Conheça 8 benefícios do chá de hibisco e como usá-lo para emagrecer

Conheça 8 benefícios do chá de hibisco e como usá-lo para emagrecer

A flor de hibisco é cultivada em todo o mundo, tanto para o seu uso estético quanto para seus usos medicinais, principalmente na forma de chá.

O chá de hibisco é feito a partir do cálice do botão seco da flor chamada Hibiscus Sabdariffa. É uma flor grande e vermelha, e não deve ser confundida com a Hibiscus acetosella, a espécie de hibisco que é encontrada geralmente em jardins. Acredita-se que a planta seja nativa da África.

Hibisco para que serve?

As flores e principalmente o cálice do hibisco, a estrutura tipo copo que suporta as flores, são usadas para fins medicinais. O cálice é usado para fazer o chá de hibisco, bebida com grande poder antioxidante, que promove inúmeros benefícios à saúde.

O chá de hibisco é de cor vermelho rubi e tem um gosto meio amargo. Este chá pode ser comprado facilmente em lojas de produtos naturais, supermercados e também pela internet. Ele pode ser consumido quente ou frio, dependendo da sua preferência. O chá de hibisco tem poucas calorias e não contém cafeína.

O hibisco é usado para a perda de apetite, tratar resfriados, doenças cardíacas e nervosas, dor no trato respiratório superior e inflamação, retenção de líquidos, irritação do estômago e distúrbios da circulação. Além disso, tem ação diurética para aumentar a produção de urina.

Hibisco emagrece?

O hibisco é muito conhecido por ajudar na perda de peso. Isso se deve a suas diversas substâncias antioxidantes, principalmente as antocianinas, que têm a capacidade de evitar o acúmulo de gorduras. Esse efeito contra as gorduras ocorre pois o consumo do chá de hibisco reduz a adipogênese, que é processo de produção das gorduras no corpo.

Ao reduzir este processo, o hibisco contribui muito para combater o acúmulo de gorduras, especialmente na região do abdômen e quadris.

Esta planta contribui também para o emagrecimento através do bloqueio da produção de amilase, que se trata de uma enzima que transforma o amido em açúcar.

Além disso, o hibisco também tem ação diurética, que evita a retenção de líquidos e o inchaço, ajudando também a dar uma aparência mais magra.

Chá de hibisco para que serve?

O chá de hibisco pode ser usado para diversas razões se tratando de cuidados com a saúde, isso se deve principalmente por usa grande quantidade de antioxidantes, tais como os flavonoides, as antocianinas e a quercetina.

Esta bebida também contém alguns nutrientes. O chá de hibisco sem açúcar, numa quantidade de 200ml fornece: ferro (0,19 mg), magnésio (7 mg), fósforo (2 mg), potássio (47 mg), sódio (9 mg), ácido fólico (2 mcg) e cálcio (19 mg).

Conheça a seguir os incríveis benefícios para a saúde, proporcionados por essa poderosas bebida:

1 – Reduz a pressão arterial

Segundo estudos, o consumo regular de chá de hibisco ajuda a diminuir a pressão arterial em adultos pré-hipertensos e ligeiramente hipertensos. A bebida possui propriedades anti-hipertensivas e cardio-protetoras que podem ser benéficas para pessoas que sofrem de hipertensão e com risco elevado de várias doenças cardiovasculares.

O chá de hibisco também tem propriedades anti-inflamatórias e diuréticas, que ajudam a reduzir a pressão arterial.

2 – Reduz o colesterol

Esta bebida também possui propriedades antioxidantes impressionantes que contribuem para baixar os níveis de colesterol LDL (ruim), ajudando assim a proteger contra doenças cardíacas e a proteger os vasos sanguíneos de danos.

3 – Protege o fígado

Estudos também sugerem que as propriedades antioxidantes do chá de hibisco podem ajudar no tratamento da doença hepática. Os antioxidantes ajudam a proteger seu corpo de doenças porque neutralizam os radicais livres presentes nos tecidos e células do corpo. Portanto, podemos dizer com confiança que beber chá de hibisco pode aumentar sua saúde geral de diversas maneiras.

4 – Combate o câncer

O chá de hibisco contém ácido protocatecúico e outros antioxidantes que possuem propriedades anti-tumorais. Um estudo realizado pelo Departamento e Instituto de Bioquímica no Colégio Médico e Dental de Chung Shan, em Taichung, Taiwan, sugere que o hibisco retarda o crescimento das células cancerosas induzindo a apoptose, comumente conhecida como morte celular programada.

5 – Propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas

Por ser rico em ácido ascórbico, também conhecido como vitamina C, o hibisco ajuda a estimular a atividade do seu sistema imunológico. O chá também é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. Portanto, o que pode impedir certos problemas de saúde, como um resfriado e gripe.

6 – Alivia a dor menstrual

Os benefícios para a saúde do chá de hibisco também incluem alívio das cólicas e dor menstrual, pois ajuda a restaurar o equilíbrio hormonal, o que pode reduzir outros sintomas da menstruação, como mudanças de humor e depressão.

7 – Antidepressivo

O chá de hibisco contém vitaminas, minerais e antioxidantes como flavonoides com propriedades antidepressivas . O consumo de chá de hibisco pode ajudar a acalmar o sistema nervoso, reduzir a ansiedade e a depressão criando uma sensação de bem estar

8 – Previne diabetes

As propriedades hipolipidêmicas e hipoglicêmicas do chá de hibisco podem ser benéficas para aqueles que sofrem de transtornos de açúcar no sangue, como diabetes. Um estudo realizado em pacientes com diabetes tipo II sugere que o consumo de hibisco diminui o colesterol, triglicerídeos e colesterol de lipoproteínas de baixa densidade, o que também ajuda a administrar esta doença.

Chá de hibisco emagrece?

Como dito anteriormente, o hibisco e seu chá tem uma grande ação para a perda de peso. No entanto, para que os efeitos benéficos para o emagrecimento, propostos por esse chá realmente funcionem, é preciso também manter uma dieta saudável e equilibrada, além de praticar alguma atividade física regularmente e ter bons hábitos de vida.

O chá de hibisco tomado para emagrecer, deve ser consumido após as refeições, o que irá ajudar a reduzir a absorção de carboidratos, que levam ao ganho de peso, além de evitar o acúmulo de gorduras no corpo.

Existe também a dieta do chá de hibisco, que baseia-se no consumo desta bebida para emagrecer. No entanto, essa dieta exige que a pessoa tome uma grande quantidade de chá ao dia, o que pode ultrapassar os limites seguros, pois mesmo sendo um produto natural, o hibisco também oferece certos riscos à saúde, como veremos mais pela frente.

Outra maneiras de acelerar seu processo de emagrecimento é combinar o chá de hibisco com um outro alimento termogênico. Uma boa opção é o chá de hibisco com gengibre ou canela, que também são ingredientes conhecidos por contribuírem na perda de peso.

Como fazer chá de hibisco?

O chá de hibisco é bem fácil de fazer. Caso você use e flor a granel, aqueça 200ml de água até o início da fervura. Depois desligue o fogo e acrescente 5 g da planta, que é cerca de uma colher de chá rasa. Deixe a bebida descansar em um recipiente com tampa, por até 5 minutos. Feito isso basta coar e beber.

A bebida deve ser tomada sem açúcar para que possa realmente contribuir para redução de peso. Você também pode deixar o chá esfriar ou mesmo colocá-lo para gelar e usá-lo em sucos de frutas ou vegetais. Para isso, deve-se substituir a água pelo chá.

Como tomar chá de hibisco?

A orientação para o consumo deste chá é tomar até duas xícaras de 200 ml ao dia. No entanto, a dose apropriada do chá de hibisco depende de vários fatores, como a idade do usuário, a saúde e várias outras condições. Neste momento, não há informações científicas suficientes para determinar uma quantidade adequada de doses diárias para o hibiscos.

Tenha em mente que os produtos naturais nem sempre são necessariamente seguros e as dosagens podem ser importantes fatores quando se diz respeito a segurança de seu consumo. Certifique-se de seguir as instruções relevantes sobre os rótulos dos produtos e consulte seu farmacêutico ou médico ou outro profissional de saúde antes de usar.

Chá de hibisco efeitos colaterais

Beber chá de hibisco é relativamente seguro, mas você sempre deve consultar um profissional de saúde qualificado antes de consumi-lo por suas propriedades medicinais, especialmente se você está tomando outros medicamentos ou suplementos.

Antes de adicionar o chá de hibisco à sua dieta, consulte o seu médico sobre qualquer condição de saúde preexistente que possa ter. Este chá pode abrir e expandir os vasos sanguíneos, o que pode aumentar seu risco de doença cardíaca. Além disso, beber chá de hibisco diariamente pode baixar sua pressão arterial sistólica, por isso evite beber chá de hibisco se estiver a tomar medicação para hipertensão e pressão arterial baixa.

O hibisco pode interagir com alguns medicamentos. Ele diminui a eficácia antimalárica de drogas como a cloroquina e a quinina e altera alguns agentes inflamatórios processados ​​pelo seu corpo. Se você está tomando anti-inflamatórios, espere pelo menos duas horas para consumir chá de hibisco para evitar efeitos colaterais adversos.

Essa bebida é possivelmente segura quando tomada por via oral durante a gravidez. No entanto, há alguma evidência de que o hibisco pode começar a menstruação, e isso pode causar um aborto espontâneo. Não há informações confiáveis ​​suficientes sobre a segurança de tomar hibisco se estiver a amamentar. Em ambos os casos, consulte um médico antes de tomar essa bebida ou evite sua ingestão.

Pessoas com diabetes também devem ter cuidado ao tomar o chá de hibisco, pois ele pode afetar os níveis de açúcar no sangue, dificultando o controle do açúcar. Isso pode ser perigoso principalmente durante e após uma cirurgia. Pare de usar o hibisco pelo menos 2 semanas antes de uma cirurgia programada e fala com seu médico se estiver tomando este chá.

Mais informações

O chá de hibisco tem muitos efeitos benéficos à saúde e é um grande aliado das pessoas que querem emagrecer de maneira saudável. No entanto, apesar de ser um produto natural, também oferece riscos à saúde, sendo assim, deve-se fazer o uso correto do mesmo.

Este artigo te ajudou?
  • +3 curtiram
  • -1 não curtiram