Consequências das mudanças climáticas para a nossa saúde

Rudney Dicas Saúde 26-02-15 Dicas Saúde, mudanças climáticas, Saúde comentários

Diversos estudos apontam que as mudanças climáticas afetam a saúde da humanidade. Estas mudanças já podem ser vistas refletidas em coisas básicas como água, ar e alimentos. O aquecimento global está aumentando lentamente, mas de forma constante.

Tudo isso que estamos experimentando como tempestades tropicais, secas, ondas de calor e inundações. Todos estes eventos climáticos têm um efeito maior sobre os países em desenvolvimento. Isto terá um impacto sério sobre a saúde de seus habitantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) constatou que 13 milhões de mortes por ano são causadas por fatores ambientais.

Dado que muitos fatores afetam a saúde dos cidadãos, há um que deve ser prioridade, é a mudança do uso de energia por opções limpas e renováveis. Os combustíveis fósseis produzem imensos danos ao meio ambiente e por efeito, de sua população.

Um estudo realizado pela OMS, confirma que ao longo dos últimos 50 anos, a atividade humana e o consumo de combustível lançou grandes quantidades de CO2 e outros gases de efeito estufa, que são suficientes para reter mais calor nas camadas mais baixas da atmosfera alterando a clima global.

O aquecimento é também uma alteração para a nossa saúde, isso influencia diretamente na qualidade do ar, da água, dos alimentos e de moradia, principalmente para áreas que não têm a capacidade de lidar com estas mudanças de infra-estrutura de saúde.

Dados da OMS que podem nos ajudar a compreender melhor o efeito das mudanças climáticas:

– Muitas das doenças altamente mortais, como a diarreia, desnutrição, malária e dengue, são muito sensíveis ao clima e é esperado que se agravem com as alterações climáticas.

– As áreas com infra-estruturas de saneamento pobres, como a maioria dos países em desenvolvimento serão menos capazes de se preparar para essas mudanças e as enfrentarão sem assistência.

– A mudança na temperatura ambiente influencia os requisitos básicos de saúde e altera condições naturais como: ar limpo, água potável, alimentação adequada e moradia segura.

Mais informações

Além da OMS, diversas instituições já revelaram muitos outros fatores de risco das alterações climáticas em relação com a nossa saúde. Por isso, não podemos depender apenas dos governantes, é preciso que cada um faça sua parte para cuidar e proteger o planeta.

Este Post te ajudou?
  
  • mudança climatica afeta o nosso organismo
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: