Cuidar dos netos uma vez por semana melhora a saúde mental

Mateus Dicas Saúde 22-04-14 avós cuidando dos netos, netos com avós, saúde dos avós comentários

Cuidar dos netos uma vez por semana melhora a saúde mental

Hoje, mais e mais avós que criam netos, algumas vezes por semana, essa tarefa, além de ter um impacto fortalecimento dos vínculos familiares positivos, também teria outros benefícios à saúde, incluindo a manutenção da acuidade mental e reduzir o risco de desenvolvimento de alguma forma de demência, como evidenciado por um estudo efetuado na Austrália.

De acordo com o publicado online em Menopausa, a revista da Sociedade Norte-Americana Menopausa (NAMS), cuidando de netos um dia por semana ajuda a manter o seu estado mental em equilíbrio, realizando essas tarefas 5 ou mais dias por semana não teria o mesmo efeito positivo.

“Nós sabemos que as mulheres mais velhas, que são socialmente engajados têm uma melhor função cognitiva e redução do risco de desenvolver demência mais tarde, mas muito de uma coisa pode ser ruim”, disse Margery Gass, NAMS Diretor Executivo.

Para o estudo, a mesma parte do Projeto Envelhecimento Saudável para as Mulheres, 186 mulheres australianas entre 57 e 68 anos de idade levou três diferentes testes de acuidade mental, considere ainda mais se elas estavam pensando que seus filhos tinham sido particularmente exigente com eles no ultimo ano.

Os testes de cognição foram avaliados utilizando o Symbol Digit Modalidades Test (SDMT), um teste destinado a detectar possíveis danos cerebrais em adultos, o California Verbal Learning Test (CVLT) que avalia vários aspectos da aprendizagem verbal e memória, e a Torre de Londres, um teste neuropsicológico utilizado para avaliar a capacidade de planejamento.

Do total de participantes, 120 avós que passaram um dia por semana a cuidar de seus netos tiveram as maiores pontuações em dois dos três testes de acuidade mental. No entanto, cuidar de seus netos durante 5 ou mais dias por semana tiveram os resultados mais baixos em um teste que avalia a memória de trabalho e velocidade de processamento mental. Além disso, eles descobriram que as avós que passaram mais tempo cuidando de seus netos, eles eram mais propensos a se sentir pressionados pelas exigências de seus filhos.

Cuidar dos netos uma vez por semana melhora a saúde mental

Netos, os avós e os seus benefícios

Uma boa relação entre avós e netos podem fornecer uma melhora psicológica para ambas as gerações, de acordo com um estudo do Instituto do Envelhecimento da Universidade de Boston. Os pesquisadores descobriram que esse tipo de ligação íntima foi associado com menos sintomas de depressão entre adultos mais velhos e os jovens. E enquanto mais tiver esses laços emocionais, maior o benefício.

O estudo também mostrou que os avós que forneceram apoio tangível para os seus netos, que incluiu as tarefas domésticas, dando conselhos, ou oferecem algum dinheiro, e por sua vez, recebeu um apoio semelhante de seus netos, foram os menos que tinham sintomas depressivos.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: