Dicas infalíveis para melhorar a sua saúde

Davi Dicas Saúde 12-08-14 Dicas Saúde, Dicas sobre saude comentários

Dicas infalíveis para melhorar a sua saúde

Ter uma boa noite de sono é fundamental para qualquer um. Tanto o bem-estar físico quanto o psicológico são diretamente relacionados à quantidade de horas e à qualidade do sono de cada um.

Se o seu problema é justamente cair no sono, você veio ao lugar certo: nesta matéria iremos oferecer cinco dicas para cair no sono, de modo que você possa maximizar seu tempo de descanso, contribuindo para corpo e mente mais saudáveis.

Prepare o ambiente para uma boa noite de sono

Antes de mais nada, você não vai obter sucesso em conseguir dormir se não estiver em um ambiente propício para tal. É fundamental que o seu quarto esteja escuro e silencioso, sem nada que o desconcentre (o tique-taque de um relógio, por exemplo). Prepare o cômodo para que você possa relaxar e cair no sono.

Técnica de relaxamento corporal

Essa técnica, na verdade, são duas, que trabalham com suas percepções sensoriais de modo a induzir a sonolência na sua mente. O primeiro método é o de “entrar na cama”: tente inserir no seu cérebro a sensação de que você faz parte da cama, que você está afundando no colchão ou na sua roupa de cama, relaxando seus músculos.

O segundo método é exatamente o oposto: é o da sensação de flutuação. Aqui é importante você desenvolver uma boa mecânica de respiração. Inspire fundo e, ao soltar, sinta o seu corpo ficando mais leve; repita esse movimento algumas vezes e tente inserir no seu cérebro a sensação de que, conforme você expira o ar, o seu corpo vai ficando mais leve, até chegar a um ponto em que, de tão leve, começará a flutuar.

Utilizando uma dessas duas técnicas, você já terá mais facilidade para cair no sono.

Técnica de relaxamento muscular

Essa técnica consiste em forçar um relaxamento dos músculos através de sua contração.

Encontre uma posição confortável na cama e comece pelos pés: contraia os músculos, respire profundamente e conte de dez a zero; ao final, relaxe os músculos. Repita o procedimento com todos os seus músculos, subindo gradativamente. Como você irá contrai-los, forçando-os, a sensação de relaxamento que se seguirá será suficiente para induzir uma sensação de sonolência, ajudando-o a cair no sono.

Liberte-se de suas preocupações

Uma das causas que mais atrapalham o sono são as preocupações que surgem na mente quando você coloca a cabeça no travesseiro. Problemas pessoais de relacionamento, problemas financeiros, no trabalho, toda sorte de problemas vem à tona quando menos deveriam: na hora em que você deveria estar dormindo. Se você é daquele tipo de pessoa que encontra dificuldades para dormir por conta disso, temos uma ótima dica.

Quando estiver prestes a dormir e esses pensamentos aflorarem, evite ficar os remoendo: levante-se, pegue um pedaço de papel e uma caneta e os escreva. Cuide deles no dia seguinte, quando acordar. Ao colocá-los no papel, você estará dizendo ao seu cérebro que irá cuidar disso tudo no dia seguinte, quando tiver a oportunidade, e conseguirá relaxar e cair no sono com a consciência tranquila.

Use o alfabeto

Essa não é bem uma técnica; está mais para um jogo. Consiste em escolher uma categoria (países, por exemplo) e ir pensando em um que se inicie com cada letra do alfabeto. Esse tipo de atividade afasta os seus pensamentos de problemas e preocupações (como citamos acima) e ainda cansa a sua mente, induzindo-o ao sono. Se ao final da categoria você ainda não tiver caído no sono, basta pensar em outra, como alimentos, marcas de carros, etc.

Este artigo foi escrito por Marcos Chaves, colaborador do blog Plano de saúde

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: