Conheça as incríveis propriedades e benefícios do kiwi para a saúde

Conheça as incríveis propriedades e benefícios do kiwi para a saúde

Os Kiwis são pequenos frutos que carregam muito sabor e abundância de benefícios para a saúde. Está cheio de nutrientes como vitamina C, vitamina K, vitamina E, folato e potássio. Também têm muitos antioxidantes e são uma boa fonte de fibra.

O kiwi leva o seu nome incomum devido a uma ave nativa da Nova Zelândia. É conhecido por sua casca peluda e a cor verde impressionante de sua poupa. Consumido no mundo todo, as propriedades do Kiwi podem fazer muito bem para nossa saúde, por isso, é uma das frutas que devemos consumir regularmente.

Propriedades do kiwi

Em 1 xícara de kiwi, você obtém mais de 270% da dieta recomendada para a vitamina C. A vitamina C atua como um antioxidante, eliminando radicais livres em seu corpo para ajudar a prevenir várias doenças. Também é essencial para a formação e reparação de tecidos, particularmente cartilagem, vasos sanguíneos, tendões e pele. O kiwi é também uma fonte de vitamina K, com 1 xícara oferecendo 89% do valor diária recomendado (VDR). A vitamina K ajuda com a coagulação do sangue e a absorção de vitamina D. O Kiwi também fornece 13% do VDR de vitamina E e 11% do VDR de folato em uma dose de 1 xícara.

O potássio é um mineral que ajuda a manter os líquidos do seu corpo e outros minerais em equilíbrio. A deficiência desse mineral pode levar a fraqueza, acidente vascular cerebral e batimentos cardíacos irregulares. Uma xícara de kiwi contém 552 mg de potássio, mais do que os 467 mg encontrados em uma banana pequena. Uma dieta rica em potássio ajuda a controlar a pressão arterial.

Um copo de kiwi fatiado fornece 5g de fibra. O Instituto de Medicina recomenda a maioria das mulheres adultas consumir pelo menos 25g de fibra por dia e homens, 38g. A fibra pode ajudar a preenchê-lo, manter seu sistema digestivo funcionando bem e ajuda a reduzir o colesterol.

Kiwi calorias

Escolher o kiwi como um lanche pode ajudá-lo a controlar seu peso. Uma fruta de tamanho médio tem apenas 46 calorias e uma xícara cheia de fatias de kiwi contém 108 calorias, aproximadamente a mesma quantidade que uma banana média.

Kiwi é bom para que?

Devido a suas incríveis propriedades e valor nutricional inestimável, o kiwi é muito bom para nossa saúde. Segundo vários estudos, essa fruta pode ajudar na digestão, melhorar nossa imunidade, proteger nossa visão, controlar a pressão arterial, cuidar da pele, entre muitos outros benefícios que vamos conhecer a seguir.

Kiwi benefícios

1 – Pode ajudar a tratar a asma

Acredita-se que a grande quantidade de vitamina C e antioxidantes que os kiwis possuem pode realmente ajudar a tratar pessoas com asma. Um estudo realizado em 2000, descobriu que houve um efeito benéfico na função pulmonar entre aqueles que consumiram essas frutas frescas regularmente.

2 – Ajuda na digestão

Os kiwis têm muita fibra, o que já é bom para a digestão. Mas eles também contêm uma enzima proteolítica chamada actinidina que pode ajudar a quebrar a proteína, o que beneficia ainda mais nosso processo digestivo.

3 – Melhora o sistema imunológico

Os Kiwis são ricos em nutrientes, principalmente de vitamina C. De fato, apenas 1 xícara de kiwi fornece cerca de 273% do valor recomendado diariamente de vitamina C, que é um nutriente essencial quando se trata de aumentar seu sistema imunológico para afastar doenças.

4 – Reduz o risco de outras condições de saúde

O estresse oxidativo pode resultar em danos ao nosso DNA. Isso pode levar a problemas de saúde. Parcialmente graças aos seus antioxidantes, há algumas evidências de um estudos que revelam que o consumo regular de kiwi reduz a probabilidade de estresse oxidativo.

Uma vez que o dano oxidativo do DNA está fortemente ligado ao câncer de cólon, o consumo regular de kiwi também pode diminuir o risco dessa doença.

5 – Controla a pressão arterial

Devido ao seu elevado teor de potássio, os kiwis podem ajudar a combater os efeitos nocivos do excesso de sódio no organismo. É possível que uma baixa ingestão de potássio atue como um fator de risco no desenvolvimento da pressão arterial alta tão grande como uma alta ingestão de sódio.

6 – Reduz a coagulação do sangue

Além de nos ajudar a controlar a pressão arterial, os kiwis podem realmente reduzir a coagulação do sangue. Um estudo da Universidade de Oslo, descobriu que comer essa fruta regularmente reduziu significativamente o risco de coagulação no sangue. Também ajudaram a reduzir a quantidade de gordura no sangue.

7 – Protege contra a perda de visão

A degeneração macular é a principal causa de perda de visão, e os kiwis podem ajudar a proteger seus olhos desse problema. Um estudo descobriu que, ao comer três porções de fruta por dia, o risco de degeneração macular diminuiu em 36%. Os níveis elevados de zeaxantina e luteína dos kiwis são responsáveis ​​para contribuir com esse efeito.

8 – Previne a prisão de ventre

Inúmeros estudos relataram que o kiwi pode ter um efeito laxante suave e pode ser usado como suplemento dietético especialmente para pessoas idosas com prisão de ventre. O consumo regular de kiwis foi mostrado ser útil para promover a produção de fezes mais volumosas, mais suaves e mais frequentes.

9 – Melhora o sono

De acordo com um estudo sobre os efeitos do consumo de kiwi na qualidade do sono em adultos com problemas de sono, verificou-se que o consumo dessa fruta pode melhorar o início, a duração e a qualidade do sono em adultos com distúrbios do sono auto-relatados.

10 – Promove a saúde do coração

A fibra e o potássio nos kiwis ajudam a saúde cardíaca. Um aumento na ingestão de potássio juntamente com uma diminuição na ingestão de sódio é a mudança dietética mais importante que uma pessoa pode fazer para reduzir seu risco de doença cardiovascular.

Em um estudo, aqueles que consumiram 4069 mg de potássio por dia tiveram um risco 49% menor de morte por doença cardíaca isquêmica em comparação com aqueles que consumiram menos potássio (cerca de 1000 mg por dia).

As altas ingestões de potássio também estão associadas a um risco reduzido de acidente vascular cerebral, proteção contra perda de massa muscular, preservação da densidade mineral óssea e redução na formação de cálculos renais.

Por fim, as sementes de kiwi são pretas e pequenas, e a indústria desenvolve o óleo de kiwi. Esse óleo contém ácido alfa-linolênico e ácidos graxos essenciais de ômega 3, que também contribuem para nossa saúde cardiovascular.

Como se come kiwi?

O kiwi pode ser consumido de forma variada, ele pode ser descascado e cortado em pedaços. Você pode adiciona-lo a uma salada, consumir puro, e muitas pessoas consomem o kiwi juntamente com iogurte e cereais. O suco de kiwi é também uma opção saudável e saborosa, confira abaixo uma receita de suco de kiwi detox:

Suco detox com kiwi

O kiwi é excelente para desintoxicar o corpo por ser uma fruta cítrica, rica de fibras e água. Este suco de kiwi, além de ser detox, também pode ajudar a emagrecer naturalmente.

Ingredientes

  • – 3 kiwis
  • – 3 colheres (de sopa) de limão
  • – 250 ml de água

Modo de preparo

Descasque os kiwis, corte-os e adicone-os juntamente com o restante dos ingredientes num liquidificador e bata bem. Após, basta coar e beber. Se quiser adoçar, prefira usar stévia.

Esse suco deve ser ingerido logo após seu preparo para que não perca suas propriedades benéficas, além disso, você também deve tomar bastante água para ajudar na desintoxicação do corpo.

Como plantar kiwi?

O pé de kiwi tem origem oriental e é altamente produtivo, podendo dar frutos de 3 e 5 anos após seu plantio. Você pode plantar kiwi aproveitando as sementes das frutas que você compra para sua casa.

Para isso, basta retirar as sementes do kiwi, colocá-las em uma peneira e depois lavá-las com água da torneira. Para o processo de secagem, deixe-as sobre um papel toalha e depois de secas, coloque-as, juntamente com o papel em um pote plástico com tampa dentro da geladeira. Elas devem brotar entre os 7 e os 20 dias depois.

Com brotos nascendo, retire da geladeira, do papel toalha e coloque-as nos cubículos da bandeja de germinação, onde deve conter terra preparada. Mantenha a terra bem úmida e depois que as plantas estiverem com cerca de 10 cm, transplante-as canteiros onde devem ficar em definitivo. Você deve também fincar um estaca ao lado para que ele possa crescer. Plantá-lo ao lado de um muro ou árvore para que se enrole.

A terra para plantar o kiwi deve ter um pH ligeiramente ácido. Você preparar a terra tanto do canteiro como da bandeja de germinação com uma mistura de um composto curtido de borra de café, farinha de osso ou cinzas e farinha de casca de ovo.

O kiwi é de uma região de temperatura amena, mas pode resistir bastante à variações de temperatura, tanto para o frio quanto para o calor. Seu pé de kiwi deve ser plantado em um local com bastante sombra e pouco sol, onde não batam ventos muito fortes, pois podem derrubar suas flores e prejudicar sua produção.

A irrigação do kiwi deve ser semanal, mas em épocas de seca, é aconselhável regá-lo com uma maior frequência.

Mais informações

O kiwi é uma fruta com ótimas propriedades e benefícios para a saúde. Para consumi-lo, escolha as frutas com a pele mais firme e uniforme. Ele deve ser mantido na geladeira e comido antes de se tornar macio.

Este artigo te ajudou?
  • +5 curtiram
  • 0 não curtiram