Conheça a babosa, descubra seus benefícios para pele e os cabelos

Conheça a babosa, descubra seus benefícios para pele e os cabelos

Você faz parte da geração que já usou babosa ou aloe vera como também é conhecida, para tratar doenças e melhorar o aspecto do cabelo ou da pele? Se você faz parte desta geração este artigo lhe trará muitas recordações, e se você ainda não conhece esta planta, saiba que hoje irá aprender para que serve a babosa e quais são suas propriedades e usos mais comuns.

Babosa para que serve?

beneficios da babosa para pele e  os cabelos

A babosa é originária da África e do sul da Arábia. As culturas gregas, romanas e egípcias aproveitaram de seus benefícios há muitos anos para o cuidado da saúde, embora na atualidade muitas pessoas a utilizam em pro de seu bem estar, tratamento de doenças ou como cosméticos para fins estéticos. Veja agora para que serve a babosa:

  • – Combate a prisão de ventre: cozinhe cinco gramas de linhaça em um copo de água. Depois que ferver, bata em um liquidificador com três colheres de sopa de babosa. Tome esta bebida 2 vezes ao dia
  • – Melhora as queimaduras: se não forem graves, a babosa é de uma ajuda impressionante para seu tratamento. Aplique o gel da babosa na pele (diretamente na área afetada) o mais rápido possível. Repita o processo várias vezes no dia
  • – Melhora as cólicas menstruais: quando as mulheres estão em seu período os aliados naturais são uma alternativa para enfrentar as cólicas e o mal estar que podem ocorrer. Prepare sucos naturais pela manhã e a noite e adicione o gel da babosa quando estiver batendo as frutas
  • – Cuida dos brônquios: use a babosa para preparar uma bebida que ajude a desinflamar, descongestionar e desinfetar. Misture mel, uma clara de ovo e três colheres de sopa de babosa. Também pode adicionar gengibre à batida para deixá-la mais aromática e efetiva
  • – Umecta a pele: adicione três colheres de sopa de açúcar, seis colheres do gel da babosa, uma de mel e meio copo de água. Bata os ingredientes e deixe a mistura descansar por dois minutos. Aplique no rosto ou corpo todo massageando e deixe agir por pelo menos uma hora. Feito isso lave com água abundante e um sabonete suave. Com o tempo verá que sua pele começa a ganhar suavidade
  • – Desinflama as picadas de insetos: o gel melhora o inchaço que a picada de formiga, vespas, abelhas e outros insetos produzem. Você deve aplicar o gel imediatamente depois da picada. Se uma pessoa sofre uma afetação maior ou começa a desenvolver uma reação alérgica a picada, é de suma importância buscar assistência médica de imediato
  • – Ajuda o cólon: a receita é muito simples. Misture uma colher de sopa de babosa, suco de laranja, uma colher de sopa de mel e um copo de água. Consuma esta bebida em jejum

Benefícios da babosa

beneficios da babosa para pele e  os cabelos

Agora que você já sabe , te convido a conhecer os benefícios desta planta que é muito fácil de se encontrar e que você pode tê-la em sua casa apenas mantendo alguns cuidados simples.

Absorção de minerais e vitaminas

A babosa contém vitaminas que nosso corpo necessita para se manter em bom estado, dentre elas a vitamina A, C, B1, B2, B3, B6, B12 e ácido fólico. Entre os minerais da babosa se encontra o cálcio, zinco, cromo, selênio, ferro, cobre, magnésio, entre outros.

Alto nível de aminoácidos e ácidos graxos

Os aminoácidos são a base principal para que as proteínas fiquem em nosso organismo. Na babosa existem cerca de 22 aminoácidos, dos quais 8 são importantes para o organismo. Enquanto o ácido graxos, a babosa conta com 3 esteroides vegetais, os quais ajudam a diminuir as gorduras no sangue, reduzir qualquer tipo de alergia e aliviar a indigestão.

Funciona como Adaptógeno

A babosa tem adaptógenos que ajudam ao corpo a adaptar-se de diferentes maneiras vinculados ao tema de vírus e doenças. Os adaptógenos elevam as defesas do corpo e, além disso, ajudam a lidar com diferentes situações que geram estresse.

A babosa é perfeita para limpar o trato digestivo, ajuda às pessoas que sofrem de prisão de ventre e as pessoas que tem diarreia, já que tem propriedades reguladoras e calmantes. Em poucas palavras mantém os intestinos saudáveis e ajuda a ter sempre uma flora intestinal normal e livre de bactérias.

É um bom desintoxicante

O gel que está composto na babosa é benéfico para desintoxicar o cólon, pois promove a eliminação de substâncias nocivas ou excedentes do corpo através do trato intestinal. Ao mesmo tempo ajuda os elementos benéficos serem absorvidos.

Além de possibilitar a desintoxicação do cólon, a babosa também promove a desinflamação do mesmo, aliviando a dor e o desconforto que o cólon irritado pode produzir.

Beneficia a saúde cardiovascular

A babosa trabalha diretamente sobre o sangue oxigenando-o e ajudando-o a espalhar os glóbulos vermelhos do sangue. A babosa contém nutrientes que ajudam a diminuir o colesterol e que regulam a pressão arterial, melhorando notavelmente a circulação.

Estimula o sistema imunológico

A babosa conta com polissacarídeos que estimulam os macrófagos, popularmente conhecidos como as células brancas no sangue que ajudam a combater os vírus. Beber um suco de babosa potencia o sistema imunológico e o deixa resistente e rápido para combater qualquer bactéria ou vírus que queira entrar no organismo.

Favorece a pele

Sendo uma das favoritas para as indústrias cosméticas, a babosa conta com propriedades que ajudam a melhorar feridas, mas, além disso, é utilizada sobre a pele, pois pode aliviar as dores e irritações em abrasões, queimaduras e inclusive a psoríase.

Funciona como Alcalinizador

A presença dos alimentos ácidos é inevitável por isso é importante para contar com uma boa saúde manter equilibrados os alimentos alcalinos e os ácidos. A babosa equilibra os níveis ácidos no corpo o mantendo saudável.

Ajuda a perder peso

A babosa ajuda o corpo a se livrar dos elementos nocivos, assim quando a digestão melhora naturalmente as toxinas são eliminadas e com elas as cargas tóxicas que te impedem de perder peso.

Como preparar um suco de babosa

  • – Corte algumas folhas de babosa com uma faca bem afiada, tente cortar bem na base, tomando cuidado para não machucar as outras folhas que ficaram na planta
  • – Corte os pequenos espinhos na lateral da folha
  • – Lave cuidadosamente as folhas
  • – Remova as cascas das folhas
  • – Não se esqueça de remover a camada amarela debaixo da casca, pois esta parte pode ser irritante e inclusive causar diarreia e dores ao estômago. Além de ser muito amarga
  • – Reserve somente o gel, a substância gelatinosa transparente que fica no interior das folhas da babosa
  • – Coloque o gel da babosa em um liquidificador ou processador
  • – Adicione também no liquidificador ou processador suco de alguma fruta cítrica que goste
  • – Bata por alguns minutos, até obter uma consistência homogênea
  • – Se preferir pode adoça-lo com mel ou algum outro produto natural

Dicas

Prepare o suco imediatamente, logo depois de ter cortado as folhas, pois as mesmas começam a oxidar rapidamente ao entrar em contato com o ar.

Depois de pronto, o suco deve ser colocado na geladeira, em um recipiente hermético. Assim o suco pode ser conservado até uma semana, enquanto você vai consumindo, embora o ideal seja consumi-lo o quanto antes para aproveitar suas propriedades.

Benefícios da babosa para o cabelo

beneficios da babosa para pele e  os cabelos

Problemas com o couro cabeludo, com a queda de cabelo, o ressecamento, a coiceira, a caspa e entre outros, podem acabar causando frustração. E para se livrar de vez destes probleminhas os tratamentos caseiros são sempre a melhor opção, entre eles um dos mais populares se baseia no uso da babosa.

Como já mencionamos que esta planta é muito utilizada pelas indústrias de cosméticos, há uma vasta ganha de produtos no mercado que utilizam a babosa como um dos ingredientes em sua composição. Visto que ela contém mais de 20 minerais e vitaminas essenciais para o crescimento dos cabelos.

Os seguintes benefícios da babosa para o cabelo são:

– Reduzir o sebo: a acumulação de sebo é uma causa comum de crescimento lento do cabelo. O sebo é uma substância oleosa produzida pelas glândulas sebáceas da cabeça. Sua função é manter umectado o couro cabeludo, mas um excesso em sua produção pode obstruir o crescimento do cabelo ao tampar os poros capilares. As propriedades antibacterianas do gel transparente resolvem o problema de acumulação de sebo no couro cabeludo.

– Reduzir a alopécia ou calvície nas mulheres: a alopécia é um problema masculino comum. É um tipo de queda de cabelo que afeta áreas particulares da cabeça ou sua extensão completa. Este problema pode acontecer devido a fatores hereditários ou a um mau estilo de vida. O uso regular de babosa pode prevenir e em alguns casos curar a doença e rejuvenescer os folículos capilares.

– Prevenir a queda de cabelo: Por anos a babosa é usada como tratamento natural para impedir a queda de cabelo, tanto em homens como em mulheres. Também pode reduzir o avanço da calvície, desde que você comece seu tratamento assim que detectar os primeiros sinais.

– Umectar a pele: a babosa também é um excelente umectante para o couro cabeludo e os folículos capilares. Seu gel pode ser aplicado diretamente sobre o couro cabeludo já que não produz efeitos adversos.

– Condicionar o cabelo: a babosa também funciona como condicionador. Sua aplicação regular ajuda a recuperar o brilho do cabelo, uma vez que elimina o ressecamento. O melhor da babosa é que não deixa sobre os fios a sensação oleosa comum em muitos condicionadores.

– Combater a caspa: ajuda a manter o balance do óleo natural do cabelo, a babosa ajuda a prevenir o ressecamento (como já mencionamos) que causa a caspa. Ao mesmo tempo a babosa promove uma sensação refrescante sobre o couro cabeludo.

– Promove o crescimento do cabelo: a babosa ativa o crescimento do cabelo melhorando a circulação no couro cabeludo. Ela contém um tipo de enzima que promove o crescimento dos fios novos em algumas pessoas. Também limpa o couro cabeludo balanceando seu nível de pH. Quando o couro cabeludo se encontra limpo e sua circulação é boa nada obstrui o crescimento.

Como usar babosa no cabelo

Sabia que mesmo em casa você pode utilizar a babosa ao máximo para cuidas dos fios. Veja alguns exemplos de como usar a babosa no cabelo:

  • – Aplicar o gel da babosa diretamente nos fios
  • – Usar o gel da babosa com outros óleos essenciais
  • – Usar a o gel da babosa com outros ingredientes naturais como; mel, abacate, limão entre outros
  • – Usar o gel da babosa junto com seu creme de hidratação habitual

Dica: Recomendamos que utilize mais o gel da babosa com outros ingredientes naturais ou somente o gel, já que os resultados são mais efetivos devido aos outros benefícios dos demais ingredientes.

Hidratação com babosa

Como ainda estamos falando de babosa no cabelo, que tal aprender 5 excelentes receitas e aproveitar seus benefícios para ajudar a fortalece-lo.

Hidratação de babosa com óleo de coco

beneficios da babosa para pele e  os cabelos

A combinação das propriedades umectante e reparadoras da babosa com os ácidos graxos essenciais do óleo de coco dão um tratamento revitalizador para o cabelo maltratado e ressecado.

Seu teor de antioxidante, vitaminas e minerais nutrem profundamente o couro cabeludo, uma vez que remove as células mortas da superfície e promove o crescimento saudável.

Ingredientes

  • – 3 colheres de sopa de gel de babosa (45 g)
  • – 2 colheres de sopa de óleo de coco (30 g)

Preparo

  • – Adicione o gel da babosa em um recipiente e misture com o óleo de coco até obter uma mistura homogênea

Como aplicar

  • – Separe o cabelo em várias mexas e aplique a mistura desde as raízes até as pontas
  • – Coloque uma touca (pode ser uma de banho comum) e deixe agir durante 1 hora
  • – Enxague como de costume e faça esta hidratação até 2 vezes por semana

Hidratação com babosa e mel

beneficios da babosa para pele e  os cabelos

O mel tem compostos antibacterianos e antifúngicos que ajudam a deter o crescimento da caspa e as infecções do couro cabeludo.

Isto somado aos nutrientes da babosa ajuda a proteger o cabelo do ressecamento e a queda.
Por isso, é uma das melhores opções para revitalizar o cabelo com tendência oleosa, já que regula a produção natural óleos sem alterar a atividade das glândulas sebáceas.

Ingredientes

  • – 3 colheres de sopa de gel de babosa (45 g)
  • – 3 colheres de mel ( 75 g)

Preparo

  • – Misture bem o gel de babosa com o mel

Como aplicar

  • – Esfregue a mistura sobre o cabelo com massagens suaves
  • – Assegure de cobrir todo cabelo, deixe agindo por 20 minutos e enxague
  • – Use até 3 vezes por semana

Hidratação com babosa e suco de limão

beneficios da babosa para pele e  os cabelos

O tratamento capilar elaborado com babosa e suco de limão é uma das melhores opções para combater as alterações do pH do couro cabeludo.

Ambos os ingredientes eliminam os fungos e as bactérias e ainda fortalecem as raízes do cabelo para que cresça sem inconvenientes.

Ingredientes

  • – 3 colheres de gel de babosa (45 g)
  • – 2 colheres de suco de limão natural (20 ml)

Preparo

  • – Bata os ingredientes até obter uma mistura homogênea

Como aplicar

  • – Esfregue a mistura por todo cabelo, incluindo o couro cabeludo e deixe agir de 30 a 40 minutos
  • – Enxague com seu shampoo regular e repita esta hidratação 2 vezes por semana

Hidratação com babosa e ovo

beneficios da babosa para pele e  os cabelos

As proteínas do ovo combinadas com os compostos hidratantes do gel da babosa se convertem em um tratamento revitalizador para aqueles que têm problemas de queda excessiva de cabelo.

Sua absorção através dos folículos capilares nutre profundamente os fios, ao mesmo tempo em que as fortalece e favorece seu crescimento natural.

Além disso, os dois controlam o excesso de produção de gordura e deixam o cabelo mais brilhante e suave.

Ingredientes

  • – 4 colheres de gel de babosa (60 g)
  • – 1 ovo

Preparo

  • – Bata o ovo e em seguida misture com o gel da babosa

Como aplicar

  • – Para obter um tratamento homogêneo, aplique por todo cabelo e deixe agir por 30 minutos
  • – Enxague com seu shampoo favorito e repita essa hidratação 3 vezes por semana

Mascara capilar com babosa e argila

beneficios da babosa para pele e  os cabelos

Se combinar a babosa com argila e um pouco de azeite de oliva você pode preparar uma mascara capilar exfoliante para remover as células mortas que vão se acumulando por todo cabelo.

Seu uso contribui para melhorar a oxigenação até os folículos capilares, além de controlar a queda e potenciar o crescimento do cabelo. Também é ideal para controlar o excesso de gordura e a aparição da caspa.

Ingredientes

  • – 6 colheres de sopa de gel de babosa (90 g)
  • – 1 colher de sopa de argila verde (10 g)
  • – 1 colher de azeite de oliva (16 g)

Preparo

  • – Coloque todos os ingredientes em um recipiente e misture até obter uma pasta cremosa

Como aplicar

  • – Esfregue a pasta por todo cabelo deixando agir por 30 minutos
  • – Enxague com agua abundante e use uma vez por semana

Depois de todas essas receitas, já deu pra notar que a aloe vera é um produto infalível para o cuidado do cabelo. Experimente preparar estas receitas e inclusive de forma regular em sua rotina. Tenho certeza que irá gostar.

Babosa para estrias

Você já sabe que a babosa contém muitas propriedades para o cuidado da pele, especialmente para melhorar o problema destas chatas e antiestéticas estrias. Os componentes da babosa consegue uma perfeita regeneração da pele para mantê-la mais suave e com uma melhor elasticidade. É um excelente produto natural para eliminar as estrias, você só precisa preparar uma máscara de babosa acompanhada com outros produtos naturais como óleo de amêndoas e mel, estes produtos em conjunto serão mais eficazes para a eliminação das estrias de forma natural. Aprenda agora como fazer estas simples mascaras caseiras para estrias.

Mascara de babosa e mel para estrias

beneficios da babosa para pele e  os cabelos

Como já mencionamos a babosa é muito boa para tratar estrias, por isso trouxemos uma receita de uma mascara caseira de babosa que você pode fazer em sua casa de maneira fácil e rápida.

Ingredientes

  • – 1 copo de polpa de babosa
  • – 2 Colheres de chá de óleo de amêndoas
  • – 2 Colheres de chá de mel

Como preparar

Primeiro você deve bater o gel da babosa com ajuda de um liquidificador, quando estiver pronto, adicione o mel e o óleo de amêndoas e continue batendo até que se torne uma massa compacta e homogênea.

Como aplicar

  • – Antes de aplicar a mascara, você deve se certificar que sua pele esteja limpa sem qualquer rastro de impureza
  • – Já com a pele limpa, aplique a mascara nas áreas onde as estrias se encontram e deixe agir durante 30 minutos
  • – Enxague com água morna, repita este processo 2 ou 3 vezes por semana e verá como sua pele ficará com a aparência mais lisa

Mascara de babosa e abacate para as estrias

beneficios da babosa para pele e  os cabelos

Esta é outra versão de uma mascara para estrias que pode fazer você mesmo. Os ingredientes principais são a babosa e o abacate e é outra opção que pode preparar para tratar estas cicatrizes da pele.

Ingredientes

  • – 5 colheres de sopa do gel da babosa
  • – 4 colheres de sopa da polpa de um abacate (bem maduro)
  • – 1 colher de sopa de azeite de oliva (extra virgem)

Como preparar

Primeiro comece colocando o gel em um recipiente e amasse bem o gel da babosa e em outro recipiente faça a mesma coisa com o abacate.

Depois você deve misturar o abacate e o gel e misturar bem até que tenha formado uma pasta cremosa, adicione o azeite de oliva, desta forma conseguirá fazer com que a textura seja mais leve.

Como aplicar

  • – Antes de aplicar a máscara caseira sua pele deve estar limpa e sem impurezas. O ideal é aplica-la depois do banho
  • Já com a pele limpa, aplique a mascara nas áreas com estrias e deixe que atue por 30 minutos. Enxague com bastante água morna e repita este tratamento 2 ou 3 vezes por semana

Mascaras com babosa para todos os tipos de pele

Como a babosa é muito usada para tratar muitos problemas de pele, sua riqueza nutricional também é encontrada dentro dos tratamentos estéticos.

Como às vezes muitos produtos estéticos são caros ou simplesmente você não consegue encontra-lo facilmente, nada melhor do que o bom e clássico tratamento caseiro é efetivo e econômico. Pensando nisso hoje vamos te ensinar algumas máscaras ideais para cada tipo de pele.

Pele seca

Graças a suas propriedades hidratantes, a babosa é um excelente remédio caseiro para o tratamento do ressecamento na pele que deixará seu rosto tão suave como a seda.

Óleo de coco e babosa

beneficios da babosa para pele e  os cabelos

Quando sua pele é seca, necessita de uma dose extra de hidratação para evitar que os sinais de idade apareçam antes do tempo.

Tenha esses nutrientes com a nossa primeira mascara de babosa e desfrute de todos os benefícios.

Ingredientes

  • – 1 folha de babosa
  • – 1/2 copo de óleo de coco (100 g)

Preparo

  • – Pegue a folha da babosa e faça um corte de ponta a ponta e extraia o gel transparente de seu interior
  • – Coloque o gel em um recipiente e adicione o óleo de coco
  • – Misture até criar uma pasta homongênea
  • – Aplique esta mistura sobre a pele previamente lavada (o rosto e pescoço) antes de ir dormir
  • – Para melhores resultados, deixe agir durante a noite toda e retire pela manhã

Iogurte, pepino fresco e babosa

beneficios da babosa para pele e  os cabelos

Quer combater a pele seca, mas não gosta da textura do óleo de coco? Então nesse caso, você deve provar a segunda de nossas mascaras de babosa. Vai ver que é super hidratante e nada pesada.

Ingredientes

  • – 4 colheres de sopa de gel de babosa (60 g)
  • – 2 colheres de sopa de iogurte natural (25 g)
  • – 6 colheres de suco de pepino fresco (60 ml)

Preparo

  • – Misture todos os ingredientes em um recipiente e aplique sobre sua pele
  • – Deixe agir durante 15 a 20 minutos
  • – Enxague com água morna

Para a pele oleosa

Um dos principais problemas da pele oleosa é a interminável batalha com excesso de brilho facial. Quem tem este tipo de pele sabe o complexo que é se maquiar ou tratar.

Além de ser mais propensa aos cravos, espinhas ou acne.

Ovo, mel, cevada e babosa

beneficios da babosa para pele e  os cabelos

Esta é uma mascara realmente efetiva que equilibra a oleosidade da pele sem a deixar desidratada.

Ingredientes

  • – O gel de uma folha de babosa
  • – 1 ovo
  • – 1 colher de chá de mel (7,5 g)
  • – 2 colheres de sopa de farinha de cevada (20 g)

Preparo

  • – Misture todos os ingredientes até obter uma pasta semilíquida
  • – Aplique sobre toda a pele do seu rosto com ajuda de um pincel grosso
  • – Quando a mascara estiver secado, enxague com água morna

Mascara rejuvenescedora facial

beneficios da babosa para pele e  os cabelos

A exposição excessiva ao sol te deixou com rugas? A má alimentação esta ficando refletida em seu rosto? Neste caso, a nossa próxima mascara com babosa te surpreenderá.

Ingredientes

  • – Suco de 1 pepino
  • – Gel de uma folha de babosa
  • – 3 gotas de óleo de vitamina E

Preparo

  • – Lave bem seu rosto
  • – Misture os dois ingredientes e aplique sobre sua pele até que seja absorvido
  • – Quando sentir a pele ligeiramente macia remova com água morna
  • – Aplique um pouco do óleo de vitamina E em suas mãos e aplique no rosto, massageando com movimentos circulares, até que a pele tenha absorvido

Mascaras faciais de babosa para remover manchas

São um dos maiores pesadelos das mulheres, as manchas podem aparecer por toda classe de fatores, mas não você não é obrigada a conviver com elas.

Você não tem desculpa para não usar esta mascara. Os ingredientes são bastante comuns e tenho certeza que os tem em casa, pois são bastante econômicos.

Babosa e limão

beneficios da babosa para pele e  os cabelos

Ingredientes

  • – 1 folha de babosa
  • – Suco de 1 limão (natural)

Preparo

  • – Coloque em um recipiente limpo o gel da babosa
  • – Coloque o suco de limão junto com o gel da babosa e misture até que obtenha uma mistura homogênea
  • – Aplique esta pasta sobre o rosto e pescoço (ambos devem estar limpos)
  • – Deixe agir por 15 minutos e retire com água morna
  • – Repita este procedimento todos os dias até que tenha eliminado por completo as manchas cutâneas

Babosa e mel

beneficios da babosa para pele e  os cabelos

Combinando as propriedades hidratantes e anti-inflamatórias do mel com as qualidades hidratantes e cicatrizantes da babosa, você cria um remédio efetivo contra as manchas faciais.

A nossa ultima mascara de babosa também te ajudará a manter uma pele super suave todo dia sem necessidade de aplicar mais nada.

Ingredientes

  • – 1 colher de chá de azeite de oliva (5 g)
  • – 1 1/2 colher de sopa de mel (37,5 g)
  • – 1 Folha de babosa

Preparo

  • – Bata os ingredientes ou misture bem
  • – Aplique em seu rosto e deixe agir por 15 minutos
  • Retire com bastante água morna

Escolha as mascaras faciais com babosa que melhor se adapte a sua pele e as use, pelo menos uma vez por semana para obter os melhores resultados.

Mais informações

Atualmente há mais de 250 variedades reconhecidas de babosa, das quais somente três ou quatro tem características curativas ou medicinais significativas. As mais potentes ricas em vitaminas, minerais, aminoácidos e enzimas são as Aloe arborescens.

Este artigo te ajudou?
  • +2 curtiram
  • -1 não curtiram