Dicas para acabar com a insônia e ter uma boa noite de sono

Rudney Bem estar, Dicas Saúde 09-06-16 insonia, remedio para insonia comentários

A insônia é a dificuldade apresentada na hora de dormir. É um problema que tem aumentado dramaticamente em todo o mundo ao longo dos anos. Se você está tendo dificuldades em adormecer ou permanecer dormindo e passa o dia com sono e com pouca disposição, é hora de identificar seu tipo de insônia e procurar um tratamento.

Quais são os diferentes tipos de insônia

Transitória

Dura menos de três semanas e sua origem pode ser por inúmeros fatores, tais como estilo de vida, certas doenças e medicamentos. Cerca de 90% da população admite ter sofrido um episódio de insônia ao longo de sua vida.

Crônica

Excede três semanas. Ele pode ser percebida como uma patologia que interfere com a atividade diária de pacientes com consequências físicas e psicológicas sérias.

O que pode causar insônia?

– O uso de estimulantes incluindo certos medicamentos, ervas, cafeína, nicotina, anfetaminas, entre outros podem causar insônia.
– Uma lesão ou condição que cause dor pode impedir que um indivíduo encontre uma posição confortável para dormir.
– Alterações hormonais como aquelas que precedem a menstruação e durante a menopausa.
– Eventos de vida tais como o medo, estresse, ansiedade, tensão emocional ou mental, problemas de trabalho, estresse financeiro, nascimento de uma criança e luto.
– Transtornos mentais como transtorno bipolar, depressão clínica, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de estresse pós-traumático, esquizofrenia, transtorno obsessivo-compulsivo, demência ou consumo excessivo de álcool.
– Certas doenças neurológicas, lesões cerebrais, ou um histórico de lesão cerebral traumática.
– Condições como hipertireoidismo e artrite reumatoide.
– Abuso de pílulas para dormir e medicamentos sem receita médica pode causar o efeito rebote, bem como o ruído no meio ambiente em que vivemos.

Dicas para combater a insônia

Para acabar com a insônia você deve, principalmente, mudar velhos hábitos de sua rotina e a integrar novos hábitos saudáveis.

Evite cafeína

Muitas pessoas tomam bebidas com cafeína, como refrigerantes, café e bebidas energéticas tarde da noite e ainda perguntam porque têm insônia. Use o bom senso e ficar longe deste tipo de coisa, se você quiser dormir melhor à noite.

Banho quente

Tomar um banho quente permitirá que seu corpo relaxe. A água morna relaxa os músculos, articulações, e este por sua vez, ajuda a acalmar seus pensamentos que o mantem acordado e incapaz de dormir.

Leite morno

Tomar leite morno antes de ir para a cama, pode ajudar a dormir bem. Pesquisadores acreditam que este benefício pode ter relação com o triptofano que é liberado naturalmente no corpo e proporciona sensação de bem-estar.

Leia um livro antes de dormir

Provavelmente, a forma mais fácil de cura natural para a insônia é simplesmente abrir um livro e ler. Não deixará você mais inteligente, mas realmente vai mudar suas ondas cerebrais para um padrão mais lento. A leitura ajuda muitas pessoas a se sentirem mais sonolentas.

Evite o computador

O melhor que você pode fazer por si mesmo antes de dormir é desligar o computador.

Desligue o celular

Os celulares são nada mais que uma distração quando você está tentando dormir. Se você desligar o telefone, não ficará preocupado com mensagens de texto até tarde da noite.

Desligue a TV

Muita gente assiste TV antes de ir dormir, mas ficar longe desse aparelho vai ajudar a minimizar as distrações para que você possa dormir bem a noite toda.

Pratique exercícios físicos

Praticar exercício físico regularmente ajuda a relaxar o corpo, combater o estresse e a ansiedade, o que prejudica nosso sono. Porém, nunca faça antes de deitar-se.

Abandone o álcool

O álcool pode interferir no sono saudável. Ele causa adrenalina e altera a produção de serotonina (uma importante substância química do cérebro que ajuda a iniciar o sono).

Plantas medicinais

Quando a insônia é ocasional, a fitoterapia pode ser uma solução. A valeriana é calmante e induz o sono. O maracujá ajuda a manter o sono, por isso é recomendado para pessoas que acordam durante a noite. Se você fizer uma combinação deles vai ter um ótimo tratamento para insônia naturalmente. Tente tomar um suco de maracujá e o chá de valeriana antes de ir para cama.

Mais informações

Dormir bem é muito importante para nosso organismo funcionar corretamente e para mantermos uma boa saúde, por isso, se você sofre de insônia é bom procurar sua causa para combater o problema o quanto antes. Se sua insônia for crônica, é indicado procurar um médico para um tratamento adequado.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: