Dia Internacional do celíaco: Dicas para uma dieta equilibrada e sem glúten

Mateus Dicas Saúde 05-05-14 Alimentos saudáveis, alimentos sem glúten, dieta equilibrada comentários

Dia Internacional do celíaco: Dicas para uma dieta equilibrada, sem glúten

O 05 de maio é o Dia Internacional da Celíaco que hoje é comemorado, aqueles com intolerância ao glúten e cuja dieta é de grande importância para a agência de saúde. Então, hoje o Dicas Sobre Saúde irá deixar algumas dicas sobre como obter uma dieta equilibrada, sem glúten.

Em primeiro lugar, é essencial para excluir da dieta todos os alimentos que contenham ou derivados de trigo, cevada, aveia, centeio, triticale e espelta. Tomando a premissa básica de que nada deve conter esses cereais consumidos, podemos considerar as seguintes dicas para uma dieta equilibrada.

– Para substituir o cereal mais consumido podemos incluir o arroz diariamente e derivados, amido de milho, farinha de mandioca, quinoa ou amaranto. Com estes podemos comer cereais no café da manhã, montar saladas, massas e pães com sua presença.

No dia a dia deve incluir mais frutas e vegetais, de preferência escolher produtos frescos, porque durante o processamento podem ser adicionadas substâncias que contêm glúten, como alguns aditivos.

Evite carnes processadas, como salsichas e frios, não só porque eles são alimentos nutritivos e saudáveis, mas também porque eles são mais susceptíveis de conter vestígios de glúten em sua composição.

Leia sempre os rótulos dos alimentos, mesmo que seja um produto que costumam comprar, como a combinação pode variar e pode ir de ter que não tem glúten ou, inversamente, se um alimento “sem TACC” para conter vestígios de trigo, aveia, cevada ou centeio.

Incorpore legumes na sua dieta habitual para enriquecê-lo com carboidratos complexos de boa qualidade e livres de glúten.

Evite o consumo de massa ou feito à mão, exceto que nós sabemos a sua origem e manipulação, porque, apesar de não conter glúten como ingredientes podem estar contaminados com algum dos cereais que geram sintomas de intolerância.

Evitar a contaminação cruzada e não manipular alimentos com glúten no mesmo lugar que os preparativos são feitos para celíacos. E também, não fritar alimentos sem glúten em um produto onde anteriormente não permitidos cereais.

O pão ralado pode ser substituído por produtos revestidos usando farinha de milho, flocos de milho ou de arroz ou purê de batata em pó panado.

Lembre-se sempre de escolher os produtos mais frescos possíveis e evitar processados ​​e sempre olhar para os rótulos dos alimentos e lista de alimentos-friendly celíacos que são publicados todos os anos na Federação das Associações de Celíacos.

A dieta é a única fonte de saúde e o único tratamento viável para as pessoas com doença celíaca, por isso, no Dia Internacional do Celíaco deixar essas dicas para conseguir uma dieta equilibrada, sem glúten.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: