Dicas e tratamentos para evitar a queda de cabelo pós-parto

Rudney Beleza e Estética, Cuidados com os cabelos 28-08-15 queda de cabelo na amamentação, queda de cabelo na gravidez, queda de cabelo pos parto comentários

Durante a gravidez, o corpo da mulher passa por uma revolução hormonal que afeta seu corpo inteiro. Os efeitos desses hormônios duram até depois do parto e podem causar a alopecia pós-parto, ou seja, a queda de cabelo pós-parto, que pode começar até 3 meses após o nascimento do bebê. Calma! Isso é absolutamente normal. A maioria das mulheres perdem o cabelo nos meses após o parto.

O que causa a queda de cabelo pós-parto

Durante a gravidez, o cabelo da mulher sofre alterações devido aos hormônios da placenta que provocam um aumento da secreção sebácea do couro cabeludo. Portanto, dependendo do tipo de cabelo da mulher, as mudanças vão afetar de uma forma ou de outra.

Estes hormônios também fazem com que o cabelo caia menos durante a gravidez. A secreção de estrogênio mantém quase todos os cabelos na fase de crescimento. Porém, uma vez que a mulher dá à luz, até dois ou três meses após o parto, os hormônios são reequilibrados, e se observa uma queda acentuada de todo aquele cabelo que não foi perdido durante a gravidez. Se é normal a cair de 50 a 100 cabelos por dia, nesta fase, cai muito mais.

Não é verdade, portanto, que a queda de cabelo na amamentação seja devido a amamentação em si. O ato de amamentar não é responsável pela queda de cabelo pós-parto. Mesmo a mulher que não amamenta tem queda de cabelo também nos meses seguintes depois de ter o bebê.

Dicas para evitar a queda de cabelo após o parto

A queda de cabelo pós-parto é um processo fisiológico normal e natural que as mulheres experimentam após a gravidez. No entanto, algumas dicas podem ajudar a proteger seu cabelo nesta fase.

1 – Tenha uma dieta equilibrada

A alimentação é um dos fatores que influenciam a saúde dos cabelos. Tenha uma dieta rica em frutas e vegetais, especialmente se eles são ricos em antioxidantes e flavonoides, que ajudam a proteger o folículo piloso impedindo a queda. É necessário também beber muita água, pois a hidratação é outro aliado importante.

Aumente o consumo de frutas e legumes, laticínios e grãos. Tenha uma atenção especial aos alimentos ricos em vitamina B (aveia, soja, levedura, frango, peixe, abacates), ácidos graxos ômega 3 presente em peixes oleosos, nozes e alguns legumes, bem como minerais, como cálcio, ferro, iodo e zinco (carne de bovina, gérmen de trigo, abóbora, amendoim, feijão, espinafres).

2 – Para ajudar de suplementos nutricionais

É aconselhável tomar suplementos vitamínicos de biotina ou vitamina A, E, B3, B6, B5 e C, que complementam uma dieta rica em frutas e legumes. Essas vitaminas estimulam a raiz e fortalecem a fibra capilar. É importante consultar um médico antes de tomar qualquer suplemento.

3 – Use um xampu suave e adequado para o uso diário

Durante a gravidez, a secreção de óleos do couro cabeludo aumenta, assim o cabelo requer uma lavagem mais frequente. Para fazer isso, use um xampu com pH neutro para o uso diário que seja o menos agressivo quanto possível.

4 – Use um condicionador volumizador

Quanto mais suave for o cabelo, menos atrito sofrerá quando pentear e a queda de cabelo após o parto será menor.

5 – Aplique produtos que dão densidade e textura ao cabelo

Eles vão ajudar a dar uma sensação de volume e espessura aos fios, o que vai ajudar a amenizar a queda a melhorar a aparência do cabelo.

6 – Tratar o cabelo delicadamente

Seque e penteie os cabelos com cuidado, evite esfregar com uma toalha para não causar danos ou enfraquecimento. O atrito favorece a ruptura de fibras do cabelo e, consequentemente, sua queda.

7 – Não abuse do secador ou chapinha

Usar esses aparelhos em excesso, provoca danos às raízes e subsequente sua queda. O cabelo deve ser secado a uma distância segura (aproximadamente 20 cm), sempre evitando temperaturas elevadas.

8 – Não use tinturas e alisadores

Estes produtos enfraquecem o cabelo durante o período pós-parto, por isso, não devem ser aplicados.

9 – Opte por um corte que dê mais volume

É uma escolha para muitas mulheres. Um corte novo pode dar uma aparência mais volumosa, permitir a regeneração do cabelo em menos tempo, além de facilitar os cuidados diários com o cabelo.

10 – Cuidados ao pentear

Use pentes com dentes largos para escoar e desembaraçar os cabelos. Evite escovar os cabelos por mais de 3 vezes na semana.

Tratamentos caseiros para evitar a queda de cabelo após parto

Como mencionado acima, uma dieta saudável é essencial para evitar a queda de cabelo pós parto. Sendo assim, algumas receitas de sucos e smoothies naturais, que combinem os alimentos certos, são ideais para fornecer as vitaminas e minerais que precisamos para ter um cabelo saudável.

Smoothie de banana e castanha do Pará

Essa bebida é rica em selênio, um mineral com um alto poder antioxidante, que ajuda o cabelo a crescer mais rápido e forte.

Ingredientes

– 1 copo de iogurte natural
– 1 banana
– 3 castanhas do Pará

Preparo

Bata todos os ingrediente no liquidificador e beba logo em seguida. Faça isso diariamente, ou pelo menos três vezes na semana.

Suco de cenoura, laranja e pepino

A cenoura é rica em beta-caroteno e vitamina A, que são essenciais para manter cabelo saudável. A laranja contém vitamina C, que está envolvida na síntese de colágeno, e fortalecimento dos fios.

Ingredientes

– 2 laranjas
– 1 cenoura com casca
– 1 pepino com casca

Preparo

Bata no liquidificador ou processe a cenoura e o pepino, depois junte ao suco de laranja. Tome após o preparo. Beba este suco diariamente.

Mais informações

A queda de cabelo após a gravidez se resolve naturalmente, mas essas dicas são essenciais para amenizar esse efeito e ajudar numa recuperação mais rápida. No entanto, apesar de ser um processo natural, que acontece a maioria das mulheres que acabaram de se tornar mães, se você notar uma queda de cabelo excessiva, que se estende por muito tempo, é aconselhável consultar-se com um especialista. Conheça alguns remédios naturais para queda de cabelo.

Este Post te ajudou?
  
  • cabelo enfraquecido pos parto
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: