Dicas para aliviar as ondas de calor durante a menopausa

Rudney Dicas Saúde 06-10-15 menopausa, onda de calor, remedio para menopausa, sintomas da menopausa comentários

A menopausa é um estágio na vida de todas as mulheres, que geralmente apresenta ondas de calor e suores noturnos associados. Mesmo que seja importante identificar a origem destes sintomas, porque muitas vezes eles estão ligados a outras condições relacionadas à menopausa, existem algumas maneiras de reduzi-los de maneiras naturais.

Uma das queixas comuns em mulheres entre 40 e 50 anos que têm menopausa são os suores noturnos e as ondas de calor que ocorrem frequentemente, afetando quase a metade de todas as mulheres na perimenopausa (o período antes da menopausa real). Uma em cada duas mulheres na menopausa sofre deste sintoma que continua por até cinco anos para 1 em 10 mulheres.

É normal que as ondas de calor ocorram à noite, fazendo com que a mulher acorde e muitas vezes tenha dificuldade em adormecer. De acordo com vários estudos, mais de 81% das mulheres que sofrem de grandes aumentos na temperatura e sudorese também tinham sintomas de insônia crônica, sono agitado e outros problemas de sono.

As ondas de calor geralmente começam como uma súbita sensação de calor na parte superior do peito e do rosto e depois se espalham por todo o corpo e duram cerca de dois a quatro minutos.

Além das ondes de calor, você pode experimentar outros sintomas como:

– Rosto vermelho
– Formigamento nos dedos
– Coração acelerado
– A pele começa a ficar mais quente do que o habitual
Suor excessivo
– Tonturas

Ainda não é conhecido com exatidão a origem das ondas de calor, mas acredita-se que está relacionada com alterações hormonais no corpo. Algumas mulheres enfrentam as ondas de calor normalmente ou não as consideram um incômodo, mas para outras isso pode afetar a sua vida.

Antes de recomendar o que consumir ou quais hábitos alimentares adotar, é preciso saber o que piora as ondas de calor e evitar esses hábitos:

– O consumo de álcool
– O consumo de produtos com cafeína
– Comer alimentos picantes
– Estar em um ambiente quente
Estresse
– Usar roupas apertadas
– Fumar ou a exposição à fumaça de cigarro

Dicas para reduzir as ondas de calor causadas pela menopausa

Até agora, o tratamento mais eficaz para as ondas de calor que aparecem com a chegada da menopausa continua a ser a terapia de reposição hormonal. Na verdade, o tratamento com estrogênio não só alivia as ondas de calor noturnas, mas também pode melhorar os sintomas depressivos.

Esse sentimento também aumenta durante os meses de verão, devido a fatores como a ingestão de bebidas alcoólicas ou com cafeína, afetando significativamente a qualidade de vida das mulheres. As dicas a seguir podem ajudar a evitar as ondas de calor ou reduzir o desconforto que podem causar nas mulheres.

1 – Use roupas confortáveis

Usar roupas confortáveis ​​é uma das coisas a considerar para evitar as ondas de calor. Roupas de algodão são as mais recomendadas.

2 – Refrescar-se

Banhos com água à temperatura ambiente ajudam a reduzir o calor do corpo. Tomar uma bebida refrescante também pode ajudar, assim como molhar a testa, os pulsos, a nuca e ficar em frente ao ventilador.

3 – Reduzir o estresse

Acredita-se que o estresse é uma causas das ondas de calor na menopausa. Use remédios naturais e outros métodos para aliviar o estresse como ioga, massagem, meditação ou a prática de exercícios físicos.

Remédios naturais para ondas de calor

1 – Vitex agnus-castus

Acredita-se que esta planta pode normalizar os hormônios sexuais femininos e pode ser muito útil especialmente durante a menopausa.

2 – Dong quai

Esta planta tem sido usada há séculos na medicina tradicional chinesa para aliviar as ondas de calor e a secura vaginal da menopausa.

Alimentos que ajudam a controlar esse sintoma

1 – Cálcio

Segundo estudos, as mulheres que experimentam sintomas da menopausa devem aumentar o consumo de cálcio em sua dieta. Produtos lácteos, como leite desnatado e iogurte, brócolis, mariscos, sardinha e legumes são boas fontes de cálcio.

2 – Soja

Um estudo do “American Journal of Epidemiology” descobriu que as mulheres que consomem produtos de soja durante a menopausa podem experimentar uma diminuição na gravidade e frequência das ondas de calor. Isto pode estar relacionado com uma substância chamada isoflavona que está presente na soja, a qual se acredita ter efeitos semelhantes ao estrogênio.

Se o seu médico concordar, inclua alimentos que contenham soja em sua dieta. Alguns exemplos incluem a própria soja, leite de soja, tofu, farinha de soja e pó de proteína de soja.

3 – Ferro

A deficiência de ferro em sua dieta pode agravar as ondas de calor da menopausa. O ferro é comumente encontrado na carne vermelha magra, peixe, nozes, ovos, aves e alimentos fortificados. Para reduzir a onda de calor, tente consumir três porções de alimentos ricos em ferro todos os dias. Alguns alimentos ricos em ferro são beterraba crua, feijão, agrião, linhaça, pêssego, figo, açúcar mascavo.

Alimentos a evitar

1 – Alimentos picantes

Alimentos preparados com especiarias quentes, pimentão ou pimenta podem causar ondas de calor e a elevação da temperatura corporal temporariamente.

2 – Açúcar branco

Outros alimentos a evitar são aqueles que contêm açúcar branco. O açúcar branco, também conhecido como açúcar refinado, é encontrado em uma variedade de produtos preparados comercialmente como biscoitos, bolos, sobremesas, sorvetes e bebidas açucaradas.

3 – Cafeína e álcool

Evite bebidas que contenham cafeína e álcool, pois podem estimular a sudorese. Estes alimentos têm também um efeito diurético, o que pode resultar numa perda de sais e minerais necessários, como cálcio e magnésio.

Mais informações

Você pode tomar água ou outras bebidas frescas para aliviar o calor da menopausa, no entanto, é importante evitar bebidas geladas, pois pode ocorrer o efeito contrário e aumentar ainda mais a temperatura corporal.

Este Post te ajudou?
  
  • porque a carne vermelha agrava os caloroes da menopausa?
  • ondas de calor e rosto vermelho na menopausa
  • estresse piora calorao da menopausa
  • dicas praaliviar os sintomas do calor da menpmosa
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: