Consumir alimentos e bebidas quentes é um risco para a saúde

Rudney Dicas Saúde 25-02-15 alimentação, alimentos quentes, Dicas Saúde comentários

Consumir nossas refeições quentinhas e certas bebidas quentes é delicioso, mas algumas pessoas preferem consumi-los muito mais quentes do que o normal. O que eles não percebem é que isso pode se tornar um problema a longo tempo.

A comida tem suas respectivas temperaturas de consumo, mas certas pessoas são apaixonadas pelo o que é extremamente quente ou frio e esse hábito alimentar pode acabar gerando uma problemas como sensibilidade nos dentes. Porém, além dos dentes, pode haver outros problemas realmente perigosos em consumir alimentos e bebidas muito quentes.

A primeira afetada é a boca e suas mucosas, paredes, língua e não só por causa da queimadura, as temperaturas muito quentes nesta área podem alterar a sua forma natural produzindo uma inflamação e fazendo perder a sensibilidade e até mesmo gosto, às vezes pela alteração das papilas.

Em seguida, o esôfago é afetado, pois mantém a mesma temperatura e é basicamente agredido quando o alimento em alta temperatura desce da garganta. Então, quando chega ao estômago, os ácidos assimilam que devem atuar de forma diferente e tendem a manejar níveis de líquidos muito mais quentes e perigosos, portanto as funções do estômago começam a enfraquecer e pode ocorrer lesões na mucosa gastrointestinal. Além disso, com esta atividade incomum para o sistema digestivo somadas a constantes agressões, pode aparecer doenças como úlceras ou gastrites e que podem evoluir para um câncer de estômago ou esôfago, ainda mais se acompanhadas do consumo de álcool e tabaco, no caso do esôfago.

E o problema não termina aqui, porque a nutrição também é afetada, pois o alimento quando exposto a temperaturas exorbitantes começa a perder suas propriedades nutricionais. Esse mal hábito piora ainda mais para aquelas pessoas que comem de tudo com pimenta.

Mais informações

Devemos ter consciência e não esperar que algo grave aconteça com nossa saúde para percebermos que está na hora de mudar alguns hábitos. Pode ser mais confortante consumir alimentos e bebidas quentes principalmente no inverno, mas temperaturas exageradas e constantes devem ser evitadas.

Se você quiser fazer um agradado ao seu estômago, reveja nosso artigo com alimentos mais saudáveis para esse órgão. Caso seu problema for gastrite também temos matérias que podem te ajudar a tratar essa inflamação.

Este Post te ajudou?
  
  • consumir alimento e bebidas
  • bebida quente e bom pra saude
  • alimentos quentes inverno riscos
  • algum problema em consumir bebidas quentes?
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: