Conheça os benefícios do açaí e aprenda receitas simples e deliciosas

Conheça os benefícios do açaí e aprenda receitas simples e deliciosas

Encontrado em palmeiras de florestas tropicais da América do Sul, o açaí é um pequeno fruto redondo de cor escura. Sua semente compõe cerca de 80% do fruto, mas ainda que sua polpa seja a menor parte, ela contem 20% de muitas vitaminas e outros nutrientes.

A palmeira ou pé de açaí pertence ao gênero Euterpe e há oito espécies principais que são amplamente encontradas na Bacia Amazônica.

O pé de açaí representou um alimento básico importante das tribos indígenas, e seu valor nutricional tornou vital a sua saúde geral dos índios que o consumiam, às vezes constituindo mais de 25% de sua ingestão de volume de alimentos.

Alguns estudos mostram que a polpa de açaí é ainda mais rica em antioxidantes do que cranberries, framboesas, amoras, morangos ou mirtilos.

O açaí contém pouco açúcar, mas excelentes quantidades de cálcio, fibra e vitamina A. Também contem compostos de antocianina, como resveratrol e cianeto e ácido ferúlico, que não só dão ao fruto a sua cor distinta, mas também se juntam com flavonoides para defender o corpo contra radicais livres nocivos.

O grande poder nutricional contido no açaí pode ajudar a prevenir problemas de saúde como inflamação, obesidade, disfunção erétil, doenças neurológicas e alergias. Estudos laboratoriais demonstraram ter efeitos positivos sobre doenças associadas ao estresse oxidativo, doença cardíaca e câncer.

O açaí pode ser consumido de diferentes formas e em várias receitas. Outros usos para o açaí incluem coloração alimentar natural, cosméticos, cremes de pele anti-envelhecimento, shampoos e condicionadores, e também em suplementos alimentares.

O suplemento dietético é vendido com a promessa de aliviar condições como colesterol elevado, problemas cardíacos, alergias e câncer, além de ser usado para emagrecer. Como suplemento, o açaí é vendido em cápsulas, extratos e pós. Ainda não há comprovação científica que esses suplementos funcionem.

Propriedades do açaí

açaí

O açaí tem um perfil nutricional exclusivo para uma fruta, pois contém pouca gordura, baixo teor de açúcar e é muito rico em nutrientes.

Por exemplo, 100 gramas de polpa de fruta congelada tem o seguinte valor nutricional:

  • – Calorias: 70
  • – Gordura: 5 gramas
  • – Gordura saturada: 1,5 gramas
  • – Carboidratos: 4 gramas
  • – Açúcar: 2 gramas
  • – Fibra: 2 gramas
  • – Vitamina A: 15% do IDR
  • – Cálcio: 2% do IDR

De acordo com um estudo venezuelano, O açaí também contêm alguns outros minerais, incluindo cromo, zinco, ferro, cobre, manganês, magnésio, potássio e fósforo. Além de ômega-9 e vitamina C.

Os mais poderosos benefícios do açaí para a saúde provêm de compostos vegetais antioxidantes. O mais notável entre estes sãos as antocianinas, que têm forte ação antioxidante no corpo.

O açaí foi reconhecido como um dos alimentos mais benéficos do mundo pelo ORAC (Oxygen Radical Absorption Capacity). O ORAC é uma medida de quão bem os antioxidantes podem neutralizar os radicais livres. Quanto maior o valor, melhor o corpo o utiliza para combater os radicais livres. O açaí tem mais do dobro dos antioxidantes dos mirtilos e quase dez vezes mais do que o das uvas.

Os antioxidantes são moléculas que impedem a oxidação de outras moléculas. A oxidação produz radicais livres que podem danificar as células e glândulas dentro de nossos corpos, tornando-nos mais propensos a doenças e ao envelhecimento. Uma vez que nossos corpos estão expostos a uma variedade de toxinas e produzem trilhões de radicais livres, é importante tomar medidas para reduzir o efeito dos radicais livres no corpo. Ter uma dieta rica em antioxidantes é o primeiro passo e a introdução de açaí em seu regime é outra maneira possível de prevenir danos dos radicais livres.

Benefícios do açaí

açaí

Os incríveis benefícios dessa fruta aumentou sua popularização recente em todo o mundo, seja para consumo, uso médico alternativo e suplementos dietéticos. Seus benefícios incluem:

Melhora a saúde cardiovascular

As uvas são o principal ingrediente no vinho, e são semelhantes ao açaí de muitas maneiras. Ambos alimentos contêm altos níveis de antocianinas, que são uma forma de antioxidantes vegetais. Como dito, os antioxidantes eliminam os radicais livres que são responsáveis ​​por uma grande variedade de doenças, incluindo doenças cardíacas. As antocianinas também estão relacionadas à redução do colesterol no sangue, eliminando o colesterol LDL que é prejudicial para as paredes das artérias, reduzindo o risco de aterosclerose, acidente vascular cerebral e ataque cardíaco.

O açaí também possuí substâncias que atuam como vasodilatadores e relaxam os vasos sanguíneos para reduzir a pressão sanguínea, evitar coágulos sanguíneos que podem levar a acidentes vasculares cerebrais e ataques cardíacos e, geralmente, melhoram a circulação e oxigenação do sangue.

Cuida da pele

As propriedades antioxidantes do açaí e sua relação com saúde da pele é bem conhecida. O óleo de açaí é frequentemente usado em produtos cosméticos modernos para hidratar a pele e combater o aparecimento de rugas. Além disso, o consumo de açaí pode dar à pele um brilho saudável e suavidade à mesma.

Previne o câncer

O açaí está repleto de polifenóis. Eles combatem o crescimento cancerígeno em um nível molecular e impedem que os pequenos tumores cancerígenos se multipliquem em quantidades letais. Um estudo descobriu que essa fruta pode parar o crescimento das células cancerosas em até 80%. Isso representa uma das taxas mais bem-sucedidas para tratamentos médicos alternativos para essa temida doença. Houve uma atenção específica sobre o efeito do açaí contra o câncer de próstata.

Afrodisíaco

Embora o impacto direto do açaí na resistência sexual e no desejo sexual não seja completamente conhecido, essa fruta possuí uma habilidade de aumentar a circulação sanguínea geral em todo o corpo. Uma vez que a falta de fluxo sanguíneo é uma das principais causas de disfunção sexual e falta de resistência sexual, o açaí é comumente usado como remédio alternativo para ajudar pacientes com essas condições.

Combate o envelhecimento

Uma das qualidades médicas mais importantes do açaí é a sua capacidade de reduzir o processo de envelhecimento, devido aos seus altos níveis de antioxidantes. Os antioxidantes removem os radicais livres que causam a degradação da pele, cabelos, dentes e saúde ocular que é frequentemente associado ao envelhecimento prematuro.

O consumo regular de açaí ou a aplicação de óleo de açaí em certas áreas pele pode ajudar a reduzir os efeitos nocivos dos radicais livres e evitar a formação de rugas. O dano oxidativo celular e vários tipos de inflamação também podem ser reduzidos com o consumo do açaí.

Ajuda na digestão

Essa fruta contém altos níveis de fibra natural, que ajuda na digestão e na absorção de nutrientes dos alimentos. A fibra melhora os movimentos intestinais das pessoas, tornando seus processos excretores mais regulares e reduzindo as chances de constipação e outros problemas digestivos desconfortáveis.

Poder energético

As propriedades gerais do açaí aumentam os níveis de energia do corpo, bem como sua resistência. Eles reduzem a fadiga, melhoram a concentração e aliviam o cansaço. Além disso, devido à sua capacidade de aumentar a circulação sanguínea, evita também a fadiga.

Melhora a função mental

Estudos e pesquisas preliminares mostram que açaí pode melhorar a cognição e promover o envelhecimento cerebral saudável.

Bom para diabéticos

O açaí tem uma baixa pontuação no índice glicêmico, que é uma boa notícia para pessoas com diabetes. O consumo de açaí pode ser uma opção saudável para manter níveis de glicose constantes.

Açaí engorda?

açaí

O açaí puro não engorda e pode até mesmo ajudar a emagrecer. Pesquisas iniciais indicam que a polpa do açaí pode ajudar na perda de peso. Além disso, ela não só estimula a perda de peso, mas também ajuda as pessoas a manter um peso saudável.

Nos últimos anos, os suplementos e pílulas de açaí para perder peso tornaram-se extremamente populares. Embora os resultados não sejam uniformemente bem-sucedidos, houve uma série de depoimentos positivos sobre o sucesso com seu uso.

Além dos suplementos, a fruta em si também contribui com esse benefício. Um estudo respeitável descobriu que 30 dias de consumo de polpa de açaí resultaram em um nível mais baixo de insulina e glicose em jejum, bem como uma redução no colesterol total.

Embora mais pesquisas estejam sendo feitas atualmente, parece que o açaí têm um forte efeito sobre a perda de peso. O alto teor de fibras da fruta também pode reduzir o apetite e diminuir a fome em excesso.

No entanto, o açaí deve ser consumido puro para que faça efeito quanto ao emagrecimento. Os acompanhamentos calóricos bastantes comuns, podem produzir uma verdadeira bomba calórica e causar o efeito contrário.

Como preparar açaí

Uma vez que o açaí fresco tem uma vida útil curta, ele é principalmente vendido em três formas principais: polpa, pó e sucos.

O suco de açaí é carregado com antioxidantes, mas também é o que contém o mais alto teor de açúcar e falta de fibra. Além disso, o suco pode conter menos antioxidantes.

O pó fornece a quantidade mais concentrada de nutrientes, dando-lhe fibras e gorduras, bem como compostos vegetais.

No entanto, a polpa é provavelmente a melhor maneira de aproveitar o sabor do açaí. Para fazer o açaí na tigela, misture a polpa congelada sem açúcar com água ou leite e bata num liquidificador.

Uma das formas mais comuns de come-lo, é o açaí com banana, mas você pode incluir outras frutas fatiadas, sementes de chia, frutos secos, etc. Há também aqueles que preferem acompanhamentos mais calóricos, como doces, chocolates, leite condensado, leite em pó, granola, entre outros. Apesar de tentador, esses acompanhamentos aumentam muito as calorias do alimento.

Você também pode usar o pó de açaí para fazer várias receitas. Misture-o na sua receita de smoothie favorita, suco, sorvete, entre outras.

Receitas com açaí

açaí

Veja como preparar algumas receitas bem simples com o açaí:

Sorvete de açaí caseiro

Ingredientes:

  • – 200 gr de açaí (não congelado)
  • – 1/4 de copo de xarope de guaraná
  • – 1 lata de creme de leite

Preparo:

Bata todos os ingredientes num liquidificador, despeje num recipiente e coloque para congelar.

Brigadeiro de açaí

Ingredientes:

  • – 395 gr de leite condensado
  • – 200 gr de polpa de açaí

Preparo:

Coloque os ingredientes numa panela e cozinhe até ficar no ponto de brigadeiro. Deixe esfriar e modele os brigadeiros. Passe os brigadeiros em chocolate granulado ou granola.

Pudim de açaí

Ingredientes:

  • – 1 xícara (chá) de leite
  • – 1 xícara (chá) de açúcar
  • – 5 colheres (sopa) de maisena
  • – 3 xícaras (chá) açaí

Preparo:

Bata os ingredientes num liquidificador e despeje numa panela. Leve ao fogo e mexa até engrossar. Despeja numa forma redonda caramelizada. Desinforme após esfriar.

Mouse de açaí

Ingredientes:

  • – 2 litros de polpa de açaí
  • – 3 xícaras de chá de açúcar
  • – 10 gemas de ovos
  • – 40 gr de gelatina incolor sem sabor
  • – 1 xícara de água

Preparo:

Misture bem o açaí com o açúcar numa tigela. Em outro recipiente, bata as gemas com 10 colheres de sopa de açúcar até obter um creme. A parte, dissolva a gelatina na água e leve ao fogo mexendo até derreter.

Misture o açaí, o creme e a gelatina e bata bem. Coloque numa forma de pudim e leve ao forno até ficar consistente.

Cuidados com o consumo de açaí

O açaí é seguro para consumir, desde que você não seja alérgico à fruta. Mas, tenha cuidado ao consumir produtos feitos com açaí que possam ter outros ingredientes, como a cafeína.

Além da alergia, há o risco também da doença de Chagas. Em 2010, pesquisadores brasileiros descobriram que o açaí contaminado fez aumentar o número de casos dessa doença no Pará. O açaí pode ser contaminado quando é processado juntamente com barbeiro ou suas fezes. O barbeiro é o inseto que transmite a doença de chagas.

Contrair a doença de chagas através do açaí é menos provável se o produto for industrializado, assim ele passa por um processo de pasteurização que elimina esse risco. Caso contrário, o local de consumo deve ser certificado pela Vigilância Sanitária.

Mais informações

O açaí é um ótimo alimento para a saúde. No entanto, quando comprar, tenha certeza que você está comprando como uma polpa de qualidade, verifique o rótulo do ingrediente e se não possui ingredientes adicionados. Algumas polpas de açaí têm uma quantidade muito alta de açúcar adicionado.

Este artigo te ajudou?
  • +2 curtiram
  • 0 não curtiram