Cuidados essenciais com a pele dos idosos

Rudney Beleza e Estética, Cuidados com a pele 03-03-15 cuidados com a pele, idoso, pele comentários

A pele também envelhece com o tempo. Ele se torna mais fina, perde gordura e forma rugas. Manchas aparecem e marcas na pele, assim como apêndices cutâneos. Lesões e feridas também demoram mais tempo para cicatrizar.

Mas o envelhecimento da pele será mais ou menos evidente, dependendo se você tomou muito sol durante toda a vida, se bebeu água suficiente, não ingeriu muita bebida alcoólica, se você fuma, ou se algum tipo de problema de saúde, tais como diabetes ou doença renal. Isso facilita que a pele fique seca, escamosa e torna-se áspera ao toque, podendo causar coceira e tornar-se suscetível a feridas e infecções.

Cuidado com a pele dos idosos

A hidratação é muito importante. Para ter uma boa hidratação da pele você pode seguir uma série de medidas:

– Beba pelo menos 2,5 litros de água por dia.
– Aumente a ingestão de frutas e hortaliças na dieta.
– Use um hidratante após o banho.
– Use sabonetes suaves para a higiene pessoal.
– Use água morna, em vez de quente para o banho.
– Evite áreas com ambientes muito secos. Você pode usar um umidificador em casa.
– Não fume.

Outra importante recomendação é proteger-se do sol. Os efeitos nocivos da radiação ultravioleta do sol são cumulativos, de modo que as pessoas com mais idade, tem maior risco de ter um melanoma ou câncer de pele. Além disso, a exposição ao sol e calor promove a desidratação. Neste sentido, devemos tomar as seguintes precauções:

– Limitar o tempo gasto ao sol.
– Usar protetor solar com alta fator de proteção.
– Use chapéu em suas caminhadas.

Mais informações

Os idosos precisam de mais atenção e alguns cuidados especiais para garantir a eles um envelhecimento saudável e uma qualidade de vida melhor. Praticar atividades físicas regulares, ter uma boa alimentação, dormir bem, são hábitos que auxiliam a saúde dos mais velhos e previnem a perda de capacidade funcional, diminuem o estresse, entre outros fatores que podem promover uma vida mais saudável.

Para mais dicas para uma boa hidratação e cuidados com a pele, reveja nossos artigos com mais informações que podem te ajudar.

Este Post te ajudou?
  
  • o que passar informação pele fo idoso
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: