Controlar o peso durante a gravidez

Mateus Dicas Saúde 09-11-12 controlar o peso na gravidez, Destaque, gravides, mulher gravida comentários

Controlar o peso durante a gravidez

É normal ganhar peso durante a gravidez, mas este ganho de peso será diferente em algumas pessoas. Em geral, recomenda-se o ganho de peso de entre 9 e 12 kg desde o início até ao final da gestação.

Quando o ganho de peso na gravidez é maior do que o normal, o ginecologista pode recomendar uma dieta adequada para reduzir o ganho de peso. Se ao contrário o ganho de peso é menor do que o esperado, os médicos geralmente prescrevem uma dieta para ganhar peso e repouso moderado.

Controle de peso durante a gravidez

Embora o ganho de peso é parte da gravidez, o aumento de peso deve ser feito de forma equilibrada e saudável. Propomos algumas dicas que vão ajudar você a controlar seu peso durante a gravidez:

Siga uma dieta saudável. É importante saber quais os alimentos que nos nutrem, que nos sacia e são importantes para o nosso organismo. Recomendamos comer carboidratos de assimilação lenta, como arroz, batata, pão ou cereais. Devem também estar presentes na dieta das mulheres grávidas frutas e vegetais, pois esses alimentos saciam a fome e contém um alto teor de fibra e água, e fornecem sais minerais, vitaminas e calorias.

Na alimentação das mulheres grávidas não pode faltar leite ou proteína (carne, peixe, …).

Não pule as refeições. Elas devem fazer cinco refeições por dia: café da manhã, lanche no meio da manhã, almoço, lanche no meio da tarde e jantar, em vez de três abundantes refeições. Tanto o café da manhã como o lanche são muito importantes porque ajudam a não chegar com muita fome no almoço e no jantar evitando comer muito.

Beba água potável, pelo menos dois litros de água por dia, embora nem sempre possa estar com vontade, beba um copo de água ou se possível sopas, chás ou caldo de legumes. Quando a mulher toma líquido combate a prisão de ventre e a pele seca, problemas muito comuns durante a gravidez.

Outra maneira de controlar o peso durante a gravidez é estar realizando exercícios moderados, como ioga, natação ou andar meia hora todos os dias.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: