Consequências do excesso de exercício físico

Rudney Destaque, Dicas Saúde 10-10-14 excesso de exercício, exercício excessivo, exercício físico comentários

Realizar exercícios regularmente é essencial para se manter em forma e ter um bom estado de saúde. No entanto, apesar dos muitos benefícios que a prática de qualquer esporte traz para o nosso corpo, realizar exercícios físicos em excesso causa danos que podem afetar tanto a nossa saúde física como mental.

Estes efeitos adversos ocorrem por exagerar no tempo dedicado ao treinamento e à intensidade do mesmo, por isso, terá de observar ambos os fatores para avaliar se está se exercitando excessivamente.

A primeira consequência do exercício excessivo, é a aceleração do processo de envelhecimento, já que o corpo libera uma quantidade mais elevada de radicais livres, o que também pode nos levar a doenças tais como a asma, doença de Parkinson, artrite, etc

Também aumenta os problemas musculares ou nas articulações, pois impede a recuperação dos tecidos devido à falta de descanso entre as sessões.

Além disso, também aumentam os problemas cardíacos e problemas circulatórios, porque o corpo mantém constantemente um batimento cardíaco acelerado, o que resulta numa maior dificuldade para recuperar um batimento cardíaco normal após a prática do exercício.

O supertreinamento pode causar descoordenação de movimentos, acompanhada de fadiga e dificuldade em adormecer ou acordar. Nas mulheres, o excesso de exercício pode causar amenorreia (ausência de menstruação).

Ocorre também um impacto negativo sobre a nossa saúde emocional, já que ao exercitarmos em excesso, nosso organismo reduz a quantidade de endorfinas, que são secretadas pelo nosso cérebro e causam uma sensação de bem-estar e relaxamento após um esporte saudável. Uma diminuição no nível destas substâncias no organismo pode levar-nos a sentir depressão, ansiedade e agitação.

Este Post te ajudou?
  
  • excesso de exercicios fisicos remedios
  • excesso de exercício fisico e batimento cardíaco
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: