Dicas para aumentar a produção de leite materno

Rudney Dicas Saúde 15-12-14 amamentação, Gravidez, lactação, leite materno comentários

Mais sucção é igual a mais produção. Esta é a regra básica do aleitamento materno para todas as mulheres que querem aumentar a sua produção de leite. Além disso, em raras ocasiões, sempre com supervisão médica, você pode usar diferentes suplementos farmacológicos para aumentá-lo. Veja outras dicas de como aumentar o leite materno.

A regra básica da amamentação

Embora seja normal que cada mãe produza leite suficiente para seu bebê se alimentar corretamente, por vezes, certos estímulos são necessários para aumentar a produção de leite materno. Sua falta é frequentemente associada com alguns erros nas técnicas de amamentação.

A melhor maneira de aumentar a produção de leite materno é praticar a lactância sob demanda (quando solicitado pelo bebê), sem horários e colocar o bebê ao peito muitas vezes. Em outros casos, os problemas podem ser resolvidos através de uma mudança de posição, de modo que se assegure o correto agarro do bebé para o seio da mãe.

3 dicas essenciais para gerar mais leite

– Oferecer o peito, sem horários, dia e noite, para estimular a produção de leite materno

– Participar de um grupo de apoio para a amamentação para ganhar confiança e superar os problemas que possam surgir durante a amamentação

– Relaxe, aproveite o bebê e a amamentação, esqueça horários, telefonemas e visitas

Os suplementos para aumentar a produção de leite

Por vezes, no entanto, as recomendações acima não funcionam. Isso acontece em casos excepcionais, como a lactação induzida de mães de bebês adotados, relactação ou a separação forçada da mãe e do filho por internações hospitalares do bebê ou enfermidades da mãe.

Nestas circunstâncias, pode ser usado para se obter bons resultados alguns medicamentos para ajudar a estimular a produção de leite materno, chamados galactagogos, entre eles a domperidona. No entanto, pediatras advertem que essas drogas não devem ser usadas por muito tempo e, em qualquer caso, sem supervisão médica, uma vez que pode ter efeitos secundários.

Além disso, existem algumas ervas às quais são atribuídas geralmente a capacidade de aumentar a produção de leite, como o feno-grego. Neste sentido, especialistas advertem que não há nenhum estudo sério publicado em uma revista científica que mostra as supostas propriedades dessas substâncias. E que, por vezes, até mesmo foram registrados efeitos adversos decorrentes da sua utilização, de modo que desencorajam seu uso.

Mitos sobre amamentação

Quanto mais você come, mais leite será produzido: Comer por dois só pode levar à mãe ganhar peso sem afetar a sua produção de leite. Para o bebê se alimentar corretamente e a mãe recuperar a forma após o parto, é recomendável a adoção de uma dieta saudável e equilibrada.

Tomar leite para produzir mais: A produção de leite materno não tem nada a ver com o leite ingerido pela mãe.

Alimentos que aumentam a produção: Amêndoas, sardinha, arenque ou avelãs são alguns dos alimentos que são recomendados para ingerir e aumentar a quantidade de leite.

Mais líquido, mais produção: A ingestão de líquidos não aumenta a produção de leite, embora as mães que amamentam têm, tipicamente, mais sede, portanto, bebem mais líquidos.

Cerveja estimula a produção de leite: Não existem estudos que provam que a cerveja preta aumenta a produção de leite, embora estimula a produção de prolactina, o hormônio responsável pelo aumento no leite. No entanto, recomenda-se não consumir álcool durante a lactação.

Quanto maior a mama, mais leite: O tamanho dos seios não está relacionado, em absoluto, com a produção de leite. Uma mãe com seios pequenos pode amamentar o seu filho com as mesmas garantias que uma outra tendo um maior volume de seios.

Dicas extras

A maneira mais eficaz de aumentar a quantidade de leite da mãe é colocar o bebê para mamar sempre que ele pedir. Em todo caso, peça mais dicas a seus médicos para aumentar sua produção e garantir uma amamentação adequada para o bebê. Veja outras matérias relacionadas com o tema como: dicas para uma amamentação correta ou como lidar com as rachaduras nos seios.

Este Post te ajudou?
  
  • suplementos que almentam produçao de leite da mae
  • aumentar o leite materno paracetamol
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: