Conheça as propriedades e benefícios do mangostão

Rudney Alimentos Saudáveis, Frutas 07-06-16 mangostao, mangostão fruta, mangostin comentários

O mangostão (Garcinia Mangostana L.) também chamado de mangostin ou Rainha das frutas, é uma fruta tropical que além suculenta e nutritiva, fornece interessantes benefícios para a saúde. O mangostão é especialmente apreciado porque contém antioxidantes e muitos fitonutrientes. Ele é proveniente de uma família de árvores tropicais originárias principalmente na América e na Ásia. O mangostão é um altamente valorizado e cobiçado por seu sabor altamente doce.

Ao contrário de outras frutas, o mangostão amadurece ao longo de todo ano. Pode ser comido por si só, em forma de suco, chá, combinado com outras frutas e é usado até mesmo na fabricação de cerveja. Com a casca do mangostão também é feito suplementos nutricionais, pois é a parte onde se concentra o mais alto nível de antioxidantes.

Propriedades do mangostão

Do ponto de vista nutricional, o mangostão é especialmente rico em diferentes nutrientes essenciais, de modo que o seu consumo é adequado para dietas saudáveis ​​e equilibradas. Por exemplo, muitos nutricionistas aconselham seu consumo para jovens e crianças, adultos e atletas. Além disso, ambas as mulheres grávidas e lactantes podem se beneficiar de suas propriedades, pois o seu consumo não é contra-indicado durante estas fases.

A casca avermelhada dura e o interior branco do mangostão, proporciona uma boa dose de minerais, tais como cálcio, potássio e uma pequena quantidade de sódio, o que é recomendado em caso de fadiga, cansaço (físico e mental) e para prevenir cãibras musculares. Contém fibra e vitaminas (especialmente B e C). Ele também é um fruto recomendado para fortalecer as defesas do organismo, controlar processos inflamatórios, reduzir o risco de doenças cardiovasculares, controlar o colesterol e aliviar a febre. Ao mangostão é ainda atribuído um efeito antidepressivo, antibiótico, preventivo de doenças de pele ou alergias e, seu chá tem um efeito depurador.

O mangostão se destaca por suas xantonas, sua contribuição fitonutrientes e sua grande capacidade antioxidante que nos ajuda a combater os radicais livres prevenindo danos às células.

Esta fruta também é rica em princípios ativos pouco comuns:

– É rica em ácido hidroxicítrico (HCA) que impede a formação de colesterol.
– Contém quinonas e fenóis, que agem contra fungos, bactérias e vírus.
– Fornece estilbeno e catequinas (antioxidantes).
– Fonte de fibras.

Benefícios do mangostão

Alergias

O extracto do mangostão contém uma substância chamada alfa-mangostão e gama-mangostão, que ajudam a inibir a liberação de histamina e síntese de prostaglandina E2, combatendo a alergia.

Anti-inflamatório

Suas xantonas são responsáveis ​​pela sua ação anti-inflamatória. Pode, por conseguinte, ajudar a tratar doenças inflamatórias como reumatismo, artrite, dor muscular, etc.

Antioxidante

Graças às sua catequinas, o mangostão destaca-se por sua alta capacidade antioxidante. Isso torna-o um alimenteo ideal antienvelhecimento e qualquer processo degenerativo. Pessoas com doença cardiovascular também se beneficiarão, pois fornece mais elasticidade aos vasos sanguíneos, enquanto impede a oxidação de gorduras (evitando que tornem-se colesterol) o que contribui, então, para diminuir o colesterol e prevenir acidentes cardiovasculares.

Diabetes

Essa fruta é muito útil no caso de diabetes do Tipo II, uma vez que favorece a regulação da glicose e diminui a resistência à insulina. Pode nos ajudar também em casos de hipoglicemia.

Emagrecer

Por ajudar a regular a glicose e ataques de ansiedade por comida será mais fácil para seguir uma dieta de emagrecimento ou regular refeições. Seu efeito saciante é aconselhável em casos de obesidade.

Energizante

Aumenta nosso nível de energia naturalmente, por isso é indicada para combater a astenia e fadiga crônica.

Fortalece o sistema imunológico

O extracto do mangostão ainda está sendo estudado, mas parece ajudar a inibir o crescimento de alguns cânceres. Ele pode ainda ser útil para melhorar as defesas contra vírus e bactérias presentes em diferentes tipos de infecções, e também funciona como um antipirético, uma vez que reduz a febre.

Problemas respiratórios

É de grande ajuda para tratar infecções respiratórias recorrentes e até mesmo ser coadjuvante em casos mais graves, como asma e tuberculose através de seu efeito anti-inflamatório e fortalecedor do sistema imunológico.

Problemas do sistema nervoso

Graças ao seu poder anti-inflamatório, antioxidante e sua contribuição de triptofano pode ser usado para ajudar em casos de ansiedade, desânimo e até mesmo em casos muito precoces da doença de Alzheimer ou de falta de memória.

Anti-inflamatório digestivo

É indicada também em casos de inflamação crônica do intestino e estômago (excesso de acidez, refluxo, etc.)

Problemas de pele

Seus benefícios vêm através de suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e microbiana. Alguns especialistas aconselham o mangostão em casos de dermatite, psoríase, excesso de oleosidade e fungos na pele.

Precauções

– Diabéticos devem observar se os seus níveis de glicose caem muito ou se alteram de alguma forma.
– Pessoas que sofrem de inflamação aguda devem começar a consumir uma pequena quantidade ou evita-la.
– Cuidado se você está tomando anticoagulantes, pergunte ao seu médico ou especialista se pode consumir esta fruta.

Essas contra-indicações são basicamente observadas se tomarmos o extracto de mangostão ou seu concentrado, incluindo a sua casca.

Mais informações

Exclusivo por sua aparência roxa e branca, além de seu sabor exótico, essa fruta possui muitos nutrientes benéficos para a saúde. Um dos únicos problemas relacionados ao mangostão é em relação a seu preço alto, o fruto pode custar até R$ 10 a unidade.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: