, é preciso fazer um exame de sangue e o paciente deve estar em jejum. Menos do que 150 mg/dL é considerado normal. Todas as pessoas acima dos 20 anos precisam verificar, pelo menos a cada 5 anos, como estão seus níveis de colesterol e triglicerídeos. Os níveis sanguíneos de triglicerídeos, classificam-se da seguinte forma:

– Normal: inferior a 150 mg/dL
– Moderado: 150 e 199 mg/dL
– Alto: 200 e 499 mg/dL
– Muito Alto: 500 mg/dL ou superior

Para as crianças e jovens as gamas são diferentes.

Dicas para reduzir os triglicerídeos

Além das dicas a seguir, se você quer saber como baixar triglicerídeos de uma maneira eficaz, é preciso levar em conta quatro recomendações:

– Perder peso e manter um peso saudável.
– Limitar a ingestão de gorduras e açúcares.
– Praticar exercícios físicos regulares.
– Limitar o consumo de álcool.

A alimentação está diretamente ligada aos triglicerídeos alto, por isso, se você sofre com esse problema, conhecer os alimentos que ajudam a reduzir esse tipo de gordura no sangue é essencial para manter uma boa saúde. Conheça algumas dicas de dieta e alimentos para baixar os triglicerídeos:

1 – Ácidos graxos ômega-3

Comer peixes ricos em ômega-3 pode reduzir os níveis de triglicerídeos. Peixes como a cavala, truta, arenque, sardinha, atum e salmão são ricos nessa substância. Em alguns casos, a quantidade de ômega-3 dos alimentos não é suficiente para reduzir os triglicerídeos. Neste caso, o seu médico pode recomendar um suplemento.

2 – Mais fibras e menos refinada farinha

Em vez de comer farinha e açúcar refinados, substitua-os por farinha integral, que é rica em fibras e tente reduzir o consumo de açúcar. Os alimentos ricos em fibras como legumes, verduras, frutas e cereais integrais (aveia, arroz integral, farelo), retardam a absorção de açúcares e gorduras, que ajudam a diminuir o colesterol e triglicerídeos. Note que algumas frutas são ricas em açúcar e devem ser consumidas com moderação.

3 – Limite o consumo de frutose

Estudos descobriram que o consumo excessivo de frutose, um tipo de açúcar, pode causar níveis elevados de triglicerídeos. Evite os alimentos com xarope de milho como um de seus ingredientes.

A frutose é encontrada naturalmente em frutas e pode também aumentar os triglicéridos. Frutas secas, como as passas, contém frutose. Pêssego, melão, uva, morangos e bananas são relativamente baixos em frutose.

4 – Canela

A canela é utilizada para reduzir o açúcar no sangue e também pode reduzir os triglicerídeos. Você pode adicionar canela em muitos pratos para sua dieta.

5 – Azeite de oliva

O azeite de oliva é um tipo de gordura muito saudável. Substitua a manteiga e margarina em suas refeições com azeite de oliva extra-virgem.

6 – Frutos secos

Os frutos secos (especialmente as nozes), contêm um elemento (fitosteróis) que é reconhecido por seu papel na redução do colesterol e triglicerídeos.

7 – Consumir carboidratos complexos

Segundo pesquisas, pessoas que adotam dietas ricas em carboidratos complexos, como batata, arroz integral, feijão e fibras costumam apresentar menos problemas relacionados com triglicerídeos altos.

Outras recomendações

– Troque os produtos lácteos integrais pelos desnatados.
– Retire a pele do frango e evite carnes gordurosas.
– Parar de fumar.
– Tratar a diabetes.
– Use substitutos do açúcar para adoçar suas bebidas.
– Prefira bebidas naturais em vez de sucos ou bebidas embalados e processados.
– Elimine de sua dieta todos os tipos de alimentos rápidos.

Mais informações

Se você já teve problemas com triglicerídeos altos no sangue, é importante seguir uma dieta adequada, combinando as dicas que acabamos de conhecer, além de procurar um médico para saber como anda seu nível desse tipo de gordura regularmente. Se essas medidas não funcionarem, seu médico pode indicar medicamentos para reduzir os triglicerídeos.

Este Post te ajudou?
  
  • frutas secas para baixar triglicérides
  • como baixar os triglicéridos
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: